Espaços externos de apartamentos ou residências são comumente classificados e estruturados como áreas de lazer. Por esse motivo, é muito comum que elementos que contribuam com essa premissa sejam dispostos pelo local de acordo com as preferências e necessidades de cada proprietário, como jardins, churrasqueira, cadeiras e redes.
Todavia, para que de fato um espaço harmônico seja criado, além desses itens, é preciso que toda a estrutura seja bem planejada, inclusive em relação ao revestimento.
A opção de fechamento de varanda com vidro temperado é muito requisitada e nesse cenário, é interessante analisar que a instalação pode ocorrer de diferentes maneiras, como no sistema versatik, que se assemelha a uma grande janela e dispõe de duas lâminas centrais móveis e duas laterais fixas.
Já no sistema europeu, as folhas são alinhadas em somente um trilho e possibilitam uma abertura completa do vão, esse tipo de modelo pode ser adaptado com facilidade relativa nas mais variadas varandas.
Por mais que existam instalações distintas, de uma forma geral, é importante abordar que o vidro é um material capaz de atribuir diferentes benefícios para o ambiente, principalmente ao apresentar a resistência adequada, tais como:
- Harmonia;
- Aproveitamento da luz solar;
- Facilidade de limpeza;
- Sofisticação;
- Amplitude.
Dessa maneira, pode-se dizer que o vidro confere certa valorização ao ambiente. Ainda mais, o fechamento pode ser disposto no projeto antes da construção, ocorrer ao longo da obra ou, até mesmo, posteriormente. Tudo dependerá das condições do local, inclusive do tipo de uso que atenderá e as principais preferências do proprietário.
Para evitar prejuízos, principalmente devido ao desgaste precoce, é importante que as folhas de vidro sejam manuseadas e higienizadas com cautela.
Evitar o acúmulo de impurezas também pode ser uma opção decisiva para uma melhor conservação e, consequentemente, para potencializar a vida útil da instalação, que é considerável.
Nesse cenário, caso a instalação envolva um condomínio, naturalmente, os processos podem ser extremamente distintos.
Isso se deve ao fato de que é preciso ter conhecimento das regras determinadas pelo condomínio, assim como as normas que devem ser seguidas especificamente para o fechamento. É algo importante em diversos prédios por contribuir com a padronização da fachada.
Vantagens do espelho no ambiente
Um dos grandes benefícios do espelho nesse tipo de ambiente, além de potencializar a sofisticação e sensação de amplitude, é a utilidade.
Afinal, os espelhos vão além de itens decorativos e podem assumir diversas finalidades. No entanto, é preciso escolher com cautela o tipo a ser instalado, principalmente em relação à facilidade de manutenção, luminosidade e tipo de ambiente criado.
O espelho sob medida pode ser favorável para obter um espaço ainda mais personalizado na varanda, mas o excesso pode comprometer o conforto, o que só reforça a necessidade de planejar cautelosamente para escolher o modelo a ser colocado, tanto em relação ao dimensionamento, quando na moldura presente.
A restauração de pisos de madeira
O piso de madeira é uma das principais alternativas para diversos ambientes e não é diferente ao se tratar de varandas, porém, neste caso é preciso averiguar quais são as opções mais favoráveis para instalação.
Afinal, entre os modelos que podem ser encontrados, há opções compostas por madeira de reflorestamento e tropicais, completamente de madeira maciça e as que possuem somente aparência de madeira, que é o caso do piso laminado.
Para que o acabamento realmente seja satisfatório, ao selecioná-lo é preciso considerar quais são os benefícios oferecidos e nesse caso, é válido observar que grande parte dos pisos de madeira possibilitam a restauração, o que pode representar um custo-benefício considerável para evitar a substituição completa aos primeiros sinais de danos.
O primeiro passo para o procedimento consiste na aplicação da raspadora de tacos, em que lixas são utilizadas para efetuar o desengrosso do piso de madeira, que corresponde a um processo em que o piso é nivelado e a resina antiga é removida.
Em seguida, o polimento é efetuado para que seja viável alcançar a etapa final, em que resinas específicas são aplicadas para garantir o brilho e resistência. No entanto, também há possibilidades de receber o tratamento fosco.
Para que essa e os outros produtos abordados ao longo do texto sejam de fato uma escolha favorável para a varanda, é importante ter orientação profissional a respeito das melhores possibilidades a serem exploradas, principalmente em relação ao custo-benefício que pode ser obtido.
Dessa forma, será possível evitar grandes prejuízos e garantir um ambiente funcional e harmônico.