Um gerente de projeto que não consegue alocar recursos para um planejamento, como bloco de concreto, é como um carpinteiro sem um martelo.
É por isso que estimar os recursos da tarefa a ser executada é o primeiro passo no planejamento do projeto. Também acontece de ser um dos aspectos mais fundamentais do gerenciamento de projetos, uma das etapas que o gerente de projetos utiliza no dia a dia.
Tipos de Recursos
Cada tarefa deve receber os recursos necessários para execução. Para pequenos projetos, existem os seguintes tipos principais de recursos:
- Força de trabalho;
- Ferramentas;
- Máquinas, como mini escavadeira;
- Equipamentos;
- Materiais;
- Suprimentos.
Força de trabalho
O trabalho não é sempre igual. Se você tentar designar um eletricista para instalar um banheiro, você poderá receber algumas inundações, assim como ter um funcionário infeliz.
Da mesma forma, se você designar um eletricista para projetar a usina, poderá descobrir que os custos do seu projeto estão ficando fora de controle à medida que você tenta encontrar mão de obra mais qualificada durante o projeto.
Assim, para definir corretamente o trabalho, você deve identificar o tipo e a classe de cada um. O trabalho é geralmente estimado em horas, mas pode variar até anos para megaprojetos.
Ferramentas e equipamentos
Essa categoria geralmente inclui todos os itens que não entram no produto acabado. Coisas como brocas usadas durante um projeto ou a adição de novas ferramentas que a empresa ainda não possui, tais como container almoxarifado. Também inclui equipamentos como empilhadeiras, veículos e softwares de administração.
Muitas vezes, as ferramentas e equipamentos serão usados em vários projetos. Nesse caso, é importante dividir o custo em uma quantidade conservadora de projetos para obter uma ideia realista de quanto o projeto está “pagando” por isso.
A maioria das ferramentas e equipamentos tem um custo de manutenção contínuo que deve ser considerado no custo do projeto. Caso você faça a locação de martelete SP, não há o custo da manutenção, mas é preciso considerar o valor do aluguel pelo período em questão.
Lembre-se que as ferramentas são particularmente importantes no trabalho de construção. Elas são usadas principalmente para colocar as coisas juntas (por exemplo, martelos e pistolas de pregos) ou para desmontá-las (por exemplo, britadeiras e serras).
Ferramentas são frequentemente classificadas como ferramentas manuais e ferramentas elétricas. As manuais incluem todas as ferramentas não motorizadas, como martelos e alicates.
As ferramentas elétricas são divididas em classes, dependendo da fonte de energia: ferramentas elétricas (alimentadas por eletricidade), ferramentas pneumáticas (alimentadas por ar comprimido), ferramentas de combustível líquido (geralmente movidas a gasolina) e ferramentas hidráulicas (alimentadas pela pressão de um líquido).
Cada tipo apresenta alguns problemas de segurança exclusivos e, por isso, devem ser manipuladas por profissionais experientes.
Materiais e suprimentos
Aqui, inclui os itens que se tornam parte do produto acabado, como madeira para uma casa de madeira ou cascalho para a garagem. Muitas vezes, esses itens são comprados por unidade.
Normalmente, você tem que pedir uma quantidade maior do que será usado no produto acabado, porque o material não é produzido nos comprimentos exatos exigidos e o projeto poderá gerar alguns resíduos.
Um fator de contingência também pode ser usado na quantidade total para considerar problemas inesperados durante o andamento do projeto.
Quando há muitos suprimentos pequenos para serem rastreados individualmente, geralmente é recomendável incluir um item abrangente, por exemplo, “Suprimentos de paisagismo”.
Outros recursos
Para projetos maiores, a locação de rolo compactador pode ser necessária. Onde um esforço maior de gerenciamento de projetos é justificado, os seguintes recursos também podem ser usados.
- Organizacional/administração: a parte do custo de administração da organização;
- Subcontratados: estes podem ser rastreados como um item de custo fixo;
- Instalações: a compra ou aluguel de imóveis para realizar o trabalho;
- Custos de financiamento: o custo de empréstimos para realizar o projeto;
- Contingências: como itens de recursos separados, eles podem ser rastreados separadamente;
- Pagamento de hora extra: isso se aplica tanto a pessoas quanto a equipamentos;
- Aluguel de maquinas: pode haver a necessidade de novas máquinas operando no canteiro de obras.
Enfim, várias são as necessidades de uma obra de construção civil e um plano de contingência deve estar incluso no gerenciamento de projetos.
Por fim, pense nisso, faça um planejamento completo e garanta que sua obra saia dentro dos conformes pré-estipulados.