O investimento no design da empresa é muito importante, pois a imagem desta influencia em como os colaboradores e clientes enxergam a marca.
Dessa maneira, o ambiente empresarial deve refletir a identidade da empresa, estando de acordo com a estética escolhida para a marca.
É recomendável que se valha de móveis e itens decorativos nas cores tema do logotipo e dos itens de publicidade em geral da empresa.
Ainda assim, muitas dúvidas acabam surgindo na hora de reformar. Quais itens fazem mais diferença no resultado final? Quais materiais são mais recomendados para o mundo corporativo?
Mais do que isso, é necessário considerar quanto tempo e quanto esforço a reforma demanda, para que não prejudique a operação.
Neste artigo, você recebe as melhores dicas para tornar o design da sua empresa mais bonito, sem nunca comprometer a segurança ou atrapalhar as atividades empresariais.
Modos fáceis de melhorar o design
O taco de madeira é um tipo de piso antigo, amplamente usado por empresas de diversos ramos há muitos anos.
Além da aparência clássica da madeira, facilidade de limpeza e prestígio social, existe uma característica que mais chama a atenção nos tacos – esse piso tem uma durabilidade incrível e, com a manutenção correta, pode parecer novo ao longo de todos os anos.
Quando os tacos começam a parecer sem vida, ficando foscos e apresentando marcas, é necessário fazer a Aplicação de bona em tacos.
Depois de ter certeza de que o piso está devidamente limpo ou de realizar o lixamento para eliminar quaisquer marcas na madeira, aplica-se a bona, que serve para devolver o brilho.
Ao final, têm-se um piso lustroso, limpo e em perfeito estado. Esse processo pode ser feito mais de uma vez, mais um atrativo em quem está pensando em optar por tacos.
A vantagem é que esse processo de “renovação” dos tacos acontece em apenas um dia, podendo ser feito no final de semana, sem prejudicar em nada o funcionamento da companhia.
Uma cobertura pode fazer toda a diferença no design da empresa. Em primeiro lugar, contar com coberturas nas áreas externas, leva mais conforto aos funcionários, sobretudo se estivermos falando da garagem.
Existem opções mais simples e práticas, mas também existem coberturas que são verdadeiros itens decorativos. Confira os principais tipos usados na área externa de empresas:
- Estruturas de alumínio;
- Ripados de madeira;
- Toldos com lona ou tecido;
- Coberturas retráteis;
- Cobertura de vidro ou policarbonato;
- Telhas de cerâmica ou PVC.
Embora qualquer uma dessas opções já vá trazer benefícios para a empresa, as melhores esteticamente falando são as que contam com madeira e com placas transparentes.
Seja o vidro ou o policarbonato, é muito positivo contar com coberturas que permitem a passagem de luz em ambientes como a área para fumantes, protegendo os funcionários de possíveis chuvas sem deixar o ambiente escuro.
Os ripados de madeira talvez sejam os vencedores no quesito design, podendo ser colocados em qualquer parte da área externa.
A vantagem dos toldos é que eles podem ser personalizados com a marca e só são usados quando necessário, por serem retráteis.
Como é uma das opções menos resistentes, deve-se saber que a Manutenção de toldos pode resolver problemas, como toldos rasgados, rapidamente.
Sempre valorize a segurança
Toda empresa deve se preocupar com o risco de incêndios. Sobretudo quando possui uma cozinha industrial ou utiliza geradores de energia diariamente.
Vale lembrar que qualquer reforma mais significativa exige que haja uma vistoria na empresa por parte do Corpo de Bombeiros para se certificar de que ela ainda é segura.
Contrariando o senso comum, os cuidados vão muito além da presença de um extintor de incendio. Primeiro, deve-se ter ciência de que esses equipamentos de segurança pedem por manutenção.
Existem testes de estanqueidade que precisam ser feitos de tempos em tempos, para garantir de que não há vazamentos nos cilindros e que, caso necessário, eles funcionarão perfeitamente.
Além disso, um Sistema de detecção de fumaça pode diminuir muito a gravidade de um possível incêndio, identificando seu foco rapidamente e acionando um alarme.
Ao final, conclui-se que para melhorar a aparência da empresa se deve pensar também em melhorar outros aspectos.
Assim, o conforto, a praticidade e a segurança dos itens devem ser considerados. Sempre busque adquirir materiais não-inflamáveis e de fácil manutenção.