As vantagens do envidraçamento de sacadas

construção

Prezando conforto, comodidade, segurança e economia, os projetos de construção ou reforma de casas e apartamentos residenciais são elaborados.

Com o intuito de atender às expectativas e demandas dos donos e moradores daqueles ambientes, os profissionais da área da engenharia civil, arquitetura e design de interiores elaboram os projetos pautados nas características citadas no inicio do texto.

Por meio desses aspectos norteadores, alguns materiais, produtos e processos são mais utilizados e aplicados que outros. Além disso, os projetos têm seguido a tendencia da sustentabilidade, estabelecendo, dessa forma, um equilíbrio entre as construções e o ecossistema de forma geral.

Assim, os recursos passaram a ser melhores e mais aproveitados, e alguns processos passaram a ser incorporados aos projetos.

Gestão de resíduos

Um setor que vem crescendo, principalmente na construção civil, é a gestão de resíduos, pois não é segredo para ninguém que todo e qualquer projeto de construção ou reforma acaba produzindo resíduos, que precisam ser gerenciados e descartados de forma correta para evitar que eles impactem negativamente o meio ambiente.

A gestão de resíduos na construção civil é regulamentada pela resolução 302/2002 que passou a vigorar em 2003 e tem como objetivo minimizar os impactos ocasionados por esse setor, que, em muitos casos, ultrapassa a quantidade de resíduos sólidos urbanos permitida.

Assim, a fim de tornar os projetos mais sustentáveis e conscientes, a gestão é um item obrigatório aos projetos.

Dessa forma, a logística da gestão de resíduos é implantada para realizar corretamente a separação, o descarte e a reciclagem dos dejetos em processos de construção e reforma.

Dessa forma, além de agir de acordo com a lei, o projeto promove uma economia e ação mais sustentável ao meio ambiente.

Mas, para que o projeto alcance os resultados esperados, é necessário o desenvolvimento de uma consciência ecológica,bem como profissionais que sejam especializados nesse gerenciamento e fiscalização.

Envidraçamento

Pensando ainda na produção e acumulo de resíduos, bem como na proteção e segurança da pessoa, os vidros têm sido cada vez mais aplicados em obras e empreendimentos, pois, além de serem resistentes, são também fáceis de serem instalados e quase não produzem resíduos, tanto em sua produção como em sua instalação.

Pensando nas áreas externas como varandas e sacadas, que são partes mais expostas das casas e apartamentos, é recorrente o processo de envidraçamento de varanda ou sacada.

Isso, porque além de protegerem, o vidro não elimina a incidência do sol e da vista desses locais.

Além disso, esse processo também permite que esses espaços sejam mantidos limpos e organizados por mais tempo. Outros benefícios são:

  • Estética;
  • Proteção acústica;
  • Proteção térmica;
  • Segurança.

Dessa forma o fechamento de varanda e sacadas deixa esse espaço mais confortável e aconchegante para os moradores e seus visitantes, possibilitando a utilização do local independentemente das condições climáticas ou mudanças de estação.

Ao realizar esse processo, também é fácil de proteger o ambiente contra ruídos externos, uma vez que os vidros impedem a passagem do barulho, sendo uma prática muito utilizada em locais mais movimentados como os grandes centros urbanos nas cidades.

Além disso, o fechamento de sacada e varanda também possibilita a criação de um espaço que é a extensão da cozinha ou sala de estar, podendo ser equipado com uma mesa de jantar, geladeira e até fogão, por exemplo.

Além disso, os móveis e objetos que são colocados nesse espaço ficam mais protegidos das ações do tempo, visto que o vidro aplicado impede que haja muito sol, vento, chuva e animais, como pássaros e insetos, que podem danificar ou dificultar a conservação dos móveis.

Outro item que proporciona ainda mais a sensação de amplitude e ambiente arejado, é a porta para sacada ou varanda. Ela pode ser de vidro ou outros materiais.

Todas essas vantagens são adquiridas ao optar por uma sacada ou varanda de vidro, mas para que isso ocorra, é preciso que o processo de produção e instalação seja realizado por empresas e profissionais qualificados e especializados, pois os vidros precisam ser do modelo de vidro de segurança – blindados, laminados ou temperados.

A produção desses vidros exige um alto padrão de qualidade e cumprimento das normas e legislação, além disso, a instalação demanda processos de segurança e técnicas em trabalhos em locais altos, por exemplo.