Conhecendo mais sobre o tratamento de água da Sabesp

estação de tratamento de água (ETA) da Sabesp atua como fábrica de produzir água potável à população. De acordo com a própria organização, existem 240 estações responsáveis pelo tratamento do líquido, uma vez que 28 abastecem a região central de São Paulo. O restante das estações abastecem os demais municípios interioranos do Estado.

Para se ter ideia da dimensão do tratamento de agua, mais de 115 mil litros de são tratados por segundo. O número é muito expressivo, mas ainda pode aumentar a partir dos projetos de extensão da Sabesp.

Ainda assim, vale dizer que o processo convencional de tratamento de água é dividido em algumas etapas. Deste modo, em cada uma delas existe um rígido controle da quantidade de produtos químicos dosados e acompanhamento dos padrões de qualidade.

A partir desse ponto de vista, desenvolvemos este conteúdo para que você conheça mais sobre o tratamento de água da Sabesp. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos e confira todas as etapas do tratamento de água.

Pré-cloração

A primeira etapa é a pré-cloração, onde o cloro é acionado na água a partir do momento em que ela chega à rede de tratamento da Sabesp. Deste modo, toda e qualquer matéria orgânica, bem como metais, são retirados do líquido.

O cloro é um dos principais itens utilizados na purificação da água, além de ser muito característico. Geralmente, o cloro deixa a água com aspecto embranquecido por alguns segundos. Isso significa que o composto químico está eliminando todos os corpos orgânicos, invisíveis a olho nu.

Por conta disso, muitas pessoas procuram saber sobre o reservatório de água metálico preço, onde a água fica armazenada logo após o tratamento com cloro.

Pré-alcalinização

Depois da aplicação do cloro, a água é acrescida de soda ou cal, que servem para ajustar o pH aos valores exigidos nas etapas seguintes do tratamento. Assim como foi falado há pouco, todo esse tratamento acontece rapidamente, o que garante a alta produtividade da empresa.

Para ter uma breve ideia, o índice pH é referente à água ser um ácido, neutra ou uma base. Ou seja, Um pH de 7 é considerado neutro, uma vez que o pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é classificado como básico ou alcalino.

O ideal para o consumo humano é a água com um pH entre 6,0 e 9,5.

Coagulação

Nesta etapa ocorre a adição de alguns compostos químicos que asseguram a qualidade de água. Sendo assim, o procedimento envolve as seguintes ações:

 

  • Adição de sulfato de alumínio;

  • Colocação de cloreto férrico;

  • Agitação violenta da água.

  • Adição de outros coagulantes.

 

Deste modo, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas, o que facilita agregá-las e retirá-las da água. Sendo assim, a água chega à caixa para cavalete sabesp  de todas as casas, limpas e seguras para o consumo.

Floculação

Depois de coagulada, há uma mistura lenta do líquido, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas. Ou seja, todas as partículas serão floculadas e, deste modo, retiradas da água. Todo o processo acontece em um grande reservatório da Sabesp.

Decantação e filtração

O procedimento de decantação acontece quando a água passa por imensos tanques de separação dos flocos residuais formados na última etapa. Sendo assim, todos os pontos de sujeira são separados da água, garantindo assim uma limpeza eficiente.

Posteriormente, o líquido passa por outros tanques compostos por pedras, carvão antracito e areia. Esses elementos são responsáveis pela retenção da sujeira que restou da fase anterior, assegurando a total filtração da água que, logo mais, vai chegar à caixa de relogio das casas, apartamentos e empresas.

Pós-alcalinização e desinfecção da água

Depois dos últimos processos, a água passa pela correção final do pH, para evitar ações corrosivas ou incrustações dentre as tubulações por onde ela passa.

Sendo assim, a água passa por uma última adição de cloro antes de sair da Estação de Tratamento da Sabesp. Deste modo, ela é transportada diretamente para o seu destino final: a residência do consumidor. Ainda por cima, ela garante que a água fornecida chegue sem nenhum tipo de bactéria e vírus até a residência dos usuários.

Fluoretação

Para encerrar, a água também recebe uma adição de flúor, substância que evita o surgimento de cáries nos dentes.

Portanto, esses são todos os processos do tratamento de água da Sabesp. Lembrando que todos os dados estão presentes no site da empresa que fornece água para grande parte do Estado de São Paulo.