Que adotar métricas de projeto de arquitetura para a sua empresa é fundamental você já sabe. Afinal, avaliar os resultados financeiros e operacionais é o primeiro passo para melhorar a performance do seu negócio.
Mas, paralelamente às análises feitas para avaliar o seu próprio negócio, é essencial que sejam feitos relatórios de obra para o cliente. Reformar e construir são decisões financeiras importantes, por isso com certeza é o seu cliente espera ser informado sobre as etapas de obra e o andamento do projeto como um todo.
Essa troca de informações além de assegurar uma relação de transparência e confiança entre as partes, auxilia no processo de tomada de decisão. Neste artigo você irá aprender sobre a importância do relatório de obras para o cliente.
O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU RELATÓRIO DE OBRAS
Sabemos que cada projeto possui suas particularidades, mas para te ajudar a preparar um relatório de obras com todas as informações que o seu cliente precisa, separamos alguns indicadores de performance que permitem fazer o acompanhamento da evolução de qualquer obra em seus pontos principais. São eles:
1 – PRODUTIVIDADE
Esse indicador é de extrema importância para que seja possível avaliar se a execução da obra está acontecendo conforme aquilo que foi planejado. Para te ajudar a medir o desempenho de cada um dos seus colaboradore, você pode utilizar a fórmula para mensurar a produtividade por hora de cada um deles:
Produtividade = tarefas realizadas no dia/número de horas trabalhadas no dia.
O resultado disso é a quantidade de atividades realizada por hora no dia de trabalho.
2 – PRAZO
Ainda relacionado a produtividade no canteiro de obras, esse indicador é um dos principais do relatório de obra para o cliente, e indica possíveis atrasos na execução do cronograma.
Desvío de prazo = término real – término planejado/ prazo planejado para obra x 100
Sendo assim, se o resultado for positivo indica que a obra apresentou um atraso de x%. Caso negativo, demonstra um adiantamento da obra.
Para te ajudar a corrigir imprevistos, você pode utilizar essa mesma fórmula para calcular atrasos nas etapas do projeto, assim é possível replanejar as atividades futuras de forma a diminuir o atraso da entrega final da obra.
3 – DESPERDÍCIOS
Eles são os grandes vilões nas obras, e por isso é fundamental todas as etapas de obra antes de colocar a mão na massa. Alguns materiais como o cimento, revestimento e rejunte, possuem altos números de desperdício, por isso atenção!
Para te ajudar neste controle, você pode usar a fórmula:
Índice de desperdício = quantidade de materiais perdidos/ total de materiais x100
4 – CUSTO
Essa variável não pode faltar no seu relatório de obra para o cliente!
O orçamento é uma das frentes mais sensíveis da execução de uma obra para o contratante, por isso, fazer o controle dessa etapa de forma assertiva é imprescindível.
Você pode usar a fórmula de desvio de custo para entender qual o percentual de custo que ultrapassou o orçamento:
Desvio de custo = custo real – custo orçado/ custo orçado x 100
Assim, para que seja possível obter todas essas informações de maneira detalhada, é necessário manter um controle rigoroso do andamento da obra. Por sorte, hoje o setor da construção civil já conta com ferramentas tecnológicas capazes de ajudar no planejamento e controle da execução da obra de forma simplificada.
Se você deseja ter uma relação de total confiança e transparência com o cliente, o uso de softwares de gestão como o VEJA OBRA é a melhor opção.
A nossa solução em nuvem permite criar diferentes opções de orçamento e ainda realizar o comparativo entre os valores orçados e os custos do projeto mês a mês. Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil para o seu cliente planejar o fluxo de desembolso de maneira assertiva.
Além disso, você ainda conta com uma ferramenta de cronograma completa, diário de obras e muito mais! Assim você entrega todos os seus projetos dentro do prazo e dos limites estipulados.
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