Como fidelizar clientes no seu escritório de arquitetura

Hoje em dia, com a alta competitividade do mercado, não é suficiente ter produtos e serviços de qualidade para fidelizar o cliente. Isso porque, com o acesso à informação, o processo de escolha e preferência têm se tornado cada vez mais complexo. 

Conquistar mais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas no ramo de arquitetura e interiores, a fidelização dos clientes antigos pode ser o diferencial para o seu escritório prosperar. 

No artigo de hoje você confere as nossas dicas para fidelizar os seus clientes de arquitetura! 

1 – CONHEÇA O SEU CLIENTE

Esse é um dos princípios básicos para quem quer estabelecer uma relação duradoura com o cliente. Antes de colocar em ação qualquer estratégia de vendas, é preciso saber exatamente qual o perfil do cliente que você gostaria de atingir. 

Para isso, é importante segmentar a sua base, focando a sua atenção naqueles clientes que possuem o perfil qualificado para aquilo que você oferece na sua proposta de valor

Sem o conhecimento específico do seu público-alvo, as ações de marketing tendem a fracassar. 

2 – ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada, e no mercado de arquitetura não é diferente. Reformar e construir são decisões financeiras importantes, por isso é natural que o cliente final tenha muitas dúvidas acerca de todo o processo. 

Tenha calma e paciência para atendê-lo, e busque esclarecer todas as dúvidas de maneira clara, evitando o uso de muitos termos técnicos. Isso distancia você do cliente! 

3 – COMUNICAÇÃO SEM RUÍDOS

Os serviços de um arquiteto são contratados, em sua grande maioria, em momentos específicos e nem sempre com tanta frequência. Justamente por isso, estabelecer uma comunicação contínua é imprescindível para que seja possível fidelizar o seu cliente. 

Ser lembrado na hora da necessidade é resultado de um investimento de longo prazo. Para te ajudar nessa tarefa, é importante avaliar entre os diferentes canais de comunicação existentes, quais deles são os mais interessantes para trabalhar a sua base de clientes. 

As opções são muitas, mas se o seu objetivo é atingir o maior número de pessoas possível, então a melhor estratégia é investir em mais de uma plataforma, tais como o Instagram e o Pinterest para arquitetos. 

4 – PLANEJAMENTO

Não podemos esquecer que, de nada adianta uma estratégia de vendas extremamente bem feita, se o serviço executado deixa a desejar. 

Na hora de fidelizar o seu cliente, o serviço executado deve ser o melhor possível. E para garantir que isso será realizável, é necessário um bom planejamento de obras. 

Por meio de processos de gestão bem definidos é possível manter o equilíbrio entre três das variáveis mais importantes para um escritório de arquitetura: objetivo do projeto, prazo e preço. O desequilíbrio de apenas um desses elementos, pode ser o suficiente para manchar o seu nome e inviabilizar os planos de fidelização do cliente. 

Por isso, utilize tecnologias especializadas como o VEJA OBRA para te auxiliar na hora de desenvolver um cronograma de obras e o orçamento preliminar de obras.

Contar com profissionais qualificados também é uma parte importante para garantir que o serviço terá a qualidade esperada pelo cliente.  

5 – FEEDBACK

Essa dica parece óbvia, mas muitas vezes passa despercebida. Avaliar as críticas feitas pelos seus clientes é uma das maneiras mais eficientes de melhorar o serviço prestado. 

Afinal, o que consolida uma empresa no mercado não é a ideia que os donos e funcionários possuem do serviço prestado, e sim o que os clientes pensam e dizem sobre elas. 

Uma forma fácil de garantir que você está indo em direção ao caminho certo é por meio da criação de um questionário de satisfação. Nele, além das perguntas múltipla escolha, você pode abrir um espaço para comentários livres a respeito do seu serviço.

Além de coletar informações sobre os processos que precisam de melhorias, você ainda pode receber feedbacks extremamente positivos, que podem acabar se tornando depoimentos para a marca