A madeira é uma ferramenta de decoração que dá uma aparência natural a nossa casa, além de um ar autêntico. Quando a madeira é utilizada da maneira certa, você poderá ter a atmosfera que deseja em sua casa.
Isso ocorre desde os tempos antigos. Desde as incrustações industriais que emolduravam as Pirâmides de Gizé até as esculturas decadentes que permeiam as casas do período renascentista, a madeira faz parte da arquitetura global há muitos milênios.
Na Europa, o design clássico romântico incorporou placas de madeira nos painéis. Esse se tornou o fator definitivo da era Tudor, onde as paredes eram esculpidas em painéis de campo, gravados com entalhes estilizados e ornamentados.
Na Ásia, a cultura oriental também utilizou madeira de forma criativa para fazer uma declaração. Janelas de tela geométricas complexas e estátuas envernizadas elaboradas eram comuns em grandes pavilhões.
Na América colonial, as madeiras eram manipuladas de várias maneiras para construir casas onde os pisos de madeira eram a tendência.
Ao longo dos tempos, provou ser durável, versátil, ecologicamente correta e totalmente natural.
Além do mais, a madeira é um elemento flexível para se trabalhar, esteja você incorporando-a ao interior, usando-a como fachada externa ou revigorando as características originais de madeira.
Rústica, bonita e, incrivelmente, versátil, a madeira é um dos materiais mais comuns usados em decoração de imóveis em São Paulo e do mundo todo.
As chances são de que você tenha pelo menos uma peça de mobília de madeira, mas que tal inovar para usá-la em paredes ou pisos também? Veja algumas dicas neste post!
Como usar madeira na decoração?
Muitos tipos de madeira podem ser usados na decoração de uma casa. A madeira é usada como cama, mesa, cadeira ou até cortina.
A parte criativa do trabalho mostra o efeito da madeira. Nossa sugestão é que você não misture madeira e decoração moderna.
Se você deseja usar madeira, você deve organizar o restante dos detalhes da decoração e iluminação com muito cuidado.
Você também pode usar madeira como prancheta. A área de transferência na parede adicionará beleza ao local.
Dependendo do tamanho do seu espaço, a madeira pode ser um ótimo complemento, agregando muito valor ao local por completo.
Portanto, sugerimos que você coloque madeira em áreas maiores, como em grandes ambientes de casas em São Paulo, por exemplo.
Além do mais, o uso de espelhos de madeira é uma das aplicações da moda nos últimos anos. Os espelhos com bordas de madeira podem fornecer ótimos designs nos belos cantos do seu quarto.
Invista em madeira com tom branco
A combinação de tons naturais de madeira com salas totalmente brancas, evitará uma aparência clínica e proporcionará uma sensação ao ar livre.
Evite misturar madeiras diferentes em um esquema, pois isso pode ser confuso para os olhos.
Buscar a decoração em madeira para apartamento em Moema, ou outros locais, se tornou muito comum, principalmente, quando é possível unir essa escolha com muitos outros detalhes da residência .
Você pode criar uma decoração elegante e chique
O uso da madeira cria uma simetria visual equilibrada – graças às suas linhas consistentes que funcionam perfeitamente com a maioria das decorações.
É uma escolha predominante para espaços inspirados em temas heterogêneos: litoral, chalé rústico, oriental e fazenda, entre muitos outros.
Apartamentos e salas menores se beneficiarão de detalhes em madeira em tons mais claros, pois torna o espaço maior e mais arejado.
Os maiores podem utilizar tons mais ricos para um efeito mais luxuoso. Termine a atmosfera agradável acentuando os cantos destacados com vasos de plantas – os tons de verde adicionam um toque agradável de cor e forma entre os grãos.
Quando usada em uma parede inteira ou como cabeceira de cama nos quartos, a madeira pode adicionar calor e drama aos quartos.
Há uma enorme variedade de revestimentos de madeira disponíveis, então explore as opções.
As tábuas de madeira verticais ou horizontais podem ser usadas para obter um efeito tradicional ou contemporâneo, enquanto podem ser bonitas e muito impressionantes.
Pense em chão de madeira!
Se as suas tábuas de piso estiverem em boas condições, pintá-las é uma maneira acessível e relativamente fácil de criar uma aparência country, chique e industrial.
Usar uma leve sombra de madeira internamente aumentará a sensação de espaço, principalmente, ao lado de uma paleta decorativa leve.
Considere investir em texturas com madeira
Ao contrário de tons escuros, os tons neutros são frequentemente escolhidos para criar uma atmosfera tranquila, que pode ser facilmente decorada com uma paleta monocromática, ou um surpreendente toque de cor.
Para um pouco de variedade, os designers podem usar painéis de madeira como uma parede de canto de recurso, fornecendo um contraste contra o concreto simples, tijolo ou pedra.
Resgate itens antigos
A madeira nos interiores modernos de hoje é uma reinterpretação dos conceitos já existentes: paredes de contornos, vigas altas, tetos acabados e pisos tratados.
Graças ao seu brilho de terra e textura natural, a madeira agrega organicamente a sinceridade em casas onde o aço e o concreto se tornaram grampos de uso intenso.
Faz um ambiente de chão, aprimorando os espaços contemporâneos com uma inspiradora sensação de rusticidade.
Madeiras com uma aparência rústica são populares no momento, com texturas e grãos mais ásperos, sendo uma ótima maneira de dar à sua casa uma aparência habitual.
Que tal itens sintéticos?
Vale a pena examinar alguns dos vernizes realistas que estão disponíveis agora.
Os avanços nas técnicas fotográficas significam que os acabamentos de madeira sintética são mais realistas do que nunca, incluindo texturas realistas ao toque, além de padrões que imitam perfeitamente a madeira real.
A madeira adiciona calor, textura e uma sensação de graça natural em todas as casas modernas.
Não importa qual seja a sua inspiração – seja tradicional, moderna ou eclética – utilizar os melhores presentes da natureza ajuda a criar um ambiente visualmente deslumbrante para você e sua família viverem.