Repaginar um ambiente interno parece, muitas vezes, algo difícil, complexo e até bastante custoso e essa visão nos é dada pelas revistas de decoração que expõe aquelas belas persiana horizontal pvc, tapetes de pele e lareiras.
Entretanto, repaginar e dar um novo visual no ambiente interno pode parecer mais fácil e mais simples do que essas revistas apresentam e tudo isso por simples detalhes: é necessário o uso da imaginação, da criatividade e do suporte de boas dicas, para que o ambiente ganhe leveza e modernidade.
Assim, seja uma sala planejada pequena apartamento ou um grande espaço, é importante sempre lembrarmos que o uso de uma iluminação correta, com uma mobília adequada, consegue construir uma cômodo bonito e harmônico sem que seja necessário grandes reformas ou alterações físicas.
No decorrer deste texto iremos falar de algumas dicas que são essenciais para a composição de um ambiente interno agradável, como uso de revestimentos cerâmicos ou encontrados em loja papel de parede SP, espelhos e outros elementos.
Elementos de valorização do ambiente interno
Existem muitas formas de fazer com que o ambiente interno se valorize e isso inclui, em grande medida, o uso dos chamados elementos decorativos.
Esses elementos são variados, podendo incluir luminárias, espelhos e outros objetos. Abaixo falaremos com mais detalhes de algumas possibilidades:
1. Espelhos
Os espelhos são elementos decorativos bastante conhecidos por arquitetos e decoradores. Além de serem usados para refletirem imagens, trazem ao ambiente profundidade e sensação de amplitude.
Antigamente, os espelhos eram usados somente nos banheiros e em alguns casos nos quartos, porém, a decoração moderna usa esses elementos como uma forma de tornar ambientes pequenos mais amplos e como uma forma de aproveitar a luminosidade, que é controlada pela persiana rolo instalada na janela.
Há muitas formas de usar esse elemento dentro da decoração do ambiente interno e tudo isso só será definido com seu decorador.
Assim, é possível usar um espelho que cobre toda a parede ou espelhos estrategicamente colocados um do lado do outro como forma de aproveitamento do espaço.
O uso dos espelhos também pode ganhar um toque de modernidade, principalmente no uso do banheiro com a colocação de fita led azul na borda, de modo a garantir uma estética agradável e bastante bonita.
Desse modo, os espelhos fazem muita diferença para você que quer uma espaço repaginado e bastante confortável.
2. Integração dos ambientes
Uma das formas de permitir que o ambiente interno seja valorizado é o uso da chamada integração dos ambientes.
Essa integração pode ser feitas de muitas maneiras, como com o uso de divisórias de vidros ou persianas.
Também é possível fazer a divisão dos ambientes de modo que se integrem com o uso dos móveis como sofás ou pela bancada da cozinha. Esse tipo de integração permite que os moradores da casa tenha uma maior interação com o espaço.
Esse método também é conhecido no jargão da construção como “conceito aberto”, em que os espaços principais da casa não possuem divisórias, permitindo que tudo seja visto ao mesmo tempo e de forma integrada.
Isso além de criar a sensação de amplitude contribui para a otimização da rotina no local.
3. Uso dos revestimentos
O uso de revestimentos diversos é um ponto-chave para quem quer inovação dentro do ambiente interno.
Basicamente, os revestimentos asseguram texturas, cores e formatos diferentes ao ambiente, dando conforto, modernidade e muita praticidade.
Há muitos tipos de revestimentos existentes, mas existem alguns que são mais utilizados, como:
- Cerâmica;
- Madeira;
- Pedras;
- Aço corten.
Esses revestimentos compõe o ambiente de uma forma única e, aliado com uma luminária para quarto e elementos decorativos harmônicos, o espaço ganha uma nova “cara”, trazendo modernidade ao projeto.
Outros elementos para o ambiente interno
Um dos elementos importantes para o ambiente interno é o controle da luminosidade natural que entra pela janela.
isso pode ser feito com o uso de cortinas ou então pelo uso das chamada persianas.
As persianas, ao contrário das cortinas, tem um sistema de roldanas que permite o controle da abertura das lâminas de modo que a luminosidade é controlada, podendo até ser automatizada.
Existe uma grande variedade de persianas, como:
- Persiana silhouette;
- Persiana laminada;
- Persiana vertical;
- Persiana romana;
- Persiana rolô.
Assim, as persianas são elementos decorativos muito belos para o ambiente interno.
Vimos que um ambiente interno agradável é composto por muitos elementos e que bastante criatividade e boas dicas para que um novo ambiente se apresente são essenciais para otimizar ainda mais os espaços.