O alumínio é algo que vemos em diversos locais do dia a dia. Isso porque é comum existir itens que possuam esse elemento químico metálico em sua estrutura. Quando tal aço está na temperatura ambiente é encontrado em estado sólido.
Como dito, é muito comum ver esse material, pois é muito utilizado no setor industrial. Isso ocorre devido ao fato de ele ser um material com muitas vantagens como ser leve, bem maleável e também possuir uma grande resistência contra a oxidação.
As indústrias usam muito as ligas de alumínio, feitas do elemento em seu estado puro com adição de outros metais. Entre as principais aplicações deste material pode-se destacar:
- Fabricação de janelas e portas;
- Criar perfil de aluminio;
- Usado na aeronáutica;
- Lata;
- Fabricação de automóveis;
- Fabricação de papel-alumínio;
- Fabricação de eletrodomésticos;
- Criação de ferramentas.
Este produto também pode ser reciclado e por ter um bom valor para revenda chega a ser muito visado por cooperativas de reciclagem.
Calha de alumínio
Com relação ao seu uso na área de construção pode-se destacar o uso de calhas. Atualmente as calhas não são vista como um item apenas estético, seu uso se tornou uma questão de manter toda a estrutura do local funcionando perfeitamente e sem riscos de infiltrações que podem danificar toda a estrutura a ponto de colocá-la em alerta.
O recomendado é sempre contar com um profissional (ou empresa) especializada para montar um projeto de implementação de calha que seja eficaz e que responda de forma adequada às reais necessidades do local.
Essas necessidades precisam ser bem estudadas, afinal, se utilizar um tipo de calha que não suporte todo o escoamento de água ela pode acabar cedendo e colocando as pessoas em risco.
Um outro ponto que vale a pena destacar é que a não utilização de uma calha eficiente pode acarretar em infiltrações escondidas dentro da estrutura e causar mofo. Para empresas isso pode ser fatal, principalmente para os maquinários de preço elevado, causando um prejuízo financeiro muito alto.
Um dos modelos mais utilizados e aplicados pelo mercado é a calha de alumínio, devido o seu material apresentar uma ótima resistência a intempéries, um benefício muito útil na calha já que é um material utilizado externamente. O alumínio também é barato, o que deixa o produto muito mais acessível.
Além disso, a calha fabricada desse produto apresenta uma alta maleabilidade, permitindo que seja implementada no formato adequado para o lugar.
O formato da calha é algo que requer uma atenção em especial, pois na sua instalação é preciso levar em conta todas as matrizes como inclinação, material, escoamento, nível de água e muitos outros detalhes para que no processo de escoamento a calha não apresente falhas.
Muitas empresas optam por utilizar as calhas em conjunto com para raios para garantir uma segurança tanto da parte elétrica quanto da estrutura física.
É preciso também se atentar em qual local toda essa água irá parar depois de passar pelo sistema de recolhimento. Uma recomendação valiosa é ter um sistema de tratamento próprio, que pode filtrar essa água e realizar a sua redistribuição, poupando energia, gastos com água e o meio ambiente.
Anodização em alumínio
Anodização em alumínio é um processo eletroquímico que serve para formar uma camada de óxido em superfícies metálicas. Essa camada criada no processo deixa o material bem mais resistente contra a oxidação.
Tal processo também pode ser realizado em outros materiais, como peças de titânio, nióbio entre outras.
O processo, como já informado, é resultado de uma reação eletroquímica , que faz um revestimento de anodo, na peça que passar por ele.
Pintura em alumínio
Já a Pintura em alumínio é um processo um pouco diferente do padrão. Por não ser um material poroso e sim liso, deve-se haver alguns preparativos para realizar uma pintura adequada no material.
Começando a preparação, é preciso ser raspar a peça, para que não fique nenhuma sujeira. Depois precisa lavar o objeto com um desengordurante que seja a base de água, depois de limpar todos os resíduos vai ser a etapa de abrasão.
Nesse momento é aplicado um primer para metal, para ajudar a tinta se aderir à sua superfície. Após a abrasão chega o momento de aplicar a tinta, que deve ser de látex ou uma tinta esmalte a base de óleo.