Hoje, uma área que vem sendo levada em consideração no momento da construção e decoração de um imóvel é a área externa. Com isso, esse local passou a receber diversos elementos que o transforma em um lugar bonito, requintado e bastante funcional.
As áreas externas não estão presentes somente nas grandes casas com piscina, muito pelo contrário, com os serviços de jardinagem e paisagismo é possível ter um espaço agradável, bonito e bastante elegante mesmo em locais menores.
Há muitas formas de compor uma área externa e uma delas é com o uso do jardim. Por conta disso, por ser uma opção que pode ser usada de diversas maneiras, este artigo tentará mostrar as formas possíveis de montar um jardim na área externa e como fazer com que essa área seja bonita, confortável e funcional.
Áreas externas e o paisagismo
Antes de falarmos especificamente sobre os jardins na área externa, precisamos falar sobre a técnica de paisagismo.
Isso porque essa técnica é aplicada em diversos setores, existindo paisagismos específicos como o paisagismo piscina para áreas como clubes ou residências com piscina.
O paisagismo, de maneira geral, é uma técnica que leva em consideração diversos conhecimentos dentro de um projeto, como:
- Botânica – na área dos jardins;
- Arquitetura;
- Agronomia;
- Artes Plásticas;
- Matemática.
Esses conhecimentos permitem que o projeto seja bem desenvolvido e planejado de modo que a área externa seja toda abrangida.
Assim, o paisagismo não lida apenas com jardinagem, mas com toda configuração estética das áreas sociais de um espaço aberto, verificando e identificando quais são as melhores luminaria externas, os tipos de materiais para móveis e assim por diante.
O paisagismo permite uma harmonia estética da área externa com o ambiente da casa, objetivando a criação de uma paisagem agradável e bastante harmônica.
Apesar de não trabalhar apenas com jardinagem, grande parte dos projetos de paisagismo estão ligados de forma direta ou indireta com a composição dos jardins nas áreas externas.
Assim, é importante saber quais são os elementos presentes nos projetos de jardinagem que ajudam na formação de uma área externa com jardim agradável, confortável e bonita.
Jardim na área externa: o que é preciso saber?
Um dos primeiros pontos do paisagismo para que um jardim seja feito, é a identificação do clima, da incidência da luz do sol e, claro, da qualidade do solo classificando-o em arenoso, argiloso ou rochoso.
Saber essas informações permite a realização de culturas mais consistentes com o ambiente. Por exemplo, áreas muito ensolaradas precisam receber plantas mais resistentes como as suculentas, os cactos e as jabuticabeiras que precisam de cuidados em períodos de tempo mais distantes do que uma planta menos resistente.
Já em locais em que a incidência do sol é menor, é importante o cultivo de outros tipos de plantas como as bromélias de sombra, as tulipas e as palmeiras-ráfis.
Por isso é preciso definir em quais locais e plantas serão escolhidas para a instalação de um jardim.
Também é importante ter o cuidado para que não haja excesso de água nos vasos, o que impede o crescimento saudável dessas plantas.
Sabendo as plantas que serão usadas para compor o jardim, é hora de partir para a decoração.
Antes de escolher qual será a luminária para área externa que dará destaque à essas flores, é importante identificar em que tipos de vasos as plantas serão colocadas.
Plantas com muitas ou grandes raízes devem ficar em vasos de cimento ou fibra de vidro. Também é possível investir em vasos de cerâmica, por conta da porosidade, que permite que as espécies realizem trocas de água com o ambiente, de forma simples e rápida.
Para compor o espaço com essas flores, invista em luminárias pendentes, que darão sofisticação ao espaço, além de luminosidade precisa para plantas.
Os profissionais do paisagismo jardim também indicam a presença de pergolados de madeira e floreiras, sendo esta última bastante importante para plantas que tem a adaptação nas paredes.
Os pergolados dão grande charme às áreas externas, são formadas por colunas e vigas passadas que, em grande parte, são de madeira, mas podem ser encontradas também de bambu ou concreto.
Vale dizer ainda que são estruturas que ficam bonitas com flores e plantas pendentes.
Desse modo, vimos que para a construção de um jardim na área externa é preciso levar em consideração diversos pontos, das condições do clima da residência até a escolha das plantas corretas para que o cuidado com elas seja eficiente e prático, de acordo com a rotina do morador.
Por isso, se você optar por esse tipo de área externa, pode contar com os serviços do paisagista, que ajudará você a fazer o jardim mais bonito de todos.