Se você gosta de fazer receitas em casa e não gosta de ficar parada, deve ter pensado em comprar uma batedeira para te auxiliar no preparo das comidas, principalmente em sobremesas, como mousses ou chantilly.
As batedeiras são aparelhos de utilidade doméstica bastante úteis na cozinha, principalmente por ter a função de facilitar todo trabalho manual que seria bater ou revirar receitas, automatizando-os com seus batedores que giram fazendo toda essa parte de maneira rápida, sem precisar utilizar mãos humanas.
Estes aparelhos são de extrema importância e ajudam bastante na hora de preparar mousses, outras sobremesas e até mesmo massas de pão, pizza ou cookies, dependendo do modelo do aparelho.
Por isso, antes de comprar uma batedeira, é preciso analisar as necessidades que precisam ser resolvidas e o local em que a mesma será utilizada, além de características como potência, velocidade, tipo da batedeira, dentre outros. Como escolher uma batedeira? Saiba abaixo:
Quais são os tipos de batedeiras existentes?
Pode-se pensar que todas as batedeiras são iguais. Um mero instrumento portador de uma tigela, com batedores de metal que giram quando ligados na energia. Porém, isso é um equívoco.
As batedeiras possuem tipos diferentes, que atendem a necessidades específicas. Preste bem ais atenção nos tipos que existem, que podem ser:
- Batedeira compacta: esse é o tipo de batedeira conhecido pelo seu tamanho compacto e também utilizado para fins domésticos, em cozinhas de residências. O aparelho tradicional se encaixa em qualquer ponto da cozinha, por ser pequeno e permite que uma receita seja batida até mesmo sem estar presa na base da batedeira.
Por ser um modelo mais simples, a potência e a velocidade da batedeira podem ser menores, ideal para usos em receitas mais simples.
- Batedeira orbital: o modelo intermediário de batedeira é o orbital. Esse tipo de batedeira apresenta o recurso de girar seus batedores por toda a tigela, desde o centro até as bordas, diferente da simplicidade da batedeira tradicional e compacta, para fins domésticos.
A batedeira orbital também apresenta maior potência e mais opções de velocidade, em comparação com a batedeira tradicional e compacta.
- Batedeira planetária: o sonho de muitas pessoas apaixonadas pela cozinha e confeitaria, a planetária é um modelo de batedeira mais avançado, usado para fins profissionais, por possuir velocidade e potência maior em relação a todas as outras. São os modelos mais caros, porém, com mais vantagens na utilização.
Velocidade e potência da batedeira
Se você precisa usar uma batedeira raramente, para receitas simples e coisas rápidas, uma batedeira tradicional e compacta pode garantir o serviço.
Mas, se você trabalha com o processamento de massas pesadas, que precisam ser batidas com maior força, é necessário no mínimo uma batedeira orbitária. O recomendado é uma batedeira planetária.
Dependendo do seu estilo de cozinha, se você faz muitas receitas, o quesito força da batedeira será de força no cálculo de requisitos de compra de um modelo de batedeira. Para isso, o aparelho precisará apresentar uma potência alta.
Para saber a potência de uma batedeira, veja quantos watts ela possui. Quanto maiores os watts, maior será sua potência, porém, maior o gasto de energia. Uma batedeira de 400w é mais potente do que uma de 200w.
A velocidade também importa. Existem batedeiras que só proporcionam até três níveis de velocidade diferentes. Outras, podem proporcionar dez velocidades. Se você precisa de praticidade no preparo de receitas, opte pelas que são mais velozes.
Tamanho da tigela
O tamanho da tigela faz toda a diferença na hora de preparar uma receita utilizando a batedeira. Se você precisa preparar receitas em grandes volumes, preste atenção se a batedeira apresentará uma capacidade, expressa em litros, grande.
Batedeiras com tigelas de seis litros armazenam mais conteúdos que batedeiras com tigelas de três litros. Por conseguinte, essas são maiores que estas, estão analisando bem.
Este artigo foi produzido pelos redatores do Terra Zero e Na Cozinha do Dezim