Nos dias atuais, em média, um ser humano gera cerca de um quilo de lixo por dia, considerando isso, com o tempo, começou a ser necessário encontrar locais apropriados para seu descarte.
Por ser uma cadeia de processos, o lixo que geramos passa por diversas etapas até chegar em sua armazenagem final.
Muito usado em lares, empresas, escolas, ruas, entre outros, a Lixeira torna-se um meio acessível de se desfazer de alguns materiais.
A lixeira é usada em diversos locais pela sua praticidade de uso, e com o tempo se tornou cada vez mais necessária e indispensável.
O que originou diversas demandas no comércio, e os produtores não ficaram para trás e inovaram os tipos de Cesto de lixo no mercado, para atender todos os possíveis consumidores.
Em tempos em que a funcionalidade é algo de extrema importância, locais como moradias, buscam praticidades que esse objeto proporciona.
De diversos tamanhos, formatos e proporções, qualquer cômodo da casa pode comportar uma lixeira, existindo lixos para cozinha, lixeira para quarto, banheiro, entre outros cômodos.
Além das lixeiras inusitadas como a Lixeira infantil, que promove à criança adaptações diferenciadas, priorizam a utilidade e motivam o lúdico e a acessibilidade, necessária para seu uso.
Ademais, diferentes acessórios começaram a ser usados para compor a estrutura das lixeiras, convencionalmente, feitas de plástico.
Na atualidade, elas podem suprir à questão da estética, como lixos de madeira ou a durabilidade, como o Cesto de lixo inox, que é ideal para lugares que recebem umidade.
Modelos de lixeiras fazem sucesso no mercado
Outro fator importante é a oportunidade de poder separar, adequadamente, os resíduos, com o aumento e variedade de embalagens, ecologicamente se tornou necessária a separação do lixo, até mesmo por segurança.
Por exemplo, o resíduo hospitalar que por estar infectado, é fundamental que haja um descarte adequado para a seguridade da população.
Outro problema que surgiu nos dias atuais é o tempo de degradação dos detritos, como plástico e isopor.
Confira, a seguir, uma lista com o tempo de decomposição de materiais:
Sacos plásticos: 30 a 40 anos;
- Vidro: 1 milhão de anos;
- Garrafa Pet: tempo indeterminado;
- Latas de alumínio: 200 anos.
A Coleta seletiva é uma das melhores alternativas para diminuir o problema de poluição no mundo, a separação é feita previamente a partir de suas similaridades, separadas por coloração.
Geralmente, a coleta é realizada pela divisão de vidro, plástico, material orgânico e metal.
Essa segmentação é feita, pois cada tipo de objeto tem uma reciclagem diferenciada, e é nessa parte do processo que se pode reutilizar um produto que demoraria anos para se decompor.
Os Lixos recicláveis podem ajudar a solucionar a contrariedade existente em relação à contaminação que existe no mundo, são usados diversos métodos que, em um processo, vão desde a coleta do material até a sua revitalização.
A preservação do meio ambiente
Entre diversos tipos de modelos, as lixeiras convencionais vieram para mudar hábitos antes não executados pela maioria das pessoas, além do bem-estar promovido, a preservação da natureza se tornou mais importante e eficaz.