O universo da construção civil é o responsável pelo desenvolvimento de espaços e imóveis que ajudam no desenvolvimento da sociedade e da economia, além da segurança.
Para que o trabalho e as obra aconteçam, as empresas de engenharia, realizam projetos para atender o setor industrial, comercial e residencial com qualidade e eficiência.
Engenheiros, mestres de obras e uma equipe com muitos funcionários executam diversas etapas para que as obras fiquem prontas no prazo estipulado aos clientes.
De acordo com o projeto que é elaborado, onde os clientes conversam com profissionais com experiência em serviços de construção civil, e realizam um esboço para entender o que a pessoa deseja.
Processos importantes para a obra
Após conversas com o cliente, os engenheiros começam a elaborar projetos estruturais para a construção. Esse projeto consiste em cálculos estruturais, ou seja, o dimensionamento de estruturas e desenhos dos principais elementos que ajudam na estruturação de uma obra: fundações, lajes, pilares, vigas.
No projeto estrutural, os elementos que constituem a estrutura são dimensionados de acordo com o material que será utilizado, por exemplo, aço, concreto, ferro, madeira, entre outros.
Essa etapa do projeto ajuda na escolha dos melhores materiais para a estrutura da construção, considerando o tempo de vida útil. Os projetos estruturais ajudam os profissionais a encontrarem soluções viáveis e a reduzirem o custo da obra, além de ter um prazo de execução vantajoso, materiais de alta durabilidade, etc.
Decidir os materiais que serão usados para a estrutura com base no projeto estrutural, facilita o momento de pesquisar referências e estabelecimentos para a aquisição dos produtos.
A procedência, a qualidade do material e o custo-benefício são pontos que podem influenciar a compra, por isso, visitar várias empresas e comércios de materiais de construção é a melhor maneira de conseguir um produto que atenda as necessidades do seu projeto.
A segurança dos funcionários é um ponto muito importante, que precisa ser considerado para evitar atrasos na obra. Por isso, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório.
Capacetes, luvas, botas, máscaras e outros produtos que ajudem na segurança do funcionário são muito bem-vindos. A limpeza do canteiro de obras é outra forma de manter a qualidade do serviço, evitando problemas e atrasos.
Questões de segurança precisam ser adotadas para os colaboradores e nas reformas e construções dos imóveis e durante a elaboração de todas as etapas de execução, porque, esses cuidados ajudam a evitar problemas no futuro, em casos de acidentes.
Nos serviços de construção de espaços comerciais/empresariais, alguns equipamentos de segurança, acessibilidade e emergenciais precisam ser instalados nos ambientes para prevenir problemas.
Equipamentos e questões de segurança
Uma plataforma de acessibilidade, por exemplo, é um item de elevação vertical que ajuda as pessoas com necessidades especiais como os cadeirantes ou questões de mobilidade reduzida a terem acesso aos lugares com qualidade e segurança.
Sem utilizar escadas, mezaninos ou passarelas que possuem um grande desnível, dificultando a vida das pessoas.
Destinar um espaço para a colocação de uma plataforma de acessibilidade é uma forma de ajudar as pessoas a chegarem ao seu destino de maneira independente.
O projeto de incêndio é extremamente necessário nos edifícios. Esse serviço deve ser feito por projetistas especializados e com experiência. Esse tipo de projeto é uma forma de se precaver contra possíveis situações de incêndios.
A elaboração desse serviço precisa ser feito de acordo com as NSCI (Normas de Segurança Contra Incêndio) que orienta as pessoas sobre a localização exata para os equipamentos de segurança como:
- Alarmes de incêndio;
- Saídas e iluminação de emergência;
- Extintores de incêndio;
- Escada pressurizada.
Splinker, detector de fumaça e outros elementos precisam ser instalados para garantir a segurança das pessoas e ajudá-las em situações emergenciais a sair rapidamente do local.
Essas medidas de segurança precisam ser realizadas em projetos de edifícios comerciais e empresariais. Depois de instalar os equipamentos de proteção, obter um laudo AVCB é muito importante.
Esse documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros, que realiza uma vistoria em todos os ambientes do imóvel, verificando se o responsável realizou a as instalações de produtos e equipamentos de segurança, para garantir a proteção das pessoas em situações de incêndio ou acidentes.
Com esse documento, o estabelecimento pode operar sem preocupações, por isso, realizar todas as etapas de segurança é muito importante para que o seu imóvel não tenha problemas burocráticos e as pessoas possam trabalhar com qualidade e eficiência.