Ao contrário do que muitos imaginam, a execução de um projeto arquitetônico de sucesso depende muito da relação entre o cliente e o profissional. Afinal, quanto melhor e mais clara a comunicação entre as duas partes, maiores as chances do seu projeto arquitetônico estar alinhado às expectativas do cliente.
No artigo de hoje você confere as nossas dicas de como garantir que o seu projeto irá cumprir com aos desejos e expectativas do cliente!
ALINHANDO AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE
A maior vantagem em contratar um profissional da arquitetura ou da decoração é que eles são capazes de enxergar possibilidades e encontrar soluções para as necessidades específicas de cada cliente.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário ter o maior número de informações possíveis sobre aquilo que o cliente espera obter ao final do projeto. E para isso, nada melhor que um briefing de arquitetura bem feito!
Muitas vezes o cliente já tem uma visão clara do que ele espera para aquele projeto, mas não sabe por onde começar. É seu papel como profissional entender quais as características que o cliente busca nesse novo ambiente.
Uma forma de não falhar nessa etapa do processo, garantindo que o seu projeto arquitetônico esteja alinhado às expectativas do cliente, é por meio de referências visuais. Elas são importantes até para garantir que você entenda o estilo de preferência do cliente. Para tanto, você pode utilizar o Pinterest para arquitetos!
ENTENDENDO AS NECESSIDADES
É claro que entender as expectativas e sonhos do cliente para o projeto é importante, mas de nada adianta um projeto incrível que não supre as necessidades do cliente para cada ambiente.
A funcionalidade deve ser prioridade! Por isso, nessa etapa do processo é necessário entender qual o estilo de vida do cliente e daqueles que irão frequentar cada ambiente, qual a rotina da casa, e o que se espera para cada um dos ambientes!
Algumas perguntas podem servir de guia para essa etapa do projeto. A seguir você confere algumas delas:
- Você tem o hábito de receber amigos e familiares?
- Quais os hobbies da família? Gostam de cozinhar? Assistem televisão?
- Qual a finalidade desse ambiente em questão?
Tudo isso serve como diretriz na hora de desenvolver um projeto arquitetônico que esteja alinhado às expectativas do cliente. Por exemplo, se o cliente gosta de receber amigos e familiares, é interessante ter uma área de lazer mais completa. Da mesma forma, a cozinha pode ser integrada com a sala.
Agora se um dos objetivos da reforma é garantir uma maior convivência entre os próprios membros da família, talvez seja interessante apostar em uma sala de televisão espaçosa e confortável.
FALE SOBRE ORÇAMENTO DE OBRAS
A quantidade de dinheiro que o cliente tem para investir no projeto é fator determinante para que você possa realizar o seu trabalho de forma eficiente, entregando um projeto arquitetônico que esteja alinhado às expectativas do cliente.
O orçamento de obras é uma das etapas mais importantes de todo o processo, pois é por meio da disponibilidade financeira do cliente que será possível escolher os materiais que serão utilizados e também o ritmo no qual a obra deverá ser desenvolvida.
Lembre-se que é sua responsabilidade como profissional trazer o cliente que está cheio de sonhos e expectativas, para a realidade, indicando aquilo que é ou não possível realizar dentro dos limites impostos.
Se você chegou até aqui, então certamente já entendeu que a comunicação com o cliente é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, contar com ferramentas capazes de facilitar essa comunicação pode ser um diferencial e tanto para a sua estratégia de vendas!
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