Para iniciar uma construção civil é importante se atentar em vários detalhes, como os aspectos decorativos e de segurança para o ambiente residencial, entre eles, o estudo de impacto de vizinhanca EIV.
O EIV (Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança) é um planejamento realizado pelo poder público, para que projetos sejam aprovados ou implantados em uma cidade ou município.
Basicamente, é a autorização para que os projetos de construção, tanto públicos como privados, possam ocorrer no local, sem comprometer a qualidade de vida das pessoas ao redor.
Além disso, existe uma preocupação ambiental que incide sobre ações que serão realizadas no solo ou na utilização de recursos naturais.
Por isso, o estudo verifica o tipo de obra, os impactos, ações que podem ser feitas para mitigar danos à vizinhança e ao meio ambiente, assim como a intenção de garantir uma harmonia entre as partes.
O piso de concreto
No momento da construção civil, uma das ações necessárias é a escolha do piso. Existem muitas possibilidades disponíveis no mercado, que vão desde os pisos de cerâmica até o porcelanato. Mas, um tipo de piso que vem ganhando destaque no cenário residencial, é o piso concreto polido industrial.
Apesar da sua popularidade, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é este piso e como funciona sua utilização.
Para isso, é importante compreender o que é este um piso industrial, que tem como características:
- Resistência;
- Durabilidade;
- Segurança;
- Praticidade;
- Excelente custo-benefício.
Apesar disso, existem diferenças entre o piso de concreto e o piso industrial. Os dois utilizam o concreto, que é a mistura do cimento, areia, pedras e água, mas no caso do piso industrial, existe uma variação na armação de concreto utilizada. Além disso, o tipo de solo a ser instalado, assim como a espessura do material pode sofrer variações.
De modo geral, os tipos de pisos industriais mais comuns são o epóxi, vinílico e o de concreto polido, que são modelos resistentes e que aguentam altos impactos no dia a dia.
O piso industrial de concreto polido vem ganhando espaço na construção civil, pelo fato de ser um material muito resistente diante dos impactos, assim como em contato com o uso de produtos e elementos químicos.
Além disso, neste tipo de piso não ocorre o crescimento e expansão de bactérias, ácaros e muito menos a presença de umidade. Ou seja, isso faz com que sua durabilidade seja ainda maior.
Outro destaque deste tipo de piso é sobre a limpeza do material, assim como seus processos de impermeabilização. Este material é tão versátil que pode ser utilizado tanto em ambientes industriais e de alto impacto, como nos projetos residenciais.
Junto com os pisos, é possível pensar também no uso de um carpete de sala, que é um material instalado acima do piso para agregar conforto, sofisticação e comodidade.
Este tipo de elemento pode ser feito de vários materiais, como o carpete de manta, nylon ou polipropileno, cada um características diferentes, proporcionando conforto e beleza para os ambientes.
Elementos adicionais de segurança residencial
Além dos elementos para agregar a decoração para o processo de construção ou reforma, também é importante pensar sobre a segurança residencial, sobretudo, de áreas externas.
Com isso, é possível utilizar uma fita antiderrapante transparente para área externa, que pode ser utilizada em garagens, estacionamentos e ambientes comerciais e residenciais.
Este tipo de fita é instalada com o objetivo de evitar e prevenir acidentes nas áreas externas, pelo fato do ambiente estar em um contato direto com sol, chuva e umidade, de modo geral.
Como existem alguns modelos de fita antiderrapante area externa, é importante que o cliente, em contato com o engenheiro civil, verifique qual é o melhor modelo para cada ambiente do imóvel.
Além do uso de fitas antiderrapantes, que podem ser utilizadas sobre os pisos instalados nas áreas externas, também é possível utilizar o revestimento rampa garagem, que pode ser com uma cobertura de:
- Vidro laminado;
- Policarbonato;
- Toldo ou tecido;
- Madeira;
- Metal.
Isso é importante para garantir que a área externa tenha maior durabilidade em contato com os fatores externos que podem acabar realizando danos na construção, como rachaduras ou umidade.
Portanto, os investimentos realizados em serviços de segurança e materiais de qualidade são o segredo para o sucesso da obra.