Em um condomínio, seja residencial ou comercial, é necessário lidar com algumas questões importantes para garantir a segurança dos frequentadores.
Nesse sentido, é possível contratar uma empresa terceirizada especialista que vai cuidar da instalação de sistemas de segurança, que tem como objetivo proteger as dependências do local e evitar roubos e invasões.
Os sistemas de segurança são compostos por equipamentos modernos e tecnológicos, bem como câmeras de segurança que vão ser colocadas em pontos estratégicos.
Tanto nas áreas internas como externas, assim caso haja alguma anormalidade, os profissionais que vão monitorar as imagens vão poder acionar a polícia e tomar outras medidas cabíveis.
Além disso, alarmes de segurança também são uma ótima escolha. Esses por sua vez vão emitir sinais sonoros e enviar mensagens para os responsáveis que, novamente, vão poder agir com rapidez para evitar a entrada de pessoas não autorizadas na edificação.
Ademais, é necessário ainda controlar o acesso das pessoas ao local, para isso usa-se um novo conceito chamado de portaria remota, que dispensa o uso de porteiros alocados, isso porque em uma central de atendimento moderna vão estar profissionais treinados 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Então, com o auxílio ainda de um software inteligente, vai ser possível armazenar dados de todos os moradores e visitantes.
Então ao invés de um porteiro liberar o acesso, o próprio sistema vai fazer esse serviço automaticamente, para isso basta a pessoa apresentar cartão de acesso com código de barras ou colocar a digital em um leitor que vai estar disposto na entrada.
Falando agora sobre a manutenção das estruturas
Os condomínios são compostos por prédios com vários andares ocupados por um grande número de moradores, e para garantir a segurança e conforto de todos eles, é preciso, além dos sistemas de segurança, contar ainda com empresas que façam a manutenção da estrutura e demais elementos presentes nas dependências.
Pensando nisso, a manutenção predial vai lidar com todas as questões envolvendo as máquinas, como elevadores, aparelhos de academia, computadores e quaisquer outros que sejam de uso dos moradores e frequentadores.
Essa manutenção pode ser feita de duas formas, a primeira é corretiva e se faz quando o problema já foi apresentado, então é necessário interromper o funcionamento dos equipamentos para correção.
Contudo, o mais indicado é a segunda opção que trata de fazer a manutenção preventiva, ou seja, realizar periodicamente avaliações com o objetivo de prevenir problemas, dessa forma é possível identificar erros futuros de acordo com as condições das peças.
Com a manutenção preventiva, não há prejuízos com o funcionamento das máquinas porque um cronograma vai ser desenvolvido para que o conserto seja feito em um dia adequado, ou seja, não vai interferir no fluxo cotidiano.
Ademais, as estruturas também precisam de manutenção, isso quer dizer que as empresas podem realizar também serviços como limpeza, pintura intumescente estrutura metálica e demais acabamentos.
Pensando nisso, há diferentes formas de realizar a pintura dos locais, para as paredes de alvenaria, as tintas comuns são usadas e estão disponíveis em muitas tonalidades.
Contudo, as estruturas metálicas precisam de um tratamento especial para além de dar beleza, proteger, assim é possível destacar a pintura intumescente, que tem como objetivo evitar que as mesmas se desgastem em caso de contato com o fogo. Esse produto é resistente e tem um ótimo custo-benefício.
Já o equipamento de pintura eletrostática consegue proteger ainda contra efeitos do tempo e climáticos, como chuva e sol, evita a corrosão e faz com que a durabilidade das peças metálicas seja estendida.
Esses dois produtos podem ser usados em uma série de itens metálicos, inclusive:
- Chapas;
- Vigas;
- Perfis de aço;
- Entre outros.
Formas efetivas para combater e prevenir incêndios
Ademais, sem as redes elétricas, os prédios não podem funcionar, boa parte dos aparelhos eletrodomésticos e equipamentos usados são movidos a eletricidade, por isso a manutenção eletrica também precisa ser feita constantemente para evitar curto circuito e incêndios.
No mais, além de problemas na rede elétrica, há outros motivos que podem causar os incêndios, de modo que todas as edificações precisam contar com um projeto de incendio que vai instalar pro todas as dependências extintores de incêndio, placas, luzes de emergência, sprinkler e muitos outros elementos.
Além disso, o corpo de bombeiros oferece um treinamento de combate a incêndio para os moradores e funcionários dos condomínios, para que esses possam atuar no caso de acidentes, assim vão conseguir prestar os primeiros socorros e atuar até que os profissionais do corpo de bombeiros cheguem ao prédio.