Os toldos e coberturas são formas práticas, baratas e eficientes de se fazer a cobertura de um local.
Geralmente, o objetivo de sua aplicação é oferecer proteção contra as intempéries climáticas, levando mais conforto aos frequentadores do local.
É preciso, porém, tomar muito cuidado na escolha do toldo. Existem alguns fatores que devem ser considerados para a escolha do toldo ou da cobertura ideal:
- Estética;
- Material;
- Passagem de luz;
- Versatilidade;
- Resistência;
- Facilidade de manutenção;
- Custo.
Analise as opções
Assim, é necessário que se faça uma pesquisa de mercado antes de realizar a compra. Por exemplo, um material que apresenta muitas vantagens estéticas e permite a passagem de luz é o toldo policarbonato.
Embora muito resistente à chuva, aos ventos e aos raios solares, esse tipo de toldo pode, ou não, apresentar versatilidade. Isto é, existem os toldos retráteis de policarbonato, que só são abertos quando seu uso é necessário e existem os fixos.
Há muitas situações nas quais um toldo fixo pode ser mais vantajoso, como é o caso dos pequenos toldos colocados em janelas pequenas, em locais altos.
Não haveria porquê aqueles toldos serem retráteis, visto que além de não serem alcançados possuem a única função de impedir a entrada de chuva quando a janela estiver aberta, impedindo que o cômodo seja molhado.
Essa preocupação é muito frequente em casas com piso de madeira, que se danifica com a água ou quando os móveis e tapetes são caros.
Ainda assim, é seguro dizer que, na maioria dos casos, os toldos preferidos são os chamados de “abre e fecha”.
Você conhece o toldo cortina?
Popularmente chamado de Toldo de enrolar, esse toldo é perfeito para a área externa da casa. Muitas pessoas escolhem essa área para a criação de um ambiente agradável e aconchegante para momentos de lazer com a família e amigos.
Isso pode significar uma churrasqueira com mesas e cadeiras, uma área para brinquedos voltada para as crianças, uma rede na qual se possa deitar e relaxar lendo um livro e muito mais.
Todos esses cenários, porém, são prejudicados pela presença de chuva ou de calor excessivo.
Podendo ser transparente ou opaco, o Toldo Cortina atende aos requisitos estética e passagem de luz. Muito discreto, ele fica enrolado próximo ao teto quando não está sendo usado.
Algumas pessoas fazem dele parte da decoração, utilizando uma lona com estampa parecida com a das almofadas, pufes, enfim, com os itens decorativos da área externa da casa.
Essa estratégia é preferível quando comparada ao toldo transparente, porque também permite que o material seja usado em dias de Sol muito intenso, quando se deseja frescor.
Toldos em cores navais, listrados são um exemplo de como utilizar esse item funcional para a decoração da área externa.
Optar por uma aparência retrô, apelando para a estética dos estabelecimentos americanos antigos é uma dica valiosa. Há quem aprecie fazer a área externa inteira com uma cor tema.
Colocando flores nessa cor, pintando as paredes, usando-a no tecido das almofadas e muito mais. Geralmente são cores mais singulares, como o amarelo. Se esse for o caso, escolher um toldo nessa cor sólida é perfeito.
Quando ao quesito resistência, existem diferentes materiais para a lona. Os mais populares são a lona de PVC laminado e reforçado, a lona de policarbonato e a lona acrílica, que simula um tecido.
A mais frágil é a acrílica, mas a manutenção é facilitada, então se você desejar o aspecto de tecido, pode simplesmente se preparar para trocar a lona regularmente.
Quanto à versatilidade, essa opção ganha muitos pontos devido a existência do Toldo cortina automatizado. Oferecendo mais conforto e sendo ideal para locais com pé direito muito alto, esse toldo é acionado por um controle remoto para ser aberto.
Assim como a opção manual, ele possui estruturas metálicas para a lona, que devem, preferencialmente, ser de um metal resistente e protegido contra a umidade.
Procure pelo aço galvanizado para ter certeza de que não terá dores de cabeça com possível ferrugem. Essas estruturas são ligadas a um sistema com interruptor ou ao controle remoto, gerando mais conforto.
Por fim, a dica é sempre analisar bem todas as opções disponíveis antes de efetuar qualquer compra. Afinal, a área externa é onde se passa tempo de qualidade com as pessoas que amamos e onde vamos para relaxar.