Quando você está construindo, ou quando simplesmente quer dar um novo ar ao seu imóvel, uma das primeiras ideias que pode ter é a pintura. Seja ela interna ou externa.
Mas essas duas áreas demandam cuidados diferenciados. Então, para não errar na pintura de sua casa, veja algumas dicas de como garantir um serviço de qualidade.
Áreas internas
Algumas dicas são universais, mas algumas delas são para espaços específicos como a parte interna da casa.
Pode ser que você acredite que a mesma tinta possa ser usada tanto dentro como para pintura externa de casas, mas não é bem assim.
Isso porque a área interna da casa sofre com coisas diferentes do exterior da casa.
A área interna demanda cuidados com móveis, pisos, janelas, maçanetas e maior atenção a detalhes, como cantos e rodapés.
Além disso a compra de material de qualidade é essencial para garantir bom resultado. Tintas com proteção anti mofo, especiais para áreas molhadas, pode ser fundamental para garantir maior qualidade e durabilidade de sua pintura.
Por fim, nenhum bom material trabalha sozinho, então pesquisar por empresa de pintura interna residencial é um fator que não pode ser ignorado para garantir a excelência do resultado.
Área externa
Aqui o trabalho é um pouco mais complicado, afinal a área externa de casas sofre diariamente com os efeitos do tempo, como sol e chuva.
Além disso, a maioria dos casos de umidade que sua casa pode ter, podem ser causados de fora para dentro, então a pintura externa de alvenaria demanda maior cuidado e atenção desde a pré-pintura.
Cuidados, como fazer um bom projeto impermeabilizante, uma tinta com maior resistência e até a cor dela podem interferir diretamente no resultado e durabilidade de sua pintura.
A pintura residencial sp demanda muita atenção com esses fatores, já que, especialmente, em São Paulo, há muita variação de clima e temperatura..
Além disso, fatores como a arquitetura da casa, devem ser levados em consideração na escolha de sua cor.
Por exemplo, no caso de áreas externas, cores mais vívidas não são tão aconselháveis, a menos que você esteja disposto a fazer a manutenção com frequência.
Opte por tons mais claros, que aparentarão o desgaste depois de um tempo maior, e não ficam com uma aparência ruim quando clareiam, já que o contraste de cor e desgaste é menor.
As tendências em cores para áreas externas são:
- Cinza
- Bege
- Off White
- Misturas
O cinza é um clássico e pode ser usado em casas pequenas, clássicas ou em casos de pintura residencial de alto padrão.
O bege é uma ótima opção para quem gosta do branco, mas acha que suja muito. Além disso ele também pode ser combinado com muitos tipos de texturas, assim como o cinza.
O Off White é para quem não quer fugir branco, tons como gelo, névoa, ou próximos ao bege, mas com menor intensidade, são boas opções para quem gosta de clássicos.
As misturas são uma possibilidade para quem quer usar cores mais intensas sem ter que fazer grandes manutenções com frequência.
Isso porque com as misturas você pode pintar toda a fachada da casa de cinza, e somente uma área específica, como perto de uma porta ou janela, de azul.
Assim sua casa não fica presa a um monocromático, fica mais moderna e ainda pode ter aquele ponto de cor para dar uma vida.
E esteja ciente de que independente da mão de obra, a manutenção sempre será necessária de tempos em tempo. O tempo para a manutenção dependerá do quão exposta a fatores externos cada área pode ser.
Por fim, a maior dica de área externa, é a mesma da interna: contrate uma empresa de pintura residencial.
O espaço exterior da casa não só é maior, como mais complicado de pintar, ainda mais em casos de sobrados, e casas com andares.
Nesse caso a necessidade é ainda maior já que a pintura de área externa pode exigir ações de risco para locais mais altos.
Ainda tem questões como o cuidado com texturas que você pode ter, ou cuidados com seu telhado e jardim.
Uma dica caso você não conheça profissionais especializados, no momento da compra das tintas, pergunte na loja se ela trabalha com, ou pode indicar algumas, empresas de pintura residencial de confiança.
Elas costumam ter contatos seguros e que ainda podem oferecer descontos por terem sido indicados.
Agora que você já conhece algumas dicas sobre pintura residencial interna e externa pode começar a pesquisar por suas cores e profissionais sem medo de ser feliz.