O número de empreendimentos no Brasil tem crescido nos últimos anos. Diante das mudanças no cenário econômico e do crescente estímulo ao empreendedorismo, muitos têm apostado na abertura de um negócio.
O que considerar antes de abrir um negócio?
O sonho se inicia desde o projeto e, por vezes, requer que o local seja construído quando não se encontra um ambiente considerado ideal pelo proprietário.
Nesse caso, são várias as preocupações, as quais se deve estar atento para garantir segurança, conforto e praticidade a todos os frequentadores do espaço.
Uma dessas preocupações consiste na escolha do tipo de forro ideal para o teto ou laje do estabelecimento.
Esse acabamento garante proteção, podendo evitar propagação do fogo. Tal acabamento evita também a exposição e a umidade, propicia alcance a instalações e age como isolante acústico e térmico.
São vários os tipos disponibilizados pelo mercado e pretendemos apresentar aqui seus benefícios e suas desvantagens a fim de auxiliar na decisão de qual o tipo de forro ideal para sua loja.
Quais os tipos de forro e suas aplicações?
O material e modelo do forro devem ser escolhidos levando em conta muitos fatores. Fatores como segurança, conforto térmico e sonoro, estética, custo, durabilidade e resistência devem ser levados em conta. Confira abaixo alguns exemplos.
1. Forro de PVC
O forro pvc é o mais empregado na atualidade. O PVC é um tipo de plástico com valor bastante acessível, além de ter flexibilidade e ser resistente à umidade.
Sua instalação é bastante rápida em razão da leveza do material e se você deseja moldá-lo para inserir tubulações ou fios, é uma excelente opção. No entanto, caso haja a necessidade de isolamento acústico e térmico, não é recomendado.
2. Forro de gesso
Um teto de gesso é, sem dúvida, esteticamente agradável aos olhos. Assim como o PVC, é fácil de ser moldado ou talhado, porém é um ótimo isolante e ainda tem a vantagem de dificultar a propagação de fogo.
Contudo, caso o ambiente em questão tenha grande exposição a umidade, o ideal é que se adote outro tipo de forro.
Embora quando se fala em forro de gesso preço seja acessível, é preciso avaliar os custos necessários com possíveis manutenções, uma vez que oferecem pouca resistência a fungos e pode rachar com facilidade.
3. Forro de gesso acartonado
Ao contrário do forro anterior, a produção do forro de gesso acartonado estruturado é industrial e mesclada com papel.
A mistura com um tipo específico de papel auxilia na correção das desvantagens apresentadas (facilidade de apresentar rachaduras e baixa resistência a impactos mecânicos).
Entretanto, se seu orçamento está reduzido, pondere bem o emprego desse tipo de forro, uma vez que seu valor por metro quadrado é mais elevado quando comparado aos outros forros.
4. Forro de isopor
As placas de isopor para forro de teto são uma ótima aposta: excelente isolante, tanto térmico quanto acústico, de fácil instalação, leve, de preço acessível, retardante de propagação de fogo e resistente às ações bactericida e fungicida.
Por essas razões, pode-se dizer que o forro de isopor apresenta um ótimo custo-benefício.
5. Forro de lã de vidro
Embora não seja a melhor opção estética, é um dos forros com preço de custo mais acessível, requer pouquíssima ou nenhuma manutenção, retarda a propagação do fogo.
É resistente a bactérias e a fungos, e é um dos tipos mais indicados quando se deseja isolamento termo acústico.
6. Forro de fibra mineral
Apresenta as mesmas vantagens que o forro de lã de vidro, porém, sua estrutura não é visível e sua higienização não é fácil.
7. Forro de metal
Dentre os forros apresentados, talvez este seja o que garanta maior sofisticação e requinte e, por essa razão, seu custo acaba sendo mais elevado.
Contudo, é bastante resistente a processos corrosivos. É ideal para ambientes que não requerem isolamento acústico.
8. Forro de madeira
Belo e durável, a depender da madeira escolhida poderá ser um projeto sustentável e poderá apresentar um valor variado. Por isso, vale a pena consultar quais tipos de madeiras são oferecidos para a instalação desse forro.
Antes de tomar sua decisão, pesquise quais empresas prestam esse tipo de serviço, compare os preços por elas estipulados, verifique a experiência e a qualificação dos profissionais, consulte a opinião de clientes antigos, averigue o cumprimento de medidas de segurança e peça para olhar os resultados de alguns dos trabalhos por elas realizados.
Essas medidas podem evitar muitos transtornos em um futuro próximo.