Um dos elementos mais comuns na construção civil é o bloco de concreto, que é utilizado em, praticamente, todos os tipos de estruturas por ser bastante versátil.
Esse material também possui dimensões mais precisas, o que proporciona mais segurança e uma assertividade maior na hora de levantar paredes ou construir estruturas compostas por esse elemento.
Confira os materiais que, juntos, compõe o bloco estrutural em seu processo de produção, de acordo com as resoluções da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland):
- Composto por três principais materiais, o bloco é feito a partir de uma mistura de cimento, agregados e água;
- As combinações mais utilizadas de agregados no processo de fabricação do bloco podem ser areia natural ou artificial, pedrisco (ou brita) e pó de pedra;
- Antes de tomar forma, a união e mistura desses materiais formam uma espécie de concreto com aspecto de farinha ou farofa;
- Com essa mistura pronta, essa massa é colocada dentro de uma forma para bloco de concreto e passa por uma série de equipamentos até chegar a prensagem;
- A última etapa da produção, conhecida também como processo de cura, é realizada para evitar a perda de umidade presente no concreto;
- Quando o processo de cura é feito de forma adequada, seguindo todas as recomendações da ABCP o produto ganha resistência.
Quais as vantagens do bloco de concreto?
O bloco de concreto pode trazer inúmeras vantagens para o projeto de construção, desde ganho de tempo até mesmo na arte financeira.
As vantagens para o uso desse tipo de material são inúmeras. O tamanho do bloco concreto por si só, já auxilia na velocidade da produção.
A grosso modo, suas medidas naturais já auxiliam no ganho de produtividade, trazendo agilidade na hora da construção.
Além disso, esse tipo de produto traz mais resistência às construções.
Inclusive, algo curioso que dá uma noção exata sobre como esse produto é resistente diz respeito às construções de alvenaria tradicional: quando blocados de forma correta e com materiais de qualidade, o uso deste produto exclui a necessidade de vigas, pois ele é capaz de suportar o peso de toda a estrutura, algo que não acontece com o uso de tijolo, por exemplo.
Outra ótima aplicação desse produto é a construção de estruturas de deslocamento vertical.
A escada de concreto, por exemplo, é uma opção que vem ganhando espaço, principalmente, no setor de decoração.
Afinal, a durabilidade e resistência do material dá a certeza de que, se construída da forma correta, a escada durará por muitos e muitos anos, sem sofrer danos estruturais.
Além da versatilidade, o preço de bloco de concreto é extremamente acessível. A unidade varia de R$ 0,77 a R$ 3,79 no varejo tradicional.
Ou seja, se levarmos em consideração o tamanho desse produto na relação com seu preço e quantidade de blocos necessários para construir toda a estrutura da sua casa ou negócio, e ainda a agilidade do processo, dá para ter a completa noção de que vale a pena investir no uso deste produto.
Preço do bloco estrutural, ainda mais quando comprado em grande quantidade (no atacado), pode sair ainda mais em conta se comprado direto da fábrica.
Isso porque os custos com logística, distribuição, entre vários outros são muito menores. Por isso, na hora da compra, vale a pena conferir.
Segurança na obra
A segurança durante toda a obra é muito importante para evitar acidentes durante e depois do processo de construção.
É importante relembrar que toda obra, por menor e menos complexa que possa parecer, precisa de estudos estruturais e cuidados, afinal, as construções estão sempre relacionadas às pessoas que frequentarão ou utilizarão aquela estrutura.
Por isso, conte sempre com a consultoria de um profissional do setor.
As grandes, médias ou pequenas empreiteiras estão espalhadas aos montes e conseguem entregar valores de projetos muito competitivos, já contando com custos com mão de obra e até mesmo materiais.
Outra questão muito importante e que não deve ser deixada de lado é a segurança dos próprios profissionais que atuam naquela construção.
Utilize e faça com que a equipe responsável pelo projeto use todos os equipamentos de segurança exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
Colocar a própria vida em risco ou a segurança de outras pessoas nunca pode ser uma opção a ser considerada.