Em uma construção civil são necessários vários materiais para proceder qualquer obra. São peças, equipamentos e veículos diferentes, de tamanhos diversos, cada um desempenhando uma visão.
O rompedor hidráulico para escavadeira, por exemplo, é um item bem silencioso, manuseio e dinâmica, pode ser alugado, não precisa de manutenção e, ainda, proporciona um grande negócio e custo baixo.
Sua principal função é perfurar lugares com as superfícies rígidas.
Essa peça que, também, tem a função de acoplamento é conhecida como martelo rompedor hidráulico para escavadeira. Possui uma tecnologia com os cilindros de aceleração e peso sem impacto nos cilindros.
Há alguns modelos de rompedores, os menores são fabricados em corpo único fundido e rejeitam partes das ações corretivas das peças.
Os médios e pesados acoplam a escavadeira e são usados em operações mais difíceis de demolição, geralmente são formados por duas partes:
- Carcaça externa;
- Unidade de percussão.
Por terem complexidade requisitam mais cuidados na manutenção. A carcaça externa possibilita a recuperação por intermédio de ressolda, sem ou com a substituição das placas de desgaste.
Agora, se os danos à carcaça forem muito ruins, com trincas no flange (obtida por má qualidade do aperto dos parafusos de fixação do rompedor à placa de adaptação), perde a planicidade e acumula danos à estrutura do implemento.
Em relação ao desgaste, há componentes elásticos no rompedor que realizam a separação por unidade de percussão da carcaça externa.
Atuam como guia e eliminam as vibrações e o atrito de metal contra metal. Peças assim são essenciais na conservação do implemento e precisam de constante verificação de nível de desgaste.
Para ter um cuidado maior com a máquina é preciso mão de obra qualificada no manuseio do aparelho, não deixando de operar no mesmo ponto por mais de vinte segundos durante o processo de demolição, se passar o tempo, o equipamento pode perder sua lubrificação, ter um aquecimento excessivo, deformação e até rupturas.
É necessário cuidado com a máquina.
Qual a função do Anel O-Ring?
O anel de vedação o ring é usado para vedação de peças de máquinas sem movimento contra substâncias em forma líquida ou gasosa. Consegue ser aplicável como elemento de vedação dinâmico em movimentos axiais, retroativos e oscilantes.
Esse produto tem vários tipos de materiais e durezas, mas é preciso saber, antes de adquirir, para qual tipo de vedação necessita.
O anel é colocado em ranhuras pré-dimensionais, submetendo a seção do item a uma carga de pressão, garantindo a vedação. Essa pressão faz com que o anel deforme, comprimindo-o contra a extremidade oposta à ranhura, vedando o sistema.
Nos anéis, a cada pressão maior, a extrusão (saída, liberação) se torna constante, provocando grandes deformações nos materiais.
Essas pressões podem ser reguladas por meio da folga diametral (espaço existente entre o diâmetro interno do cilindro e o diâmetro da haste ou o diâmetro externo do êmbolo) e da dureza do anel.
Para reduzir a extrusão, aumenta-se a capacidade do anel em suportar pressões, precisa-se utilizar anéis anti-extrusão, que têm o objetivo de eliminar a folga diametral do sistema.
Em aplicações estáticas a vedação é usada em: flanges, tampas, assentos de válvulas e uniões. Ao fechar o espaço da folga, aumenta a capacidade do anel estático suportar a pressão, assim, as superfícies comprimem o anel de tipo liso, paralelas e com recursos para contatar metal com metal, podendo suportar até 1.000 bar.
Em aplicações dinâmicas, o o-ring tem um ótimo rendimento nos sistemas hidráulicos e pneumáticos, pequenos diâmetros, cursos e pressões moderadas.
Não significando que sejam adequados para outros sistemas e, também, não recomendados para sistemas com velocidades baixas, porque aumenta o atrito, resultando em desgaste do anel.
Na montagem, sofrem compressão durante o processo, garantindo a pressão inicial do sistema, o que gera danos visíveis no anel.
Para reduzir os vazamentos, devido aos anéis danificados, e facilitar a montagem, elimina-se os cantos vivos por onde o anel deva passar, assim, usando dispositivos quando alojados depois de canais, chavetas, entre outros, as presenças de rebarbas e partículas abrasivas neles podem danificar ou desgastar os anéis.
O que é Big Bag?
O big bag é um tipo de sacola resistente, versátil, econômica, além de ser fácil de manusear, armazenar e de transportar produtos sólidos. Indicado especialmente nos setores:
- Petroquímico;
- Construção civil;
- Agronegócio.
Além dessas três, atua em mais segmentações, permitindo mais agilidade no processo operacional e comercial das indústrias, como estocagem, movimentação, no transporte e logística da venda/exportação dos produtos.
Os sacos big bag, possuem uma embalagem flexível e são fabricados com tecido de polietileno ou polipropileno com alta resistência e tem estabilização contra os raios ultra-violeta. Possui alça padrão para içamento, tem capacidade volumétrica e suporta de 250 kg a 2000kg de carga descartável ou reutilizável.
As dimensões são as mais tradicionais (nacional e internacional) ou podem ser feitas sob medida que acorda com o cliente, mas tudo dentro das normas técnicas de segurança dos órgãos competentes.
Ainda oferecem custo-benefício e, por isso, não é recomendável comprar big bag usado e não agride ao meio ambiente. Uma peça muito útil na construção civil que visa a sustentabilidade.