Projetos de engenharia civil nunca são simples. Independentemente do porte da obra em questão, de ela ser uma reforma ou uma construção, é preciso considerar a segurança e a estabilidade da edificação, o orçamento, os melhores materiais para realizar certas tarefas, etc.
A boa notícia é que, nos últimos anos, têm sido desenvolvidas técnicas e tecnologias pensadas especialmente para simplificar projetos de engenharia.
Isso significa que uma obra pode ser concluída mais rapidamente sem comprometer a qualidade da entrega.
No caso de construções corporativas, esse fator é ainda mais importante. Afinal, para as empresas tempo é dinheiro e quanto antes suas instalações ficarem prontas, melhor.
Este é o seu seu caso?
Então confira a seguir alguns serviços importantes na construção de seu espaço corporativo:
1. Aplicação de asfalto a frio
Muitas pessoas associam a aplicação de asfalto a um procedimento demorado, complexo e caro, que mobiliza uma grande quantidade de trabalhadores e máquinas.
Por conta disso, as pessoas que pretendem construir estruturas como um pátio ou um estacionamento costumam preferir outros revestimentos mais simples.
A boa notícia é que o mercado já desenvolveu uma solução diferenciada, mais simples e eficiente: o asfalto a frio. Seu principal diferencial é o fato de que ele já vem pronto para o uso, dispensando misturas com outros componentes.
Consequentemente, tampouco é preciso contar com profissionais que tenham um conhecimento aprofundado a respeito dele porque sua aplicação é muito mais simples.
Isso, por sua vez, costuma reduzir o custo da intervenção.
Só que, além de ser mais barato, este material também tem outros diferenciais. Um deles é o fato de que ele recebe um componente hidrorrepelente ainda na fábrica, o que o torna impermeável.
Isso significa que ele resistirá mesmo aos períodos de chuvas mais pesadas sem maiores problemas.
Da mesma forma, ele adere automaticamente à superfície quando é aplicado. Assim, ao contrário da asfaltagem tradicional, ele não se solta quando veículos pesados passam sobre ele.
O resultado é um revestimento de excelente qualidade e durabilidade, e, consequentemente, com uma ótima relação custo-benefício.
2. Perícia de engenharia civil
Em determinadas situações, é preciso que um profissional faça uma vistoria em uma construção e emita um parecer sobre seu estado de conservação, ou mesmo sobre o seu valor.
Trata-se de um serviço muito específico prestado por engenheiros: a perícia.
Entretanto, ela também pode ser realizada no canteiro de obras, durante a realização do projeto.
No caso da perícia de engenharia na construção civil, a ideia é examinar os procedimentos realizados pela equipe e, caso entenda-se que eles não são adequados, sugerir melhorias.
Entre os procedimentos realizados, estão:
-
Análise do protótipo;
-
Entrevistas para coleta de informações;
-
Inspeção das estruturas já prontas;
-
Verificação de responsabilidades.
Graças a eles, é possível analisar o estado atual das rotinas de trabalho, bem como sugerir melhorias visando a eficiência e a segurança.
Por mais que esta tarefa seja própria dos engenheiros, não é qualquer profissional da área que pode realizá-la. Para isso é preciso que ele se especialize na área de perícias.
Do contrário, ele não poderá se responsabilizar legalmente pelo procedimento.
3. Projetos de prevenção a incêndios
Muitas pessoas ainda veem a ocorrência de um incêndio como algo típico de edifícios antigos e mal conservados.
Porém, focos de fogo podem se alastrar por qualquer lugar, inclusive as mais modernas edificações comerciais.
Portanto, é fundamental se precaver e contar com equipamentos e instalações que evitem uma ocorrência do tipo.
Contudo, isso não é apenas uma questão de segurança, como, também, legal.
Devido ao risco que incêndios oferecem à integridade física de quem frequenta um local, o poder público tem algumas exigências à respeito da prevenção destas ocorrências.
É preciso, por exemplo, que o estabelecimento conte com um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para que funcione regularmente.
Isso, porém, não significa que baste instalar uma série de equipamentos de prevenção e combate ao fogo sem critério algum.
É preciso, por exemplo, que haja um abrigo para mangueira protegendo este equipamento e que ele esteja instalado em um local estratégico, bem como os extintores e hidrantes.
Por fim, também é preciso dispor de mecanismos de segurança que facilitem evacuações, como portas corta-fogo e luzes de emergência.
Tendo em vista que instalações com fins comerciais costumam abrigar muitas pessoas, isso é primordial para evitar tragédias.