Escolher o melhor piso para sua casa, geralmente, pode resultar em dores de cabeças, principalmente porque cada modelo de revestimento, possui características e funcionalidades próprias.
Nesse sentido, há um tipo de piso recomendado para cada cômodo da casa, área e usabilidade, como é o caso do rodapé branco para residência.
Então, antes de decidir qual o revestimento mais adequado, é importante entender se o escolhido atende às suas expectativas e usos, garantindo que o item seja aproveitado da melhor maneira.
Modelos de pisos
Como o mercado conta com diversos modelos de pisos e revestimentos, listamos abaixo os principais tipos e suas devidas características.
Piso laminado
O piso laminado de madeira, consiste em um modelo de revestimento muito utilizado em residências, principalmente quando levamos em consideração a sua versatilidade e beleza.
De modo geral, ele pode apresentar uma série de características estéticas, como é o caso dos modelos de piso laminado de madeira de demolição ou madeira escura.
A principal vantagem do piso laminado é o valor, que geralmente é mais acessível e com uma ótima relação de custo e benefício. Como também, são pisos sustentáveis por serem confeccionados de madeira reflorestada.
Além disso, o piso laminado pode ser utilizado em diversos cômodos da casa, como quarto, sala e área externa (desde que cobertas), proporcionando um ambiente mais bonito e organizado. Sendo muito útil também nas decorações rústicas.
Piso Vinílico
Os pisos vinílicos possuem uma série de vantagens e benefícios, e a aparência é parecida com os pisos laminados.
De modo geral, podem ser encaixados sobre a manta do revestimento, sob o sistema de “click”, cuja instalação é bem semelhante ao modelo anterior.
Sua versatilidade permite o uso em diversos cômodos da casa, como os pisos vinílicos para sala e quarto.
Pisos de madeira
Os pisos de madeira apresentam uma ótima harmonização estética, principalmente quando o assunto é contribuir com um ambiente mais sofisticado.
Além disso, é muito utilizado em decorações rústicas, proporcionando melhor adequação ao design do local.
Os pisos de madeira também apresentam um ótimo conforto térmico, permitindo que os moradores andem descalços pela casa, por exemplo.
Piso de granito
Quando o assunto é resistência, os pisos de granito são ótimos concorrentes pelo pódio. De modo geral, são escolhidos justamente por essa característica, principalmente em ambientes com grande circulação de pessoas.
Para residências, os pisos de granito apresentam uma série de modelos, que variam de acordo com a tonalidade, que também podem se adequar a decoração do ambiente. Por exemplo, tons mais claros são ótimos parceiros para um cômodo minimalista.
Cerâmica
Os pisos de cerâmica são os mais utilizados, encontrados em diversas residências brasileiras. Por conta da sua versatilidade, podem ser usados em variados cômodos, desde banheiros até áreas externas, como também para azulejar ambientes.
De modo geral são mais acessíveis, cujo valor varia de acordo com o tamanho, características e informações estéticas.
Porcelanato
Os pisos de porcelanato possuem uma ótima harmonização estética, e ainda podem imitar diversos outros tipos de revestimentos, como é o caso do granito, madeira e mármore.
Além disso, podem ser usados em todos os cômodos da casa com aplicações distintas, como por exemplo o rodapé branco.
Como escolher o melhor piso para o meu ambiente?
O primeiro passo para escolher o melhor piso para o seu ambiente, é colocar na ponta do lápis todas as características necessárias.
Por exemplo, não faz sentido colocar um piso de madeira no banheiro, certo? Porque apesar do conforto estético, ele não apresenta as características necessárias para o devido escoamento da água e muito menos resistência a umidade.
Então, separe as necessidades de cada cômodo, como também as características estéticas para receber, assim, o devido revestimento.
Nesse quesito, a cozinha precisa de um piso resistente, tanto a altas temperaturas quanto a umidade.
No caso do banheiro, o ideal é receber um revestimento antiderrapante, prevenindo qualquer tipo de acidente dentro de casa.
Os quartos e as salas, geralmente, permitem outros modelos de pisos de acordo com as necessidades estéticas.
Outro ponto para escolher o melhor piso, é procurar empresas especializadas no produto, comparando valores e benefícios. Esse cuidado garante a contratação de produtos por preços acessíveis e de ótima qualidade.
Não deixe de consultar um profissional, afinal, a sua casa é o seu porto seguro, e quanto melhor estiver esse ambiente, maior será o conforto dentro do seu lar.