Em ambientes residenciais, principalmente em condomínios, existem alguns elementos que influenciam diretamente na qualidade de vida e bem-estar dos moradores.
Como é um local com moradia em conjunta, existem alguns serviços que são usufruídos de forma coletiva, exigindo ainda mais, cuidados e atenção.
Devido à importância desses elementos de segurança, esse artigo vai trazer algumas dicas sobre elementos que podem auxiliar na segurança do prédio. Confira!
Detalhes para garantir a segurança do seu condomínio
Como citamos acima, morar em condomínio é morar em conjunto, utilizando serviços em comum com a vizinhança. Por isso, esses serviços precisam funcionar corretamente para evitar acidentes e problemas com os moradores.
Um dos serviços presentes em condomínios, principalmente, com mais de 4 andares é o uso de elevador. Esse equipamento ajuda no deslocamento dos moradores para cima e para baixo, evitando que os mesmos precisem se deslocar através das escadas, o que demandaria muito mais tempo e força física.
Os elevadores facilitam bastante a vida dos moradores que vivem em andares mais altos, gestantes, crianças e a locomoção de pessoas idosas também.
Mas, para que esse equipamento funcione corretamente, é necessário que ocorra uma manutenção preventiva para verificar seu funcionamento ou detectar problemas mecânicos de forma inicial.
Uma pane no elevador com moradores, pode causar muitos transtornos, inclusive, emocionais e de saúde, pois algumas pessoas possuem fobia de locais fechados ou bastante medo. Por isso, com a manutenção e os cuidados corretos é bem provável que falhas e danos como esses, não ocorram.
A manutenção, no caso dos elevadores, se for preventiva é melhor, pois não espera a detecção de um problema para agir. No caso, o técnico vai ao condomínio e verifica os seguintes detalhes:
- As instalações elétricas;
- O cabeamento, principalmente o de aço;
- Quadro de comando;
- A velocidade;
- O contrapeso do material;
- A cabine, assim como o funcionamento das portas e botões;
- Monitoramento, reparo e troca de peças;
- Dentre outros elementos.
Já no caso da manutenção corretiva, ela acontece quando um problema já aconteceu e existe o objetivo em corrigi-lo para que o caso não se agrave.
Nesse tipo de caso, se não houve manutenção preventiva anteriormente, é bem provável que os gastos do condomínio sejam maiores e o tempo de transtorno, ainda maior, até que se restabeleça o funcionamento do equipamento.
É importante que os elevadores passem por uma revisão periódica, que é estabelecida a partir de cada visita do técnico.
Verificando o funcionamento do portão elétrico
Muitos condomínios possuem garagem para os veículos e portões elétricos, de acionamento automático, via controle. Verificar o funcionamento desse equipamento, assim como realizar a manutenção de portão eletrônico é fundamental para evitar transtornos, incômodos, e dores de cabeça.
Realizar um reparo de forma emergencial é muito mais caro, por isso, assim como no caso do elevador, é fundamental realizar uma manutenção preventiva do portão.
Algumas ações de uso intenso também podem danificar o portão, por exemplo, forçar o motor, não verificar o trilho ou curso do portão, sua abertura e fechamento, lubrificação e dentre outros detalhes.
Além disso, é importante conhecer as especificações técnicas do portão para saber como é de fato seu funcionamento e conseguir detectar alguma irregularidade em caso de falha.
No caso de garagem, alguns portões são de enrolar, podendo ser de funcionamento manual ou eletrônico. Nesse caso, é muito importante também realizar a manutenção de porta de aço de enrolar, com o objetivo de verificar a lubrificação do portão, as roldanas e dentre outros elementos, assegurando o aumento de sua vida útil.
Segurança: a prevenção contra incêndios
Um dos elementos mais perigosos quando se vive em apartamentos e condomínio é se o local possui estrutura adequada para prevenção de incêndio. Em um prédio, é fundamental ter um AVCB – que é um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Esse documento tem a função de mostrar que aquele local passou por vistoria e está dentro das normas e regras de segurança para a prevenção de incêndios.
Nessa vistoria, eles analisam a presença de extintores, validade, a iluminação de escadas, saídas de emergência e dentre outros fatores.
Além disso, eles verificam a presença de hidrantes, quais são as instalações de gases, se existe algum tipo de vazamento em tubulações, assim como as certificações da brigada de incêndio, e outros elementos que ajudam a prevenir acidentes.
Segurança em casa
Muitas pessoas tanto em casa como em escritórios possuem equipamentos que podem ser perfurantes e que precisam também passar por manutenção.
Uma delas é a manutenção de grampeadores, que é utilizado para unir papeis e documentos.