O conforto e a segurança de uma residência devem ser tratados com muita atenção, desde a fundação de uma obra até a convivência, no dia a dia.
Pisos adequados para cada ambiente, que proporcionam facilidade de limpeza e tem a segurança como prioridade, podem ser grandes aliados, principalmente em lares que contam com o convívio de crianças e pessoas idosas.
Nas áreas externas, como varandas, passeios, jardins e piscinas, por exemplo, este tipo de cuidado também deve ser levado em consideração, principalmente quando há a presença de água que pode se acumular e criar poças, atraindo animais e insetos.
Por isso, é importante aos profissionais que acompanham este tipo de instalação identificar os melhores métodos de aplicação.
Afinal, o mercado oferece diferentes produtos que podem ser adaptados a cada área, somando beleza e segurança à decoração de cada espaço.
O chão deve receber pisos antiderrapantes?
Acidentes domésticos são muito comuns e podem ser evitados de maneira fácil, com um custo de acordo com as necessidades dos moradores de uma residência.
A aplicação de pisos cerâmicos antiderrapantes próximo a pias, tanques, lavabos, banheiros e piscinas pode ser feito durante a construção do espaço, garantindo uma mobilidade segura para todos.
Por ser um produto bastante eficiente, seu uso é incentivado por engenheiros e arquitetos, principalmente por haver uma grande variedade de modelos, com texturas que passam pela madeira, borracha e pedra. As cores também podem ser diversificadas, permitindo que a decoração do local não seja prejudicada.
Como a superfície dos pisos fabricados em forma de ceramica antiderrapante é mais rugosa, pessoas com mobilidade reduzida terão o risco de acidentes diminuído.
É possível ainda encontrar diferentes modelos de pisos, que podem ser realizados durante a obra, ou comprados em lojas especializadas. Entre os pisos com a função antiderrapante, o mercado oferece:
- Placas de cimento, combinando mistura de cimento, areia e pedra;
- Ladrilhos hidráulicos, com acabamento sem polimento;
- Cerâmicas ásperas, com ranhuras por toda extensão;
- Madeira, que é bastante utilizada em decks.
Todas as áreas podem ser contempladas com este tipo de piso, conforme a necessidade de uso. Até mesmo a aplicação de outros elementos de proteção contra as intempéries climáticas, como coberturas, portas e portões nas áreas externas, podem ajudar na manutenção dos pisos que não derrapam.
Contra chuva e contra o sol, elementos de proteção
A manutenção dos pisos podem ser realizados com limpeza constante, com produtos desenvolvidos para esse tipo de demanda e de acordo com suas necessidades de limpeza.
Contudo, é importante contar com outros elementos que protejam a estrutura durante as estações do ano, principalmente em dias de frio e chuva, quando a umidade relativa do ar aumenta e pode deixar o piso molhado.
Nesse contexto, a cobertura de vidro temperado preço é bastante atrativa, pois ela pode ser instalado em passeios, nas áreas externas e facilitar a mobilidade, independente do clima.
Com a transparência do vidro, o ambiente fica claro durante o dia e pode ter uma bela composição com luzes. Já no período da noite, favorece a decoração do espaço, mantendo a segurança de moradores e visitantes.
A estrutura arquitetônica também pode oferecer diferentes equipamentos no local, que permitem a segurança externa e interna, criando delimitações para os espaços.
A instalação de uma porta madeira maciça externa, por exemplo, pode ser um ponto de interdição. Isso permite áreas exclusivas entre a entrada e espaços internos, como varandas e quintais. Desse modo, ainda pode ser feito o acesso a espaços de lazer, como churrasqueiras e piscinas, sem que seja necessário acessar a residência.
Diversão com segurança em todas as estações
Com o advento de equipamentos de aquecimento em piscinas, este espaço costuma ser utilizado durante todo o ano. A facilidade de acesso à área de lazer, com coberturas e pisos antiderrapantes, pode ser um motivo para receber familiares e amigos durante as demais estações.
O aquecedor de piscina pode funcionar constantemente, com a manutenção sendo realizada de forma regular, mantendo a temperatura da água agradável e com possibilidade de aproveitamento muito maior. Isso é possível mesmo em regiões de clima mais frio, ou durante as estações de outono e inverno, que costumam ser mais frias.
A área também pode receber um modelo de cobertura, que facilita uma temperatura ideal, com ventilação controlada, sem precisar forçar a bomba de calor para piscina.
Como é um equipamento que tem baixo impacto ambiental, as piscinas que recebem este tipo de projeto são bastante eficientes e permitem um ambiente livre de emissões de gases tóxicos, estando de acordo com a proteção ao meio ambiente.
Estes espaços, devidamente equipados, proporcionam segurança aos moradores e usuários, além de manter o requinte da decoração, que deve ser levado em consideração desde o projeto inicial.