A parte da decoração de um ambiente é bastante ampla e pode contar com diversas dicas, utilizando diferentes materiais.
Para cada cômodo de uma casa, é preciso identificar as necessidades de organização, quais os equipamentos que podem ser utilizados, e quais os móveis mais adequados, para cada espaço.
Por isso, a ajuda de um profissional capacitado pode ser bastante positiva. Os pequenos detalhes, como a disposição de porta-retratos sobre móveis, ou prateleiras de madeira, com tábuas retas e tratadas, com acabamento em verniz, podem dar um toque rústico para um ambiente moderno.
Objetos diversificados que contribuem para a decoração
As características e gostos dos proprietários também devem ser levados em consideração. Para amantes do cinema, a presença de pôsteres de filmes pode ser a definição de uma decoração simples, mas com estilo.
Outros podem preferir uma decoração voltada à arte, com a presença de quadros, que também apresenta uma variedade de estilos, do bucólico ao cubismo, de natureza a retratos e paisagens.
Por isso, é preciso fazer um planejamento, para que o ambiente não fique “sobrecarregado”, com diferentes estilos, e os moradores tenham ambientes desorganizados por causa da própria decoração e do acúmulo de objetos que não tenham nenhuma finalidade.
Os móveis e os equipamentos devem ter uma finalidade, e que entre em harmonização com todo o ambiente. Nesse quesito, os materiais utilizados podem ajudar na composição, mesmo que não seja o mais usual.
A personalização pode refletir os gostos do proprietário de uma residência, assim como um estilo de vida voltado aos tempos modernos, ou a um estilo mais rústico.
Tendo em vista a valorização em produtos sustentáveis, por exemplo, o mercado oferece móveis com produtos reciclados, utilizando a decoração com pallet como uma tendência que vai se prolongar por um longo período, principalmente com o apelo de proteção à natureza, e a necessidade de menos consumo de matéria-prima do meio ambiente.
Como é um material versátil, o pallet pode ser encontrado em móveis como cama, mesas, painéis de apoio para aparelhos de som e televisão. Além de ter um ótimo custo-benefício, esse tipo de material também apresenta outras vantagens que podem ser destacadas, como:
- Facilidade de manipulação e transformação;
- Durabilidade e resistência, com tratamento correto;
- Beleza singular, indo do rústico ao moderno;
- Sustentabilidade atrelada à reutilização do material.
Com o tratamento adequado, lixamento e pintura, o pallet pode estar tanto nos cômodos internos de uma casa, como funcionar como móveis e suporte na decoração de jardim suspenso, em áreas externas, como varandas e quintais.
Proteção e segurança na decoração
Para todos os espaços, é preciso contar com a garantia da proteção contra as mudanças climáticas, na área externa, assim como contra a invasão de insetos, nas áreas internas.
Por isso, os profissionais que realizam serviços na área de decoração de ambiente trabalham com diferentes setores da construção civil.
A designação de alguns espaços podem ser adaptados, com os serviços prestados por empresas de esquadrias de alumínio, que também cooperam na decoração dos ambientes.
Como os projetos desenvolvidos por esse tipo de empresa tem a segurança em primeiro lugar, com a instalação de corrimãos em escadas, guarda corpos em sacadas, entre outros produtos, os vidros armações de alumínio devem seguir o estilo de decoração proposto aos ambientes.
Sobre a proteção às pessoas alérgicas a picadas, a solução pode estar na instalação de tela contra insetos nas portas e janelas.
Funcionais, elas podem ser fixas ou removíveis, para facilitar a limpeza, mas impedindo, na maior parte do tempo, a entrada de insetos e outros animais peçonhentos, nas residências.
Nas áreas externas, a decoração com móveis de pallets pode ganhar uma proteção extra, podendo criar coberturas específicas para cada local, como gazebos e pergolados.
Para garantir a compra de materiais adequados, é preciso procurar por uma distribuidora de telhas que ofereçam uma variedade de produtos, que sejam adequados para os espaços a serem cobertos.
A escolha da ambientação de um cômodo, ou de uma área de lazer, deve refletir o estilo de vida do morador, com a presença de objetos que remetem ao dia a dia. A presença de livros e revistas em uma varanda, com uma espreguiçadeira, pode ser ideal para os finais de semana.
Assim como um escritório deve contar com mesa, escrivaninha e cadeiras confortáveis, para os períodos de trabalho, para aqueles que dividem o tempo profissional entre a casa e as salas comerciais.