A área de construção civil tem diversas etapas, que precisam de uma ferramenta ou um maquinário específico para cada tarefa que será realizada. O mesmo deve-se dizer dos profissionais que ficam à disposição para trabalhar neste setor.
Com diversas tarefas para realizar, um pedreiro e um servente devem se atentar para as especificações a que são designados.
Ferramentas certas para o trabalho
Trabalhos como o assentamento de terreno, com máquinas especiais, como escavadeiras e tratores, devem ficar sob a responsabilidade de operadores destas máquinas, que precisam ter uma licença regulamentada, junto aos órgãos de trânsito, para poder dirigir conforme a necessidade.
O mesmo deve ser observado quanto à instalação de um sistema elétrico, que deve ficar sob a responsabilidade de um eletricista capacitado.
Além disso, o sistema hidráulico deve estar sob os cuidados de um encanador, que será capaz de projetar a entrada de água, do fornecimento externo, a distribuição pelos ambientes da construção, e a instalação de saídas, para o devido lugar, como esgotamento público e áreas de descarte de água de chuva.
As ferramentas são desenvolvidas para desempenhar um papel específico, como os profissionais, e deve ser manipulado de acordo com a capacidade técnica de cada um e o conhecimento que se tem para poder fazer as tarefas que lhe são indicadas.
Uma construção deve ser projetada por um engenheiro ou um arquiteto e os profissionais que trabalham em uma obra devem seguir um planejamento, conforme estabelecido por estes profissionais.
Quando chega a hora de fazer uma remoção de tintas, ou a limpeza de soldas das estruturas metálicas, o trabalhador pode usar um desincrustador pneumático, nas mais diferentes superfícies, pois este é um tipo de equipamento que ajuda muito neste tipo de tarefa.
Para ter um desempenho eficiente, esta ferramenta deve seguir algumas regras, para manter o funcionamento constante, como:
- Lubrificação constante e com óleo pneumático;
- Verificar o regulador de pressão, para manter velocidade variável;
- oferece um mecanismo de percussão eficiente;
- Utiliza diferentes agulhas, conforme a necessidade.
Por poder ser utilizado em diferentes superfícies, com velocidades variadas e consumo de ar comprimido constante, é possível utilizar, também, pinos extratores.
Basicamente, os pinos são fabricados com aço, podendo atender todas as tarefas exigidas em conjunto com o desincrustador.
Os pinos podem ter diâmetros variados, tanto na cabeça quanto no corpo, forjados no aço, seguindo normas de segurança, que devem ser empregadas em todos os momentos dos trabalhos dentro de um canteiro de obras.
Os trabalhos na construção civil podem exigir tarefas mais contundentes, com o uso de materiais e equipamentos mais robustos, que possam atender, de forma eficiente, o acabamento dos materiais que estão sendo empregados nas obras.
Por isso, muitos utilizam a esmerilhadeira pneumática, com eixos alongados, para os serviços mais leves, em cavidades mais profundas, ou com superfícies internas e de difícil acesso.
Em casos que o trabalho se apresenta mais difícil, é possível desbastar materiais mais pesados, como ferro e aço galvanizados, limpeza de cordões de solda e em procedimentos que determinam passar por processo de polimento.
Estas ferramentas são muito úteis e utilizam o ar comprimido de um compressor, para poder atender de modo satisfatório os serviços que lhe são designados, utilizando toda a potência necessária para a realização das tarefas.
O compressor de ar deve ficar em um local isolado, com uma distância segura das paredes, para poder funcionar de forma eficiente.
Os filtros devem ser trocados com certa regularidade, devendo ser verificado, de acordo com a poeira acumulada no ambiente.
Como é um produto que não causa poluição do ar, seu uso é muito empregado em todos os empreendimentos imobiliários para o funcionamento de diversas máquinas, como as apresentadas e para a pintura de paredes e teto.
Utilidade além das obras
Com todas as ferramentas necessárias para uma construção ser erguida de maneira correta e eficiente, há equipamentos que são utilizados, também, no dia a dia de uma residência, para serviços domésticos.
A furadeira é muito útil para a abertura de buracos, para a instalação de equipamentos eletrônicos nas paredes, como um televisor, ou mesmo para fixar armários, nos banheiros e nas cozinhas.
Outra ferramenta que é muito útil durante toda a obra, para fixar porcas e parafusos, tanto na instalação de estruturas metálicas como em tarefas que podem ser necessárias em uma residência, está a parafusadeira.
Este tipo de ferramenta ajuda nas tarefas do dia a dia, como fixar portas de armários entre outros móveis domésticos.