Iniciar a obra de uma estrutura não é nada simples, pois demanda muita atenção e diversas fases para que algo seja construído em suas devidas regras e garanta a segurança das pessoas que o frequentarão.
Por esse motivo, devemos pensar desde o início, em seu planejamento, pré-produção e planta, até a fachada com letra caixa (caso seja uma construção comercial que necessite de letreiro).
Para quem decide investir na construção de prédios. O trabalho será dobrado, pois um edifício vertical é de alta complexidade de montagem e fundação. Materiais diferenciados e mais resistentes são utilizados para a estruturação de grandes construções.
Então, para quem pretende investir em construção de prédios, é interessante saber alguns elementos básicos para que use o melhor material e tenha qualidade máxima em seu objetivo.
Serão abordados 3 métodos usados para esse formato de edificação em diversos momentos de seu desenvolvimento:
- Piso industrial;
- Junta de dilatação piso concreto;
- Projeto de SPDA.
O que é e como funciona o piso industrial?
Com a evolução de mercado e tecnologia. Foram introduzidas políticas setoriais com o foco no aumento da estrutura eficiente produtiva e aumento de capacidade de organização e inovação das empresas.
A partir daí, implantou novos sistemas para demandas pesadas e grandes fluxos.
Chamado de piso de alta resistência, é uma engenharia criada e utilizada de forma que o ambiente adquira capacidade de resistência e suporte o peso, cargas e tráfegos que serão colocados sobre ele.
Ou seja, ele tem a infraestrutura necessária para resistir a um fluxo agressivo de movimentação e carregamentos pesados.
Esse sistema de piso industrial é composto pelo terreno de fundação, placa de concreto, juntas e revestimentos e tratamento superficial.
A área que será concretada é dividida em diversas faixas, em que serão definidas largura e comprimo do material em função do equipamento usado para espalhá-lo.
A máquina que prepara o local para ser concretado já executa de forma simultânea o adensamento (movimentação do material de forma vibracional), sarrafeamento (regularização de superfície) e nivelamento do concreto.
Execução de Junta de dilatação piso concreto
As juntas de dilatação são elementos essenciais utilizados para garantir a integridade e a durabilidade de prédios, pontes e viadutos e outras diversas construções.
A mistura da resina com o endurecedor serve para que uma placa de concreto se ligue a outra e permita as movimentações necessárias no concreto e a transferência de cargas e peso para cada uma das placas.
De forma geral, elas asseguram que o local esteja aplanado e qualidade tanto vertical quanto horizontal, permitindo a expansão térmica.
As juntas de dilatação piso concreto são aplicadas em locais pré-determinados conforme a interligação das juntas. Seu efeito dilata com o calor e encolhe com o frio.
Essa movimentação permite a alteração dimensional que o clima provoca, assim, evitando fissuras devido a forças de compressão e estiramento ou alongamento do concreto.
Seu efeito começa entre 3 e 5 horas após o material iniciar seu processo gelatinoso. Ou seja, é um material indispensável para a estruturação de sua edificação.
O que é um Projeto de SPDA?
Temos em média 100 mil raios por ano aqui no Brasil. Como o país apresenta um alto índice, precisamos manter quem está nos prédios ou em outras edificações seguros de qualquer fenômeno externo.
O SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). É um projeto que realiza a proteção de construções e estabelecimentos de descargas atmosféricas.
O projeto de SPDA é o mais barato e seguro do mercado atual. Além de importante, o para-raios é exigido pelo corpo de bombeiros.
Então, um dos últimos passos de construção do seu prédio é entrar em contato com empresas que fornecem serviço de vistoria de imóveis para certificar sua segurança.
O spda minimiza os impactos e riscos das descargas atmosféricas nas construções e para sua aplicação é necessário seguir algumas normas vigentes, como a NBR 5419 da ABNT e a NR10 no Ministério do Trabalho.
Ao contratar uma empresa especializada, é necessário certificar-se de que ela tem a regulamentação devidamente correta.
Após essa verificação, as etapas de instalação se iniciam.
Primeiramente você receberá a visita do técnico responsável, que avaliará o risco da edificação. Definir a área total de exposição e o melhor método para proteger este local.
Os 3 principais métodos de spda existentes são:
- Método Franklin: Colocação de uma haste no topo do local, mas é limitada de acordo com a altura do prédio;
- Método Gaiola de Faraday: Estrutura é desenvolvida por uma malha de captores e cabos aterrados;
- Método de esfera rolante: Uma esfera que passa por toda a estrutura do edifício. Também chamado de método eletrogeométrico é o método mais atual.
Com essas três dicas e as escolhas corretas de cada material você poderá finalizar a sua construção de prédios com uma infraestrutura completa.
Sua edificação terá menos dificuldades com o tempo, fenômenos da natureza e será substancialmente segura.