Em uma construção, sem dúvidas, é indispensável recorrer a itens de qualidade e com as especificações corretas para uma estrutura adequada.
Neste cenário, é interessante citar que a estrutura metálica é uma alternativa amplamente empregada, essencialmente os perfis estruturais, sendo os mais comuns:
- H;
- T;
- U;
- L.
O perfil consiste em uma estrutura obtida por meio de métodos como dobragens, soldas ou laminação a quente. O uso do metálico se dá principalmente por se tratar de um material resistente e leve.
Além disso, contribuem com que as fundações tenham alívio nas cargas aplicadas. No caso do perfil H, é recomendado para cargas mais pesadas, pois é constituído por duas abas e uma estrutura reforçada.
Já o T, apresenta um centro de gravidade que corresponde com o centro da peça. Por essa razão, é considerada uma estrutura prática, amplamente aplicada em montagem de forros.
É uma alternativa muito utilizada para a montagem de forros e alguns tipos de acabamentos.
O perfil em U é considerado muito versátil, principalmente por ser encontrado em diferentes tipos, o perfil u laminado, enrijecido e o simples.
Pode ser aplicado em pequenos ou grandes projetos, tais como colunas, escadas, vigas de acabamento, entre outras possibilidades, apresentando também alta resistência geométrica.
As opções de perfis em L são chamadas de cantoneiras devido ao formato. Comumente são usadas para sustentação ou para conexões entre os componentes principais da estrutura, tais como vigas, tesouras e pilares.
Principais características de um projeto elétrico
A parte elétrica é fundamental para qualquer local e as instalações contam com diversos componentes que precisam ser selecionados e instalados de forma adequada, o que consequentemente gera um funcionamento mais seguro e satisfatório para as pessoas.
Por exemplo, para um projeto elétrico residencial completo, é indispensável que um eletricista residencial realize um estudo minucioso, que contribui não apenas com a segurança, como também com a economia do contratante, pois orienta na aquisição dos materiais mais adequados.
O profissional especializado poderá identificar os pontos para o uso da energia elétrica. Além disso, ficará responsável por estabelecer o tipo, dimensionar a instalação de condutos e condutores.
E o mesmo se aplica a localização de dispositivos que atendem as funcionalidades como as seguintes:
- Medição;
- Proteção;
- Comando;
- Organização.
Sendo assim, se pode dizer que o projeto consiste nas especificações da distribuição elétrica de forma geral, com as devidas designações citadas acima, além do posicionamento de interruptores, tomadas, caixas de distribuição e luminárias.
Há alguns problemas comuns nos projetos, tais como o curto-circuito, sobrecarga e fuga da corrente. No entanto, com um serviço de qualidade, é possível ter mais tranquilidade e evitar prejuízos e acidentes devido a problemas nas instalações.
A construção de um galpão metálico
Conforme citado anteriormente, há diferentes tipos de obras e o galpão metálico é integrante deste contexto, sendo uma alternativa tanto para pequenas, quanto para grandes construções, tais como transporte de cargas, garagens, oficinas, entre outras possibilidades.
Um galpão com a estrutura metálica pode amenizar os custos de uma obra e também assegura uma edificação praticamente sem pilares e com grandes vãos, o que consequentemente, aumenta a área útil do local.
No entanto, as vantagens citadas só podem ser alcançadas quando o projeto é realizado corretamente, por um profissional especializado e de confiança.
O uso da estrutura metalica pode variar no galpão, há modelos em que é adotada apenas na cobertura ou na estrutura, como em vigas e pilares, porém, a alternativa mais comum, é o uso direcionado apenas para a cobertura, sendo que nesta situação, as vigas e os pilares normalmente são de concreto armado.
Depende muito do tipo de obra, pois naturalmente, em alguns casos, os elementos de travamento, vigas e pilares podem ser essencialmente metálicos, sendo que o concreto é aplicado apenas para a fundação e o piso.
Por essa razão, é indispensável ter consciência de qual é a finalidade do galpão, que deve ser especificada de forma clara para os profissionais responsáveis.
Contratar mão de obra de qualidade e confiança para a construção do galpão também é indispensável, não apenas no caso do galpão, como também para os outros itens apresentados ao longo do texto.
Afinal, é uma maneira de contar com um processo efetuado por uma pessoa capacitada, de forma adequada e segura.