Dentro da área de construção civil, os serviços de construção de galpão podem apresentar complexidade maior. Contudo, com os materiais certos, esse tipo de projeto se torna produtivo e útil. Entre as várias formas de se construir galpões , o primeiro passo é definir qual será a finalidade do mesmo.
Afinal, assim como qualquer outro espaço destinado a trabalho, investir em um item como um galpão metálico pode ser uma ótima forma de ter um depósito.
Se a estrutura for feita de metal e aço estruturado, o primeiro ponto positivo é a produtividade da obra. Além de ser um material flexível e que agiliza muito mais a tomada de decisão, o metal torna a obra mais sustentável.
Se você está em busca de um lugar de armazenamento e precisa de mais dicas sobre o assunto, continue lendo. Confira alguns detalhes que podem ajudar na construção de galpão.
1. Escolha os materiais da estrutura
Antes da construção em si, informações como o tipo de carga que será armazenada e o tamanho do galpão são relevantes. Na prática, contar com uma estrutura feita de metal, por exemplo, pode ser muito útil, ágil e mais fácil na montagem de um galpão.
Não é à toa que a estrutura metalica, de forma geral, é conhecida por vantagens como:
-
Alta durabilidade;
-
Resistência;
-
Facilidade na hora de encaixar;
-
Produtividade.
Além de tudo isso, todo material feito em metal é conhecido pela versatilidade. Ou seja, a estrutura feita em metal pode ser usada para executar vigas, pilares, treliças e entre outros itens.
2. Pense no piso e nas vigas
Como todo início de obra, o piso é uma das primeiras partes que influencia a obra. Por isso, é interessante usar instrumentos que nivelam o piso e conseguem fixá-lo bem.
Neste cenário, o geocomposto drenante é um item que serve como geotêxtil no tecido que, basicamente, serve para tornar a drenagem mais eficiente.
Na prática, essa substância pode contar com duas fases, sendo uma impermeável. Por isso, que o nome do material é geocomposto, afinal, a composição é reforçada.
3. Opte por telha de cimento
Se o piso é um detalhe importante de um galpão, não se esqueça da cobertura. Neste cenário, a telha de cimento preço se destaca pelo baixo custo e ótimos benefícios.
Além de ser um produto muito resistente, esse tipo de telha pode ser encontrada em formatos variados e pode apresentar um rendimento maior durante a construção. Resumidamente, as vantagens de optar por uma telha desse estilo são:
-
Regulagem da temperatura;
-
Alta resistência;
-
Capacidade de absorver água da chuva;
-
Evita infiltrações e goteiras.
Se você deseja ter um galpão seguro e ao mesmo tempo pretende otimizar os preços, saiba que a telha de cimento é o ideal para constar na lista de materiais de construção.
4. Planeje etapa por etapa
Não existe obra sem planejamento, por isso, o ideal é contar com uma consultoria ou uma construtora que oriente o projeto. O piso, as paredes e o teto necessitam de atenção, mas para que os materiais sejam aproveitados da melhor forma possível é preciso planejar.
Por isso, não basta saber qual é o melhor modelo de galpao metalico. Na prática, alguns fatores podem influenciar essas escolhas. São eles:
-
Condições climáticas;
-
Tipo de material para armazenamento;
-
Localização do galpão;
-
Qualidade do material.
5. Faça uma análise da produtividade da obra
Outra dica para saber se a construção é eficiente, é controlar a produtividade da obra. Isso vai de encontro ao planejamento, considerando que a cada etapa é interessante analisar o que foi aproveitado e o que foi desperdiçado.
Contar com instrumentos de medição, consultorias e apoio externo pode ser interessante. Dessa forma, além de evitar o desperdício de substâncias importantes como o geocomposto drenante, fica mais fácil tornar a obra produtiva.
Dessa forma, algumas dicas podem ajudar neste processo, como:
-
Controle do projeto por etapas;
-
Compra de materiais sustentáveis e reaproveitáveis;
-
Análise do orçamento e da previsão de gastos;
-
Controle para redução de resíduos de obra.
Por fim, não importa a dimensão ou a finalidade da construção de galpão, essas dicas gerais servem para orientar o processo. Como cada obra tem suas próprias particularidades, um time de profissionais qualificados também é importante para analisar as melhores escolhas neste cenário.