O aço é um material empregado na construção civil há muito tempo, graças a algumas características que apresenta.
Arquitetos, engenheiros e construtores no geral, têm optado cada vez mais por esse metal, cujas vantagens em sistemas de construção e edificação são várias.
Há, em primeiro lugar, a estética moderna que representa, e que, portanto, permite o emprego em áreas externas aparentes, em ambientes internos e, até, no acabamento de móveis e objetos decorativos.
Hoje, diante dos avanços que marcam o campo da construção civil, outros benefícios aos empreendimentos são observados.
Como, por exemplo, o aumento da produtividade em consequência da redução do tempo e a utilização racional de mão de obra e de materiais, que são fatores influenciados pela escolha do aço nos projetos em geral.
A seguir serão abordados alguns dos motivos para empregar esse material na construção.
A durabilidade e a eficácia na construção: o caso das telas de aço
A tela de aço galvanizado é um produto fabricado a partir da solda de fios verticais e transversais com o auxílio de máquinas específicas que, através de processos de alta precisão, forma uma espécie de malha de formato quadrado ou retangular.
Graças à maneira como se dá esse processo, sem a adição de qualquer outro metal, o resultado final é uma tela homogênea, com as características similares às dos fios que deram origem a ela.
Possui a vantagem desse espaçamento homogêneo entre as suas partes, bem como uma boa aderência ao concreto, quando necessário.
Este é um bom exemplo de aplicabilidade de aço em construção civil, uma vez que as vantagens desse material são observadas.
Ainda, na facilidade e na rapidez que a tela de aço apresenta, bem como na economia de materiais, já que o processo de solda garante redução do número de dobramentos e cortes necessários para modelagem.
As telas soldadas são vantajosas ainda, pelo grande número de possibilidades de uso. Estão entre eles:
- Placas para muros;
- Tela de aço para laje;
- Garagens;
- Pisos para escritórios;
- Estacionamentos;
- Depósitos;
- Piscinas;
- Contra-Pisos;
- Calçadas;
- Pisos residenciais
- etc.
Vale lembrar que a fabricação e a utilização do aço são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
São exemplos a NBR 7481, que dispõe sobre as especificações das telas soldadas para armaduras de concreto.
A NBR 7480 que aborda as especificações para barras e fios de aço destinados à armadura para concreto armado e a NBR 5916, que dispõe sobre a junta de tela de aço soldada para armadura de concreto.
O aço inox pode ser modelado e transformado também. Com o auxílio de um Disco de corte de aço inox, uma ferramenta abrasiva, ou seja, que causa desgaste por raspagem, utilizada para realizar cortes precisos nesse material.
Outras vantagens de utilizar o aço em construções
Utilizar o aço como matéria-prima para elementos da construção também oferece uma série de vantagens, como é o caso da Estante de aço preço.
Neste caso, as peças fabricadas a partir desse material possuem bastante versatilidade e são muito leves, facilitando, inclusive, os processos de transporte e de montagem acerca desses objetos.
Além disso, por serem feitas de maneira industrial, são padronizadas e flexíveis no uso.
Uma das propriedades específicas do aço, que o torna a melhor opção no caso da construção de móveis como uma estante de aço, de elementos estruturais e de vários itens envolvidos numa construção, é a grande resistência desse material.
Quando utilizado corretamente, o aço possui grande durabilidade, pois sofre pouca interferência de agentes degradantes e do peso colocado sobre a sua superfície.