Ter uma residência hoje em dia é um dos maiores, se não o maior, passo mais importante na vida de uma pessoa, além de ser um investimento a longo prazo.
Atualmente, o mercado conta com uma vasta variedade de materiais para construção, tornando assim mais acessível a construção de sua moradia.
Além disso, estão disponíveis vários métodos e técnicas para sua realização, com cada dia mais elementos econômicos, sem a perda da funcionalidade e qualidade da obra.
Uma boa aposta é a instalação de calhas, peças moldadas que tem como função conduzir a água que vem dos telhados para onde se deseja, protegendo assim sua residência dos problemas causados pelas águas das chuvas, possíveis rachaduras e corrosões.
Sua manutenção é feita de forma simples e recomenda-se a retirada de pequenos galhos, folhas, areias e outros detritos (que são trazidos pela ação do vento). Tais materiais causam um enorme problema às calhas, por essa razão é tão importante sua manutenção.
A instalação
De forma simples, a instalação de calhas pode ser realizada em alguns passos:
- Unir as calhas;
- Montagem das cabeceiras e bocais;
- Montagem dos suportes;
- Instalação propriamente dita da calha;
- Inserção das grelhas;
- Testar as calhas.
Podendo ser em chapa galvanizada, PVC ou alumínio, suas vantagens são equiparadas entre elas, atendendo assim suas necessidades finais.
Materiais duráveis
Visto em prédios comerciais, escritórios e clínicas, o vidro é empregado também em residências, como, por exemplo: em cozinhas e lavanderias, tendo crescido sua utilização cada vez mais.
Entre suas vantagens estão:
- Não enferruja;
- Material extremamente durável;
- Não adquire umidade;
- Custo reduzido (em comparação a outros materiais).
A porta de vidro para cozinha tem cada dia mais aparecido em construções do estilo moderno, fazendo assim a integração das áreas, tanto externas quanto internas, e dando um toque de elegância ao ambiente.
Por se tratar de um material neutro, as combinações com a mobília e seus revestimentos fica mais descomplicado. Sua principal vantagem está em sua manutenção e limpeza, e para tal indica-se a utilização de pano com água e sabão.
Em resumo, suas possibilidades são inúmeras, podendo até ser confeccionado sob medida à sua residência, dando um toque de autenticidade e estilo.
Em ambientes como a cozinha, é indicado o uso de vidros com espessuras diferentes, variando conforme a localização do ambiente, incidência de ventos e área total.
Recomenda-se utilizar vidros com 8 mm de espessura, já que são mais resistentes do que as utilizadas em portas e janelas comuns.
Aliada da saúde
Sendo classificada como a opção mais ecologicamente correta e durável para sua residência, a utilização das telas mosquiteiras estão ganhando mais espaço nas moradias atualmente.
Desenvolvida com perfeito acabamento, tem grande praticidade a um baixo custo, podendo ser montada pelo próprio proprietário, servindo de barreira contra insetos, auxiliando assim na prevenção de certas afecções.
Dessa forma, animais como escorpiões, mosquitos, morcegos, aranhas, pulgas e carrapatos deixam de entrar em contato com os moradores.
A tela mosquiteira para porta é resistente ainda aos danos relacionados e causados por cachorros, gatos e outros animais que possam circular dentro da residência, fator relacionado a sua malha que é três vezes mais forte do que as comuns.
Sua produção é confeccionada a partir de uma estrutura base de alumínio, com características leves, abrindo-se gentilmente para a entrada de luz e não compromete a passagem de ar.
Além de auxiliar na saúde, a tela ainda faz a prevenção contra poeira, tornando assim sua casa mais limpa, arejada e livre de partículas impuras.
Suas vantagens ainda ampliam-se para a ação de um filtro, protegendo contra possíveis entradas de galhos, folhas e objetos provenientes das ruas.
Para sua limpeza e manutenção, recomenda-se algumas simples etapas:
Retirada de pó e detritos
Antes de realizar a limpeza tradicional, é imprescindível que se retire todo excesso de sujidades, sendo elas insetos, pós, entre outras.
Limpeza com água
É recomendado que se utilize água sobre pressão, mas também é possível adaptar o uso de esponjas umedecidas com sabão neutro.
Para os acessos mais difíceis, é uma boa escolha utilizar uma escova de dentes velha, já que poderá alcançar assim todos os detalhes da armação
Enxágue
Nessa etapa aconselha-se utilizar somente pano umedecido para o enxágue, podendo repetir tal etapa quantas vezes se fizer necessário.
Secagem
Por fim, a secagem de sua tela deve ser realizada apenas com pano seco, ou até mesmo (mais recomendado) secar ao ar livre.