Como funciona um fogão a indução? [Resenha Completa]

A tecnologia tem avançado e muitos benefícios têm sido apresentados pelo mercado em todas as áreas. Na cozinha não difere! Cada vez mais, vemos o surgimento de novos fornos elétricos, fogões, batedeiras e outros instrumentos que auxiliam na culinária.

 

Em se tratando dos fogões, especificamente, com o aparecimento dos fogões a indução, a realidade de cozinhar com aqueles equipamentos de cozimento que ocupam espaço e utilizam gás mudou.

 

Os fogões a indução funcionam totalmente a base da energia elétrica. Com a eletricidade, o fogão aquece o recipiente (a panela) que contém o alimento e o cozinha com muita eficiência da mesma forma que um fogão tradicional a gás o faria.

 

Neste tipo de fogão, o calor é transmitido por indução. Somente a panela e o seu interior são aquecidos, através do eletromagnetismo. Além disso, esses fogões possuem travas de segurança bastante eficazes.

 

Se não houver uma panela em cima de sua superfície, o fogão não liga. Além disso, a sua superfície não aquece, evitando queimaduras, somente a panela é aquecida, mostrando a eficiência desse fogão.

 

Como vantagens, o fogão a indução apresenta o seu tamanho compacto, que cabe em pequenos apartamentos, em cima de balcões. Além disso, dispensam o gás na hora de cozinhar. Pode-se citar ainda as suas questões de segurança, principalmente quando se pensa em crianças.

 

Porém, a desvantagem pode ser vista no consumo de energia elétrica. O fogão a indução precisa de muita energia e potência para aquecer os alimentos. Em compensação, o gasto com gás é cortado se utilizado esse fogão.

 

Quais panelas usar

 

As panelas que devem ser usadas neste tipo de fogão são panelas de aço inox, que tenham um fundo mais resistente e grosso, além de panelas de ferro fundido.

 

O material das panelas precisa ser bastante resistente e também de um metal que conduz o calor, para que o processo de cozimento ocorra. As panelas Red Silver são perfeitas para fogão de indução.

Os preços das panelas de aço inox no mercado são um pouco caros, o que é mais uma desvantagem para o fogão de indução, porém, quando se trata de qualidade, o preço alto pode valer a pena.

 

Além disso, o fogão a indução não desgasta as panelas e as sujam como um fogão que apresenta chamas normais, como os tradicionais que utilizam gás. Essa é uma vantagem do fogão a indução.

 

Outro material que pode ser considerado ao comprar panelas para usar neste fogão é o ferro fundido triplo Bastante resistente e adequado para este fogão elétrico, pode ser usado panelas deste tipo de material no cozimento de alimentos com o fogão a indução.

 

Gasta energia?

 

A base do funcionamento do fogão a indução é a energia elétrica. Em todo o processo de cozimento, o fogão utilizará a eletricidade para aquecer os alimentos e cozinhar.

Para alcançar esta finalidade, o fogão a indução necessita de alta potência elétrica, demandando um considerável consumo de energia elétrica.

 

Se for considerado que o gasto com botijões de gás será dispensado com o uso destes fogões, então, pode se dizer que é vantajoso ter um fogão a indução em sua residência.

 

Mas, sim, este aparelho consome energia elétrica, pois, ela é a base para o seu funcionamento.

Várias são as opções de fogão a indução no mercado. Você pode encontrá-los de diversos tamanhos, potências, quantidades de “bocas” e preços.

 

O preço médio para estes fogões começa a partir dos mil reais. Você pode encontrar modelos mais baratos, mas olhe a eficiência, pois, nem sempre o que é barato te fará economizar de fato.

Se você quer se ver livre dos botijões de gás, o fogão a indução é uma das alternativas mais eficientes!

 

Este artigo foi produzido pelos redatores do Conpass e Saúde Brasil