Além de uma mesa adequada e uma Cadeira ergonômica, há uma série de detalhes que podem tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários. Não é à toa que as normas de segurança do trabalho também valem para esses ambientes.
Afinal, se dentro de uma jornada de 8 horas diárias, 5 dias por semana, uma pessoa passa cerca de 1920 horas do ano trabalhando, nada mais justo do que um ambiente seguro e confortável.
Por isso, além de uma estrutura agradável, com salas estruturadas, banheiro, refeitório e espaço de lazer, é muito importante cumprir as normas de segurança.
Em São Paulo, por exemplo, todo escritório precisa ter um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que só é emitido, inclusive, quando a empresa cumpre todas as normas de segurança.
Ter um Extintor de Co2 é algo simples, mas já faz parte deste processo. Muitos outros detalhes tornam o escritório um ambiente ideal e seguro para os funcionários.
Quer saber como organizar essa estrutura para manter os funcionários seguros e confortáveis? Então confira esse conteúdo preparado especialmente para falar deste assunto.
Do Extintor de CO2 às saídas de emergência: entenda
Além de um projeto elétrico, com painéis elétricos adequados, tomadas funcionando, disjuntores e estabilizadores, uma empresa precisa ter proteção contra incêndio.
Neste contexto, o uso de um Extintor de Co2 é bastante comum. Na prática, a instalação desse dispositivo deve ser feita de forma estratégica, conforme orientação do Corpo de Bombeiros, porte da empresa e a estrutura.
Quanto maior o escritório, maior a necessidade de equipamentos de proteção contra incêndio. Para complementar os extintores, por exemplo, há uma série de elementos.
A porta corta-fogo é um deles. Além de funcionar como uma porta, esse elemento indicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve contar com uma estrutura reforçada e super resistente contra o fogo.
Assim, além de impedir a passagem de fogo e fumaça, em situações de emergência, essa porta tem uma abertura facilitada, portanto é muito usada em edificações comerciais.
Como escolher o Extintor de Co2?
A quantidade de extintores e o tipo de um dispositivo como este depende muito do tamanho do escritório e dos riscos do ambiente. Há diversos motivos para um incêndio começar, mas independente do motivo o fogo é formado por três fatores:
-
Quantidade de combustível;
-
Quantidade e O² (o comburente);
-
Capacidade de calor (as faíscas).
Um incêndio só acontece com a junção desses três elementos. Mas, além da composição é importante perceber que há várias classificações de incêndio.
Na chamada classe A, por exemplo, essa situação pode ser provocada por materiais combustíveis sólidos. Na B, os gases combustíveis aumentam o potencial de perigo. Já na C, o perigo se encontra nos equipamentos e na instalação elétrica.
Por esse motivo, a escolha do modelo de Extintor de Co2 ideal dependerá de fatoress como:
-
Tamanho da área;
-
Materiais que podem causar incêndio;
-
Riscos oferecidos pela edificação/estrutura elétrica;
-
Número de pessoas que frequentam o local.
Fita de LED para sanca: o que é e para que serve
As chamadas sancas de gesso (ou outro material) são elementos que fazem a composição dos teto e dos acabamentos de um escritório.
É neste espaço que geralmente ficam as indicações de saída de emergência, as luminárias e outros itens que requerem cautela.
Nesta situação, a Fita de LED para sanca tem duas funções: a decoração dessa parte do projeto e o reforço da segurança.
Na prática, as fitas deixam a iluminação do escritório muito mais sofisticada e de forma embutida. Isso porque ela são fitas que iluminam o espaço com elegância e podem ser usadas de formas variadas.
Além do forro em si, a Fita de LED para sanca pode ser usada também para facilitar o dia a dia, ao iluminar outras áreas como:
-
Bordas de espelhos;
-
Escrivaninhas de trabalho;
-
Móveis;
-
Saídas de emergência;
-
Espaços que precisam chamar a atenção por questões de segurança.
Assim como as fitas, outro elemento essencial no ambiente corporativo é a lampada de led. Em relação às lâmpadas tradicionais, a lâmpada com a tecnologia de LED pode gerar uma economia de até 80% na conta de luz do escritório, além de apresentar maior durabilidade em relação às outras lâmpadas.
Vale destacar, inclusive, que é possível encontrar lâmpadas com esse modelo com uma composição anti incêndio.
Por fim, é válido destacar que desde a escolha de uma mesa para escritorio até uma reforma completa na fiação elétrica, é sempre importante fazer manutenções constantes deste ambiente.
Afinal, após a construção, o tempo passa e as normas se atualizam, mas a preservação da segurança dos funcionários e da empresa permanece.