A composição do telhado em um projeto pode ser otimizada ao máximo, de modo a promover não apenas mais economia e praticidade no cotidiano construtivo, mas também com o objetivo de garantir uma estrutura mais segura e sustentável, capaz de trazer uma série de benefícios para a obra com materiais resistentes como o ferro.
Dessa forma, é importante conhecer alguns dos itens que são empregados nas estruturas que mais se destacam nesse sentido: as metálicas. Além de assegurar procedimentos mais ágeis na hora de construir, elas também conferem muitas outras vantagens.
Para conhecê-las e ficar por dentro de seus componentes e materiais empregados, continue acompanhando o artigo a seguir!
Estruturas metálicas: vale a pena aderir?
O uso da estrutura metálica para telhado tem aumentado cada vez mais e muitas pessoas que estão construindo edificações se perguntam quais são as maiores vantagens fornecidas ao se optar pelo emprego desses itens no projeto.
Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre essa tendência, lembrando que ela não está crescendo por acaso.
Em primeiro lugar, as estruturas metálicas garantem muito mais agilidade e praticidade para a realização do projeto, de forma que o cotidiano de trabalho no canteiro de obras se torna mais otimizado.
Por isso, existem diferentes tipos de estruturas e elas são aplicadas de acordo com a composição do telhado, de modo que podemos destacar o uso tanto do telhado simples quanto do telhado metálico, que é o mais comum quando falamos desse contexto.
Já com relação às suas vantagens, vale mencionar:
- Economia na construção de telhados de qualidade;
- Possui montagem rápida e manutenção simples;
- É leve, o que alivia as fundações;
- Pode ser desmontada posteriormente;
- Confere benefícios estéticos ao local.
Itens indispensáveis: barra de ferro
A Barra chata de ferro é extremamente importante no uso industrial, atendendo a estruturas que são utilizadas para atividades em diversos segmentos, e também apresenta grande funcionalidade em construções comerciais e até mesmo na agricultura.
Ela pode ser adquirida em dois formatos: liso ou quadriculado. Além disso, sua composição oferece benefícios para a confecção não só de telhados, mas também de:
- Dutos de ar;
- Projeção de sistemas de isolamento;
- Maquinários em geral;
- Fachadas;
- Sistemas da indústria automobilística.
Assim como a chapa de ferro galvanizado, a barra que passa pelo procedimento conhecido como galvanização, oferece ainda mais benefícios por conta do elevado índice de blindagem, garantindo resistência acima da média e promovendo muito mais qualidade na composição da estrutura como um todo.
Isso porque a galvanização reveste o material com uma camada de zinco, protegendo-o contra processos corrosivos e de desgaste.
Tubos de ferro
O Tubo de ferro quadrado, por sua vez, possui um formato diferenciado e é utilizado em diversos segmentos. Ele é fabricado a partir do tubo redondo, sendo adaptado para o uso no formato quadrado de acordo com as demandas de cada operação.
Pela extrema versatilidade no setor da construção civil, seu uso vem crescendo cada vez mais, possuindo diferentes aplicações.
É possível encontrar atualmente no mercado modelos com ou sem costura, o que deve ser escolhido com base nas demandas internas do canteiro de obras e dos procedimentos construtivos nos quais os tubos quadrados serão utilizados.
Seja redondo ou quadrado, o tubo de ferro preço pode variar conforme a quantidade e as dimensões desejadas, de modo que a dica é sempre buscar pela melhor relação custo-benefício, garantindo o uso de itens de qualidade sem prejudicar o orçamento do projeto.
Vigas de ferro
Não poderíamos abordar a questão da promoção de agilidade e segurança na composição de estruturas metálicas voltadas para a construção de telhados sem falar nas vigas, que são de extrema importância para a sustentação da obra.
Além disso, elas conferem benefícios como o baixo custo e são compostas de ferro, um material durável e resistente, que fornece benefícios diversos para as mais distintas operações construtivas.
O Viga de ferro preço pode variar de acordo com o tamanho e outros fatores que são determinantes nesse aspecto. No entanto, o principal a ser levado em conta é sempre a qualidade do material, de modo que é importante buscar por produtos mais acessíveis desde que eles possam assegurar toda a funcionalidade e resistência.
Vale ressaltar que a instalação e o manejo dos itens que são aplicados nos canteiros de obras devem ser feitos sempre por profissionais devidamente qualificados e que utilizem os equipamentos de proteção necessários.