Banheiras de hidromassagem, são muito apreciadas por sua capacidade de transformar, até o pior dos dias, com uma experiência relaxante.
Porém, é necessário manter os cuidados com sua banheira hidro, para que ela continue sendo um item de relaxamento e não venha a se tornar um problema a mais para você.
Conservação é uma mistura de limpeza e manutenção
O segredo para conservar sua banheira de hidromassagem por mais tempo, é não negligenciar a limpeza e manutenção corretas.
Naturalmente, como qualquer outro bem, se sua banheira de hidromassagem tiver uma limpeza e higienização periódica, ela irá oferecer um melhor uso por mais tempo.
Evitando gastos e problemas adicionais, que podem acabar estragando a experiência maravilhosa de se possuir um item desses em casa.
E se for uma banheira de hotel para hóspedes, o cuidado tem que ser ainda maior e frequente, pois o uso provavelmente será mais usual e, em um negócio, o prejuízo não é bem vindo.
Limpeza adequada
As banheiras precisam ser periodicamente limpas e higienizadas. E não se podem esquecer os detalhes e dos produtos adequados.
No caso das banheiras de hotéis, é necessário lavar bem durante a troca de hóspedes e no caso da banheira domiciliar, a limpeza vai de acordo com o uso.
Se você usa sua banheira domiciliar regularmente, pode fazer a limpeza dela de maneira periódica, mas se usa poucas vezes, o ideal é que faça a limpeza sempre que usar.
Dessa forma, a sujeira e as bactérias não poderão se acumular, o que torna mais difícil de retirá-las. É mais fácil fazer uma limpeza simples periodicamente, do que ter muito trabalho ao deixar a sujeira acumular.
Limpe o interior da banheira com produtos específicos, que não sejam abrasivos e que forneçam um nível adequado de esterilidade, para que as bactérias não se proliferem.
O detergente neutro em pó, pode ser usado para a limpeza também (consulte sempre o manual), mas por vezes, ele apenas não é suficiente.
Principalmente na formação de biofilme (proliferação de bactérias resistentes à temperatura e certos produtos), nesses casos, consulte o manual para poder escolher o bactericida adequado.
Não se esqueça de também de limpar bem as saídas de água. Para isso, encha de água até que o nível ultrapasse as saídas e dilua o produto escolhido.
Para que haja por alguns minutos, dissolvendo assim, o lodo que tende a se formar e causar mau cheiro.
Limpe bem as bordas e as mantenha secas quando fora de uso, para evitar acúmulo de lodo escorregadio. No caso da banheira com trocador, a limpeza do item não pode ser deixada de lado.
A higienização completa e a limpeza do filtro, não podem ser negligenciadas também e devem ser feitas de acordo com o uso (consulte o manual da banheira).
Manutenção programada e troca de peças
A manutenção da banheira domiciliar, geralmente é feita quando os componentes apresentam sinais de desgaste ou falha. Porém, no caso de hotéis, é necessário um plano de inspeção e manutenção programada.
Para que o hóspede não se depare com equipamentos defeituosos ou muito desgastados. O conserto de banheiras de hidromassagens deve ser feito, preferencialmente por um profissional especializado.
Porém, alguns reparos mais simples, podem ser feitos pelo dono do item. Ao utilizar a banheira, fazer manutenção ou limpeza, se deve manter atenção a alguns pontos:
- Desgastes extensivos;
- Parafusos espanados;
- Vazamentos na cuba;
- Infiltrações na parede, piso ou teto;
- Limo e sujeira acumulada;
- Porcelana, fibra ou plástico com rachaduras ou pedaços quebrados;
- Vazamentos nas mangueiras e conectores.
Estar atento(a) a esses problemas, pode evitar gastos e desgastes adicionais e no caso das infiltrações e rachaduras, pode evitar até acidentes mais sérios.
As rachaduras ou pedaços lascados, podem causar cortes e escoriações, acumular bactérias e causar vazamentos. Por vezes, a troca de uma simples arruela de borracha, pode evitar grandes problemas de infiltração.
Não deixe que pequenos descuidos na manutenção prejudiquem seu conforto
Outro cuidado indispensável é a segurança, uma barra de apoio para banheiro dará a firmeza necessária, para que a pessoa não escorregue ao levantar da banheiro, reduzindo assim, grandes riscos de acidentes.
Tomando esses cuidados, sua banheira de hidromassagem durará por mais tempo, dando o mínimo de manutenção necessário e evitando que você tenha problemas adicionais.
Na maioria das vezes, os problemas podem ser resolvidos com a troca de peças simples e relativamente baratas.
Como por exemplo, o diafragma de borracha. O importante é não deixar que pequenos descuidos comprometam seu conforto e lazer.