Uma construção demanda bastante tempo, esforço e dedicação. Ademais, ela envolve também diversas regras de segurança, tanto dos funcionários da obra como também sobre os processos, como estruturação, o uso de maquinário, as instalações (elétricas, hidráulicas e outras), visando garantir a credibilidade da obra realizada em determinado local.
Além da credibilidade da obra, isso traz maior credibilidade para a construtora também, para que ela tenha confiabilidade diante do mercado.
No caso das construções, de modo geral, existem alguns materiais e equipamentos que estão presentes, como é o caso do concreto (mistura de cimento e areia).
Esse material é importante por ajudar na fixação da estrutura, principalmente no caso de construções em alvenaria, sendo considerado um material bastante resistente e durável.
Por isso, esse artigo vai trazer algumas orientações sobre o uso do concreto e, ainda, alguns métodos e documentos relacionados à segurança que são importantes para sua obra. Não deixe de conferir.
As diversas aplicações do concreto
Como citamos acima, o concreto é um dos elementos fundamentais em uma construção por conta da resistência que oferece ao material instalado. Uma das técnicas realizadas com esse elemento se refere ao Polimento de concreto.
Esse tipo de polimento é bastante comum em construções, apresentando-se em diversos modelos, como:
- Concreto a seco;
- Concreto convencional;
- Concreto de alto desempenho;
- Concreto que atua por meio de bombeamento;
- Concreto que apresenta alta resistência;
- Concreto para pavimento;
- Concreto pesado ou leve;
- Concreto que é rolado;
- Concreto colorido;
- Concreto resfriado;
- Concreto com fibras adicionadas.
Ou seja, com o concreto é possível trabalhar com diversas possibilidades de instalações, pela riqueza de utilizações que esse material permite.
No caso do polimento de concreto, ele se refere à instalação dos pisos, que precisam estar bem colocados para oferecer um bom acabamento ao cliente.
Esse processo pode ser utilizado também em reformas, já que os pisos podem necessitar de manutenção, restauração e, até mesmo, uma recuperação.
Já quando se fala de reforma, pode ser interessante contratar uma Empresa de reforma e construção, que atue realizando esse procedimento, assim como os reparos necessários.
É importante que essa empresa possua credibilidade e referência no mercado, assim como, um bom desempenho diante das concorrentes, por meio de uma boa equipe, com qualificação.
Já o procedimento de polimento, é utilizado em pisos que não apresentam revestimento ou acabamento. Nesse caso, ele é feito de forma abrasiva, evitando que poeiras acabem se espalhando e trazendo um ótimo efeito.
A ideia é unir as partículas do concreto, selando os seus poros, trazendo ainda mais resistência e tornando-o impermeável (ou seja, resistente a infiltrações).
Esse tipo de procedimento é indicado em locais que podem receber um grande fluxo de visitantes, assim como na indústria ou supermercados.
Dentre as vantagens de se optar por esse material está a facilidade para realizar a limpeza, um excelente custo-benefício em sua instalação e ainda, baixo ruído durante a realização do trabalho. Os procedimentos de manutenção desse serviço também são considerados simples.
Renovando documentos para segurança
Em alguns procedimentos de reformas de casas, seja uma residência ou edifício, é necessário ter alguns cuidados em relação aos documentos necessários para garantir a segurança do local.
Esse tipo de ação é mais presente no caso de edifícios, no qual moram várias pessoas, sendo necessário um cuidado ainda maior em relação à segurança do local.
Um dos procedimentos técnicos necessários, para manter a regularização do edifício é realizar o Avcb renovação.
Também conhecida como auto de vistoria do corpo de bombeiros, o Avcb é um documento emitido pelos bombeiros, e afirma que o local passou por vistoria e possui condições de combater um princípio de incêndio e ainda, encaixa-se dentro das normas de segurança.
Ou seja, isso quer dizer que o local apresenta extintores de incêndios, saídas de emergência, luzes de segurança e ainda métodos contra o pânico.
As informações contidas nos documentos trazem o endereço do local, os números de protocolo e acesso, vistoria, a validade assim como campos de observações.
O síndico ou proprietário do edifício que não tem esse documento pode ser notificado e responsabilizado no caso de um acidente, por falha na segurança.
Para realizar a renovação da AVCB, o síndico solicita ao técnico do corpo de bombeiros uma vistoria no prédio. Alguns pontos serão verificados como as instalações do prédio, presença de para raios, grupo gerador, instalações elétricas, dentre outros.