Dentro de construções, tais como prédios, a necessidade de preservar a segurança do espaço e manutenção é ainda maior, tendo em vista que, geralmente, estes locais possuem um grande fluxo de pessoas.
Outro detalhe é que essas construções apresentam uma estrutura grande e complexa, a qual, caso não cuidada da maneira correta, pode acabar gerando grandes acidentes e desastres.
Pensando nessa questão e em todos os problemas que podem ser decorrentes da falta de práticas seguras dentro de prédios, o texto a seguir oferecerá algumas dicas para manter a segurança de uma construção em dia.
A manutenção predial
A manutenção predial é, de certa forma, um segmento de mercado novo dentro do país. Este trabalho consiste em realizar a manutenção completa de toda a infraestrutura contida em um prédio.
Dessa forma, tal manutenção fica responsável por cuidar dos sistemas:
- De segurança;
- De incêndios;
- Elétricos;
- Hidráulicos;
- De climatização;
- De comunicação.
Por essa razão, a manutenção de prédios é como um “check-up” total de uma construção, buscando preservar o estado dela e, consequentemente, o bem-estar de todos que nela se encontram.
Apesar de ser um serviço caro, a falta dele pode trazer ainda mais prejuízos no futuro, já que se torna necessário desembolsar o conserto de sistemas inteiros e, em alguns casos, o pagamento de multas.
A manutenção SPDA
A manutenção SPDA, cuja sigla significa Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, é uma necessidade que deve ser cumprida de acordo com uma série de normas técnicas e regras.
Isso porque tal sistema é responsável por proteger uma construção contra descargas atmosféricas, tais como raios, os quais costumam ser direcionados a um para-raios e dispersado para o chão.
Sem tal sistema, as pessoas presentes em uma construção ficam sujeitas a choques, que podem provocar mortes. Por essa razão, a manutenção visa:
- Fazer levantamentos do estado dos aterramentos;
- Identificar se há partes enferrujadas no sistema;
- Avaliar as partes metálicas e o seu estado de conservação;
- Checar o tensionamento dos cabos.
A manutenção elétrica
Também pertencente aos serviços de manutenção predial, a manutenção eletrica é um outro tipo de trabalho que consiste em garantir o funcionamento adequado de circuitos elétricos, sejam eles de máquinas, painéis ou equipamentos existentes dentro do prédio.
Além disso, este trabalho, que pode ser tanto preventivo quanto corretivo, tem o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes, tendo em vista que uma rede elétrica apresentando problemas tem chances de ocasionar curtos-circuitos e incêndios. Sobre estes, falaremos logo a seguir.
O projeto de incêndio
O projeto de incendio consiste em um trabalho feito por um projetista especializado na área, de modo a garantir a proteção das pessoas que se encontram dentro de um prédio e do entorno dele contra possíveis incêndios.
Para isso, é necessário, além de possuir uma estrutura que não favoreça o surgimento de incêndios, oferecer medidas cabíveis para combater focos de fogo caso algum tipo de incidente venha acontecer.
Por esse motivo, existe uma série de normas e disposições orientadas pelo Corpo de Bombeiros para assegurar a eficiência do projeto.
A instalação de sprinklers
Como uma das principais medidas utilizadas para se combater incêndios, têm-se a utilização dos sprinklers, os quais nada mais são do que chuveiros capazes de lançar fortes jatos de água nos corredores dos prédios ou cômodos.
O funcionamento dos sprinklers se dá a partir de um bulbo contendo um elemento sensível, o qual, ao ficar exposto a um determinado aumento de temperatura, rompe-se, liberando a água armazenada para o combate a incêndios.
Desse modo, a instalação de sprinklers consiste em um meio bastante econômico e eficiente para diminuir os danos do fogo provocados à uma construção.
O laudo AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um tipo de documento o qual é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O seu intuito é garantir que um espaço possua todas as condições de segurança necessárias para o combate a incêndios.
O laudo AVCB corpo de bombeiros pode ser considerado o objetivo final de todas as medidas de segurança abordadas no texto acima.
Isso porque ele visa garantir a proteção total de um prédio por meio de uma série de práticas de segurança. Assim, a construção que possua um laudo AVCB está apta a abrir suas portas.