Quando falamos em portão basculante, trata-se de segurança, sendo ele de qualquer tipo, como basculante, deslizante ou pivotante, há portões que podem fechar em menos de 5 segundos.
A maioria das abordagens por bandidos acontece no momento que o motorista desce para abrir sua residência, instalando um portão inteligente haverá uma prevenção para que esse tipo de crime não aconteça, através do fechamento rápido de seu sistema.
Como manter o bom funcionamento do seu portão?
Os portões inteligentes podem ser encontrados nos e-commerces nacionais, tanto a fabricação, quanto a sua instalação, os preços podem variar de acordo com o material, além das peças elétricas e mecânicas que podem ser vendidas separadamente.
Mas essa segurança pode não ser tão durável, pois com o passar do tempo o motor do seu portão pode apresentar falhas do fabricante ou dos componentes mecânicos como trilhos – por onde o portão desliza.
Os agentes naturais como a chuva e o sol, em excesso, podem oxidar e enferrujar o seu portão com o tempo, o cuidado de escolher materiais antioxidantes é tão importante quanto a manutenção durante sua vida útil, investir em um equipamento desse tipo pode gerar um vantajoso custo-benefício.
A utilização de peças mais modernas e materiais mais leves e eficazes podem trazer mais proteção e menos manutenção.
Por isso, na hora de escolher o seu portão elétrico, a primeira característica que deve ser analisada é o motor, pois ele é o coração de todos os componentes.
Escolher um modelo, não pelo valor, mas sim por sua eficiência, pode lhe poupar uma boa quantia, já que o conserto de motor de portão automático pode vir a ser um custo inesperado no orçamento, além de deixar sua casa desprotegida durante a manutenção.
Pesquisar atributos da peça, como a fabricante do motor e o tempo de garantia, é essencial, além de outros atributos fundamentais como:
- Potência: é a força do seu motor, o desempenho;
- Velocidade de fechamento: alguns portões se fecham em até 3,5 segundos.
- Alimentação de energia (220V-127V);
- Economia de energia: há modelos mais econômicos, que são ideais para condomínios, onde o consumo é muito alto;
- Consulte a tolerância de peso que o motor suporta;
- Tempo de acionamento do motor em relação ao dispositivo móvel de ativação: é a resposta do portão ao acionar o botão.
Depois de certificar-se de ter adquirido um bom produto, devemos nos certificar de uma instalação correta.
Instalá-lo em um lugar coberto, por exemplo, é uma boa opção para a proteção dos fatores climáticos, do contrário há uma opção de revestimento para o portão de ferro que é galvanização (revestido em uma camada de zinco), esta pode ser uma boa escolha para que o ferro não oxide e enferruje.
Atente-se ao motor e seus acessórios
Para manter seu portão basculante sempre operante, sem falhas ou travamento dos trilhos, deve-se estar atento à manutenção dos cabos do contrapeso do seu portão, é o primeiro indicador de desgaste do seu portão.
É muito comum a entrada de insetos em placas de comando dos portões basculantes, normalmente os insetos constroem suas habitações nos cantos do portão de garagem.
Para evitar que o inseto não trave o sistema automático, deve-se sempre manter a área em torno do motor do portão limpa, tampe qualquer passagem que possa ter na placa de comando.
Manter as instalações de insetos longe do motor e seus componentes é um modo de aumentar a vida útil do portão.
A urina do cachorro é prejudicial aos metais e componentes elétricos do motor, a rápida oxidação faz com que, rapidamente, a ferrugem se alastre em seu portão, proteger o motor e seus componentes elétricos do ácido úrico da urina do cachorro é fundamental para a conservação do motor;
O acúmulo de água em seu motor pode ser prejudicial para os componentes elétricos, certifique-se de que o motor seja isolado de goteiras ou chuvas diretas, pois, além de falhas, a água pode causar uma pane geral no sistema do motor de seu portão basculante;
No portão basculante simples, algumas peças estruturais devem ser analisadas frequentemente, como as calhas, para que não haja estragos pelo atrito nos pinos, que ligam o portão aos cabos de aço, que deslizam pela calha da parede.
Devemos manter essa estrutura sempre muito bem lubrificada, pois há uma enorme tensão desses dispositivos à base fixa.
Devemos, também, tomar cuidado com os dispositivos que disparam o acionamento para o fechamento e abertura do portão, já que este é um dispositivo muito frágil em um portão basculante motorizado.