Existem diversos tipos de telha no mercado, como a Telha de zinco com isopor, telhas de cerâmica, telhas de concreto e outras. É muito importante conhecer as especificidades de cada uma para saber qual se adequa melhor ao seu projeto. Independente do tipo de construção, seja uma casa, um estabelecimento comercial ou ima indústria, é fundamental pensar sobre o tipo de telha que vai ser usado.
Além do aspecto estético, um telhado também é responsável pelo conforto térmico e iluminação de qualquer edificação. Ambientes que não possuem um telhado bem feito possuem inúmeros problemas.
Os donos ou as pessoas que usufruem do local acabam sofrendo com goteiras, superaquecimento do ambiente, escorregamento de telhas, entre outros danos que podem acabar ocasionando na necessidade de refazer o telhado.
As características de cada detalhe variam conforme o preço, formato e inclinação do telhado. Por isso, é indicado pesquisar o Preço de telha de zinco, por exemplo, antes de realizar qualquer operação.
Tipos de telhas
Os tipos de telhas mais comuns nas construções são:
- Telha de cerâmica (barro);
- Telha de concreto;
- Telha de fibrocimento;
- Telha de vidro;
- Telha galvanizada ;
- Telha ecológica;
- Telha de policarbonato.
As telhas de cerâmica são as mais encontradas nas casas e estabelecimentos comerciais e industriais no Brasil. A sua produção se dá a partir do barro nas olarias. Por serem bastante pesadas, a estrutura precisa ser resistente o suficiente para aguentar o seu peso.
Elas podem possuir diversos formatos, sendo eles: telha francesa, telha romana, telha colonial, telha italiana, telha mediterrânea e telha paulista.
Essas telhas são boas para isolamento térmico, mantendo a temperatura no interior do local mais amena. Para prolongar a sua durabilidade, elas podem ser revestidas sinteticamente com resina ou esmalte.
Mais recentes no mercado, as telhas de concreto possuem uma variedade de formas e cores e, diferentemente das telhas de cerâmicas que absorvem uma quantidade de água da chuva, elas são totalmente impermeáveis. Elas também proporcionam conforto térmico.
Para quem procura o melhor custo-benefício, as telhas de fibrocimento são excelentes opções. Apesar de leves, são bastante resistentes. No entanto, para que não sejam arrancadas por chuva ou vento, precisam ser muito bem fixadas.
Já para os ambientes que precisam de iluminação, a indicação é a telha de vidro, que proporciona a entrada de luz no ambiente. Elas são usadas em conjunto com as telhas de cerâmica ou de concreto. Dessa maneira, possuem os mesmos tipos de modelos que essas duas.
Telhas galvanizadas
Quando a chapa de aço que forma a telha passa por um processo químico para evitar a corrosão, ela se torna um material conhecido como telha galvanizada, ou telha metálica preço.
Esse tipo de telha tem um excelente custo-benefício, além da instalação ser bem rápida e simples, ter pouca necessidade de manutenção e, assim como outros tipos de telha, como a de cerâmica e de concreto, proporcionam o conforto térmico.
Por serem confeccionadas de acordo com as medidas de uma obra em específico, elas são de fácil adaptação, sendo muito indicada por engenheiros e arquitetos.
Existem modelos diferentes, como as pré e pós-pintadas, a telha metálica trapezoidal sanduíche, calandradas, multidobras, perfuradas, telha forro, entre outras.
A classificação das telhas galvanizadas também podem variar de acordo com o seu formato, sendo trapezoidal ou ondulada.
Mas, o que mais influencia na hora da escolha da telha adequada é o tipo de obra e o desejo pessoal do cliente.
A telha termoacústica, também conhecida como sanduíche, possui material isolante em seu interior.
As telhas pré-pintadas possuem bobinas de aço pintadas de várias cores, o que dá a ela vantagens estéticas.
Já nas telhas pós-pintadas, a tinta só é aplicada depois que a telha foi fabricada.
A telha ondulada é muito usada em projetos que precisam ter boa durabilidade e grande resistência mecânica, sendo posicionadas em coberturas e fechamentos laterais.
Enquanto a telha calandrada é bastante encontrada em estabelecimentos industriais e comerciais, assim como a telha metálica trapeizodal.
Procure escolher uma loja de confiança para efetuar a compra das telhas, assim como de todos os outros materiais que envolvem uma obra.
É importante saber a procedência e a qualidade do material para não ter problemas futuros com a obra. Para isso, pesquise sobre as diversas opções de locais que vendem esse material e peçam para um profissional de confiança recomendar a escolha.