Ao receber as chaves de uma casa nova, ou mesmo de uma casa usada ou de um espaço comercial, nem sempre pensamos nos detalhes que compõem as Portas e janelas do local.
No entanto, elas não apenas são importantes, como são elementos estéticos e arquitetônicos que precisam cumprir algumas regras de fabricação, sem os quais podem chegar a tornar-se razão de acidentes graves.
Isto vale especialmente para as janelas, que quase sempre contam com peças e partes feitas de vidros. Anualmente ocorrem centenas de acidentes envolvendo-as.
Os dados são da própria ABRAESP, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas. Embora seja raro, vez ou outra os acidentes podem chegar ao ponto de se tornarem fatais.
Adiante veremos, neste post, quais as matérias-primas e os cuidados de fabricação mais indicados pelos órgãos competentes. E entenderemos um pouco mais sobre esse setor que cresce a cada ano que passa e que movimenta cerca de R$1,5 bilhão por ano.
Tais cuidados abrangem os seguintes produtos:
-
As esquadrias de alumínio;
-
As esquadrias de aço;
-
As esquadrias de ferro;
-
As portas de alumínio;
-
As portas de ferro;
-
As portas de aço, etc.
Como manter 100% da segurança?
Como dito, Esquadrias de janela mal projetadas, mal fabricadas ou mesmo mal instaladas podem causar graves acidentes, por envolverem materiais cortantes e perfurantes, como são o vidro e o metal.
As portas, por outro lado, também podem oferecer riscos à segurança das pessoas. Neste caso, trata-se do risco de o dispositivo ser mal feito e não cumprir com o seu papel principal: resguardar uma edificação.
Justamente por isso, a supracitada ABRAESP, em parceria com a ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, emitiu várias regulamentações que visam controlar a qualidade desses produtos.
Infelizmente, há uma gama de serralheiros e profissionais liberais que nem sempre aplicam as regras nas fases de instalação.
Contudo, acompanhar as fabricantes para que garantam um nível mínimo em termos de qualidade já tem mostrado resultados bastante positivos.
As dicas que podem fazer diferença no dia a dia de uma Fábrica de esquadrias de alumínio para janelas e portas são as seguintes:
-
Cumprimentos das determinações legais;
-
Engenheiros e projetistas na linha de produção;
-
Maquinário sempre em dia com as manutenções;
-
Acompanhamentos das tecnologias e inovações;
-
Funcionários bem preparados e treinados;
-
Parceria com fornecedores certificados pela ISO, etc.
A ISO, no caso, é uma Organização Internacional de Normalização que determina a qualidade e a universalidade de peças e partes de vários dispositivos, equipamentos e maquinários industriais.
Os cuidados de fábrica e os pessoais
As dicas listadas acima também servem de régua para os compradores da área. Seja para as grandes empreiteiras e construtoras, seja para os clientes finais que consomem peças avulsas.
Entrar no site de várias Empresas de esquadrias de alumínio, por exemplo, e comparar informações é um modo de descobrir qual o cuidado que cada uma delas toma em relação a:
-
Os métodos de produção;
-
As matérias-primas aplicadas;
-
A formação dos engenheiros;
-
A tecnologia dos maquinários;
-
A segurança do trabalho, etc.
Ademais, uma Janela de alumínio, por exemplo, tem seus cuidados de fabricação, que dizem respeito às dimensões da esquadria, bem como à produção da liga de metal e daí por diante.
O que é importante dizer é que elas requerem os seus próprios cuidados também durante a instalação.
Esta etapa propriamente dita diz respeito à empreiteira de uma grande obra, ou ao pedreiro contrato por um cliente final, que está dando acabamento ou reformando sua casa.
Mais ainda: elas precisam de cuidados após a instalação, durante o uso rotineiro que a casa ou escritório fará do dispositivo. É verdade que o alumínio é muito resistente, mas ele demanda atenção.
É importante fazer a limpeza correta das janelas, jamais utilizando produtos químicos, preferindo apenas água e detergente neutro.
Isto é ainda mais verdadeiro após a instalação, pois os efeitos do cimento e da cal em sua superfície, no médio e longo prazo, são danosos.
As esquadrias e a customização
Outra vantagem desse tipo de esquadrias de portas e janelas, que tem feito elas se popularizarem bastante no mercado, é a customização.
Um exemplo bastante ilustrativo nós encontramos nas Esquadrias de alumínio sob medida. De fato, os catálogos de tipologia de portas e janelas são de uma variedade incrível.
Eles permitem uma quantidade enorme de modelos, bem como de dimensões, variações de vidro, puxadores, dobradiças, etc. Ainda assim, alguns cômodos podem ter uma demanda específica/única.
É aí que entra o papel da esquadria sob medida.
Encontrar uma fabricante que presta esse serviço é a certeza de estar diante de uma boa empresa, eficiente na sua linha de produção e atenciosa para com as demandas de cada cliente.