Pequenas mudanças são capazes de gerar grandes impactos nos cômodos do ambiente, até mesmo deixá-los mais elegantes.
Muitas pessoas direcionam parte da atenção para itens decorativos, porém, os revestimentos e tipos de forros utilizados também contribuem na renovação de determinados locais, seja um escritório ou residência.
O gesso é um dos materiais mais explorados para essas opções, pois sua versatilidade faz com que seja possível adaptá-lo aos mais diversos tipos de ambientes e exigências na decoração.
No entanto, assim como qualquer material, é preciso que seja de qualidade e instalado corretamente por empresas de confiança.
O que são sancas de gesso?
A sanca de gesso consiste em uma espécie de acabamento ou moldura, instalada comumente na área de encontro entre a parede e o teto.
É possível que seja ou não instalada em conjunto com a iluminação do local. Há certa confusão em torno das sancas e forros, porém, são itens diferentes, apesar de ambos serem aplicados no teto.
Enquanto a instalação da sanca não necessita de rebaixamento, o forro é um tipo de cobertura que normalmente é rebaixada e pode apresentar ou não uma pequena distância da parede, dando um aspecto diferenciado para o local.
Ao buscar por sanca de gesso preço, é indispensável ter consciência de que os valores podem variar, uma vez que existem três tipos diferentes deste acabamento: fechada, invertida e aberta.
Diferentemente das outras opções, a sanca fechada tem o acabamento fechado nas laterais, ou seja, para a instalação de usos, é necessário o uso de spots na própria moldura.
Os spots correspondem a um tipo de iluminação com maior aspecto decorativo, em especial por se tratar de uma luz melhor direcionada e que permite diversas combinações no ambiente.
É favorável que no projeto de instalação das sancas, os tipos e número de spots a serem colocados sejam escolhidos.
Já no que diz respeito a invertida, apresenta uma distância de aproximadamente 15 cm da parede.
Neste espaço, normalmente se realiza a instalação da iluminação, que pode ser efetuada por meio de fitas de led ou outras opções.
Por fim, a sanca aberta apresenta grande semelhança com a invertida, porém, tem abertura voltada para o centro ao invés da parede.
Quais são os principais tipos de forros?
Os forros podem ir além da decoração, principalmente por muitas opções apresentarem funcionalidade de isolante térmico e acústico.
Os principais tipos são:
- Forro de gesso;
- Forro de PVC;
- Forro metálico;
- Forro de fibra mineral;
- Forro de madeira;
- Forro de isopor;
- Forro de lã de vidro.
Cada uma das opções apresentadas, naturalmente, apresentam suas vantagens e desvantagens.
No caso do gesso, apresenta boa resistência ao fogo e um isolamento termo-acústico considerável, porém, a remoção normalmente é destrutiva e, dependendo do acabamento, pode estar propenso a rachaduras e trincas.
Uma alternativa as placas maciças de gesso, é a de gesso acartonado, que apresenta maior custo, porém, é produzida industrialmente e promove maior rigidez.
Dessa maneira, fica livre de adversidades da opção anterior, que são as trincas e rachaduras. Além disso, a fixação comumente é ágil e seca.
No caso da lã de vidro, embora a estrutura fique mais aparente do que em outros casos, é uma alternativa totalmente removível e de boa durabilidade.
As opções de metal e fibra mineral são amplamente usadas em locais públicos, em especial, por sua versatilidade.
Há opções que também contribuem com ambientes mais sustentáveis, que é o caso do forro de isopor para teto que é 100% reciclável e o de madeira que, dependendo do material, é biodegradável.
Por mais que a maioria apresenta baixo desempenho em relação ao fogo e/ou a umidade, é fundamental observar as especificações de cada tipo antes de solicitar a instalação.
Como a iluminação embutida é colocada?
Conforme apresentado, em alguns casos há possibilidade de instalar a iluminação embutida em forros e sancas.
Ao optar por esse serviço, é importante ter em mente que as luzes também são elementos capazes de contribuir com um ambiente mais elegante.
No entanto, para fazer a instalação, geralmente é necessário que exista no mínimo 15 cm de distância do teto para que as luzes sejam instaladas no interior do forro.
É importante buscar por empresas que realizam esse tipo de serviço de forma completa e principalmente, sem comprometer a estrutura do forro ou sanca do ambiente.