Uma construção exige muito trabalho e planejamento. É preciso que se conte com pessoal especializado, com os equipamentos necessários e que se esteja dentro das leis e normas vigentes.
Algumas pessoas podem acabar pulando algumas etapas, o que resulta em perda de tempo ou em prejuízo. Por isso, este artigo aponta quais são os quatro passos essenciais antes de iniciar essa empreitada.
Evite problemas jurídicos
1. Esteja regularizado
Uma perícia é um estudo aprofundado sobre algum objeto. No caso de o objeto ser uma construção, é necessário que haja uma Perícia de engenharia na construção civil.
O processo é realizado por um grupo de profissionais e gera um laudo assegurando a regularidade.
Avalia-se a segurança, os fatores climáticos, o relevo, a vegetação, os equipamentos, a planta, absolutamente tudo sobre a construção entra em cheque.
Existem muitas empresas especializadas nesse tipo de procedimento, cujo foco é sempre trabalhar com eficácia, mas também com rapidez.
A dica é buscar informações sobre os funcionários da empresa em questão, pois é preciso que tenham credibilidade.
A dica é procurar por uma empresa que se responsabilize por adiantar todos os documentos que serão necessários para a obra.
Existem muitos alvarás e laudos necessários antes que se possa colocar a mão à obra.
2. Descubra o maquinário ideal
Muitas pessoas ficam em dúvida se devem optar por uma escavadeira ou por uma retroescavadeira.
Essa decisão deve ser baseada na quantidade de vezes em que se precisará trabalhar com a escavadeira e a pá carregadora em conjunto.
Caso o número seja alto, é melhor optar por uma retroescavadeira.
O equipamento é perfeito para trabalhos urbanos e também para rurais, sendo muito usada para criação de valas, dentre outras funcionalidades, como pequenas demolições.
Muito versátil, é um equipamento indispensável na maior parte das obras.
A Locação de Retroescavadeira geralmente acontece por dias de uso.
Existem diferentes marcas e tipos de máquina e é aconselhável que se peça orientação de um especialista para escolher.
Por exemplo, é possível explicar que se está desejando uma retroescavadeira para cumprir diversas funções na obra, gerando economia no maquinário.
Porque, de fato, as retroescavadeiras podem servir até para transportar cargas. O espaço disponível na obra também é um fator de escolha importante.
Conte com empresas confiáveis
3. Defina empresa fornecedora de ferramentas
Quando se fala de construção civil, sempre se pensa nos equipamentos maiores, mas a lista de aluguel de ferramentas é enorme.
Alguns exemplos de ferramentas que não opodem faltar em uma construção são:
- Martelos;
- Alicates;
- Lixadeiras;
- Serras;
- Talhadeiras;
- Espátulas.
Assim, considerando que o número de ferramentas alugadas é bastante elevado, não se pode desconsiderar esse custo no planejamento da obra.
Um dos primeiros passos deve ser definir qual empresa fornecerá todos esses materiais, sempre procurando por qualidade aliada a preço acessível.
4. Prepare-se para fabricar material de construção
É certamente impossível encontrar uma obra que não use calda de cimento, cimento, concreto e argamassa. Para a produção in loco de todos esses elementos, é recomendável que a empresa faça o Aluguel de betoneira.
A betoneira é um misturador de elementos sólidos e líquidos e acelera muito o processo de produção desses materiais.
Existem diversos tamanhos, com diferentes capacidades de produção. Por isso, a obra ser de pequeno, médio ou grande porta influencia muito na decisão de qual betoneira escolher.
O melhor é optar por uma betoneira fixa e motorizada.
O trabalho de mistura manual sempre resulta em um produto pouco homogêneo e com viscosidade inadequada, então um investimento um pouco maior gera muitos benefícios ao longo da obra.
A principal vantagem de escolher por equipamento automatizado é que o retrabalho é evitado, não é preciso refazer diversas estruturas porque racharam, por exemplo.
Outra dica na escolha desse equipamento é procurar por um que possua rodas para facilitação do transporte. Essa simples característica é capaz de poupar muito tempo na obra, eliminando movimentações desnecessárias.
Por fim, lembre-se que a construção civil implica em diversos riscos questões legais e é presidenciável possuir todos os laudos e alvarás possíveis.
Sempre procure seguir as normas ABNT e se lembre de comprar todos os equipamentos de segurança para os funcionários.
Como capacetes, sapatos com proteção de impacto para o ocaso de perfurações ou quedas de cargas pesadas e tantos outros objetos essenciais para que o trabalho seja seguro.