Ter a casa própria é um sonho antigo do brasileiro. Por conta disso, quando ele se torna realidade, boa parte dos novos proprietários não hesita em investir pesadamente em moveis e decoração para possuir um ambiente de qualidade.
A ideia é transformar o imóvel no lar dos sonhos.
Entretanto, há tantas tendências e inspirações para decorar um ambiente que é muito fácil que uma pessoa leiga se perca – e, consequentemente, não saiba o que fazer com os ambientes de sua casa.
Por conta disso, indica-se que, sempre que possível, deve-se contar com um profissional da área de design de interiores para guiar a realização do projeto.
A boa notícia é que, em muitos casos, uma boa pesquisa a respeito do que já está em alta no universo decorativo é muito útil para criar o lar dos sonhos.
Confira algumas tendências disso a seguir:
Tapetes nas paredes
Principalmente em imóveis localizados em regiões frias, os tapetes são uma peça decorativa clássica, de presença praticamente garantida em boa parte dos ambientes, seja o projeto, em questão, uma decoração de sala ou de quarto.
Entretanto, nos últimos anos os profissionais da área têm ousado e buscado outras maneiras de usar esta peça tão tradicional. Uma delas é pendurá-las nas paredes, como se fossem quadros.
Para que a ideia seja um sucesso, basta encontrar uma peça que tenha um design vibrante e interessante – e que, de preferência, tenha fibras mais curtas, para melhorar a aparência da peça.
Vale ressaltar que, por mais que o tapete não esteja no chão, ele tende a acumular pó e impurezas como qualquer outro. Consequentemente, ele deve passar por higienizações periódicas.
Do contrário, pode causar alergias e problemas respiratórios em quem frequenta o espaço.
Adesivos de parede
Entretanto, os tapetes não são os únicos itens de decoração casa que são usados de maneira diferenciada.
Ainda se tratando das paredes, há outra solução para proporcionar-lhes um ar diferenciado: também há a possibilidade de se usar um adesivo.
Como o próprio nome diz, este material é colado nas paredes, com o objetivo de decorá-las. Ele está disponível em diversos designs, como:
-
Figuras abstratas;
-
Figuras de natureza (árvores e flores);
-
Temas animais;
-
Temas de céu (estrelas, planetas, lua, etc).
No caso destes itens, eles cobrem a área da superfície parcialmente. Consequentemente, onde eles não forem aplicados, a tinta aparece normalmente.
Entretanto, também há uma opção para quem pretende cobrir totalmente a parede com adesivos: os papéis de parede adesivados.
Ao invés do modelo tradicional, fixado com uma cola que adere à superfície, o aspecto desse material lembra o de adesivo normal.
Isso significa que ele pode ser retirado a qualquer momento sem danificar a pintura que estava sob ele ou demandar a aplicação de uma nova camada.
Decoração com alta tecnologia
Nem só de objetos de decoração vivem os projetos decorativos.
Muitas vezes, produtos que melhoram a funcionalidade do ambiente são o que você precisa para fazer com que o cômodo atinja melhores níveis de conforto.
Por conta disso, especialistas do setor apontam que as soluções tecnológicas são uma das principais tendências decorativas da atualidade.
Na prática, isso significa contar com funcionalidades típicas de smarthomes, como controles de voz, sensores inteligentes e medidas de segurança mais avançadas.
Caso você se interesse por isso, recomenda-se ficar atento a este segmento de mercado.
Quem atua nele não duvida que, em questão de anos, a tecnologia avance tanto que haja espelhos que dão dicas de moda e geladeiras que avisam sobre alimentos vencidos em seu interior.
Inspiração escandinava
Ao procurar por um designer de interiores quarto para elaborar um projeto do tipo, o profissional provavelmente vai recomendar o uso de elementos neutros e de cores em tons pastéis.
O motivo por trás disso é científico: estes itens tranquilizam corpo e mente, contribuindo para um sono de melhor qualidade.
Nos últimos anos, a rotina estressante levada por grande parte das pessoas têm feito com que elas adotem este princípio nos demais cômodos da casa.
O princípio é simples: menos é mais.
Você pode não se dar conta, mas, ao elaborar um projeto do tipo, está usando os princípios da chamada decoração de inspiração escandinava.
O objetivo é criar uma decoração clean, apenas com os elementos necessários para torná-la funcional, onde predominam os tons claros e terrosos.
É uma das tendências mais fortes da decoração na atualidade.