A neutralidade estética dos produtos feitos de vidro garante facilidade para combinações de decoração com itens de revestimento, de mobília e objetos de diferentes acabamentos.
O vidro permite aplicações sofisticadas e bastante modernas, porque mesmo tendo um aspecto minimalista, existem hoje variações em sua cor – como o verde e o fumê – e na textura de acabamento.
Essa variações podem ser conseguidas através de técnicas como o jateamento, onde o material é submetido ao lançamento, em alta velocidade, de partículas de areia que o torna áspero e com aspecto fosco.
O aprimoramento nas técnicas de fabricação e beneficiamento do vidro, incrementa a sua utilização em construções (como no fechamento de varanda com tijolo de vidro) e em projetos decorativos, considerando particularidades do material, no que diz respeito ao isolamento acústico e a condutividade térmica, ao nível de transparência, bem como a sua resistência a impactos físicos.
Vemos empregos diversos do vidro em ambientes comerciais e domésticos, em elementos estruturais como paredes, divisórias de ambientes e teto, ou em itens de decoração, como mobiliário (mesas com tampo de vidro preto ou transparente, por exemplo), pela versatilidade e facilidade de manutenção do material e pela aparência harmoniosa e refinada que acrescenta ao adornamento dos ambientes.
A seguir, daremos dicas práticas de utilização do vidro em um apartamento.
Utilize paredes e divisórias de vidro
Uma parede feita a base de vidro, instalada na área externa ou interna de uma residência, consegue integrar os ambientes que divide, proporciona uma iluminação natural e intercambiável entre os espaços.
Tanto uma divisória de ambiente quanto uma parede desse material, oferecem a impressão de amplitude ao ambiente, direcionando a luminosidade pelo cômodo escolhido, contribuindo para uma melhor circulação de ar e pelo aproveitamento dos espaços.
A aplicação da parede de vidro pode ser feita tanto em ambiente externo quanto em ambiente interno.
No primeiro caso, a paisagem é favorecida, e é possível causar a impressão de que os elementos externos (como os de paisagismo) pertencem ao ambiente de dentro da casa, o que é esteticamente atraente.
É possível também recorrer a uma fachada feita de vidro, optando por modelos espelhados ou pelo uso de cortinas e persianas para manter a privacidade do local.
Já na parte interna de uma casa ou apartamento, pode servir para delimitar e dividir ambientes, beneficiando-se do intercâmbio de raios de luz entre os cômodos e da facilidade de instalação, manutenção e higienização desses elementos, se comparados às divisórias de alvenaria, por exemplo (que ainda demoram mais para serem fabricadas se comparadas às paredes feitas em uma vidraçaria).
É possível proteger o ambiente da entrada excessiva de radiação solar – se esse for um espaço de grande incidência – através da instalação de paredes de vidro que contêm uma tecnologia de conforto térmico e proteção solar.
É possível também realizar o isolamento acústico do ambiente, bloqueando ruídos indesejados através de vidros laminados ou duplos que asseguram uma barreira eficiente a propagação do som.
A característica de transparência desse material eleva sua adaptabilidade aos ambientes, dando leveza aos projetos de decoração, permitindo, ainda, o intercâmbio de iluminação entre os cômodos, reduzindo a conta de energia elétrica.
Quando se pretende, porém, que a parede tenha uma finalidade de delimitar o espaço de maneira mais privativa, é possível empregar películas protetoras ou imprimir ao material, técnicas que deixem seu acabamento fosco, como é o caso do jateamento.
Recorra a portas de vidro
O uso do vidro em portas possibilita maior leveza estética na transição de um cômodo para outro, suavizando os ambientes e dando a eles um aspecto moderno.
Uma porta de correr, por exemplo, é uma boa opção para realizar a divisão de espaços em ambientes reduzidos, o que é muito comum em apartamentos.
Pela transparência em que, normalmente, são fabricadas, é muito recorrente a utilização das portas de vidro em áreas comuns e de socialização de um apartamento, como as sacadas, salas e na cozinha.
A porta de vidro para cozinha, quando separada da lavanderia, por exemplo, impede que o odor proveniente dos alimentos preparados alcance as roupas estendidas naquele espaço.
As vantagens desse material têm a ver com o desenvolvimento dessa área de fabricação nos últimos anos, possibilitando que as portas de vidro obtivessem funções como a termoacústica, o que é muito interessante nas áreas internas de um ambiente doméstico, como é o caso da porta de vidro para cozinha.
Empregue o vidro na decoração
Uma dica é usar um tampo de vidro preto em mesa de vidro central ou de jantar para dar um ar sofisticado ao ambiente.
Use o vidro em sua sacada
É possível realizar o fechamento de varanda com tijolo de vidro, o que pode ser feito, por exemplo, com vidro temperado, cuja técnica de fabricação o torna muito mais resistente a impactos mecânicos.