A urban jungle, ou floresta urbana, é uma nova tendência de design de interiores, pois agrega plantas de casas na decoração do imóvel, isto é, aproximando natureza dos moradores de cidade grande.
A decoração pode ser como paredes verdes e até árvores frutíferas em vasinhos seja no chão ou em prateleiras. Esse estilo também pode ser aderido em talheres, forros e tecidos temáticos.
Antes de aderir ao movimento, o certo é realizar um planejamento de como a casa receberá o urban jungle.
Para isso é preciso verificar as condições do local para ver a compatibilidade com as opções de plantas residenciais que serão colocadas.
Assim, é preciso verificar os seguintes pontos (a princípio):
-
Local arejado;
-
Iluminação;
-
Espécie de planta certas;
-
Clima da residência;
-
Manutenção das plantas.
É imprescindível saber qual espécie é a mais indicada para o cultivo e compor a sua própria floresta, pois segundo especialistas em urban jungle, o ideal é ter uma planta em cada canto da casa.
Exemplo, às áreas externas, as plantas precisam se adequar ao ambiente ensolarado e seco, já nos internos as plantas devem ser aquelas que não sentem tanta falta de luz ou água.
Uma espécie que se pode cultivar é a planta carnívora, mas ao aderi-la é necessário deixá-la próxima às janelas e regá-las todos os dias, pois elas precisam muito de água e fazer sua manutenção corretamente.
Falando em manutenção, os cuidados com as plantas devem ser constante. Tenha atenção na hora de escolher como a área verde, a urban jungle será acoplada na casa e em quais lugares.
Os jardins verticais já vêm com sistemas de irrigação integrada o que diminui o trabalho. No geral, as pessoas que optam por esse estilo gostam da parte de cuidar das plantas.
Saiba mais sobre o jardim vertical
Tanto o urban jungle como o jardim vertical defendem um contato maior com a natureza durante o cotidiano, não importando o meio.
Assim, pode ser feito com vasos na varanda ou por meio de um painel instalado em uma outra parte da casa.
Para ter um bom cultivo no jardim vertical é essencial que o lugar seja arejado e com boa iluminação.
Um detalhe importante sobre o urban jungle é que não se atém somente ao verde e flores, mas pode aplicar o estilo aderindo cores, um visual que o verde predomina, trazendo um ar aconchegante e tranquilo.
A floresta urbana pode ser aderida com plantas de casas modernas sem problema algum, pois elas combinam.
Um exemplo, são os apartamentos que sempre vêm com varandas, esses locais têm bastante iluminação natural, tornando um lugar propício para cultivar um urban jungle, assim, criando um refúgio verde dentro da cidade e do seu lar.
O jardim vertical é um estilo que pode ser facilmente instalado em qualquer lugar ou espaço da residência sem ocupar espaço.
Mas a planta de sobrado, casa ou apartamento deve estar de acordo com o perfil e gosto do morador, essa é a única regra.
Há algumas formas de inserir a natureza nos cômodos, seja por meio de texturas, cores, móveis e diversos itens.
Na cozinha, por exemplo, uma dica de verde é plantar uma horta de temperos, pois assim terá temperos frescos, sem produtos agrotóxicos e ainda economiza dinheiro, pois não precisa ir ao mercado para comprar. As hortas suspensas, além de úteis, agrega beleza ao ambiente.
Atente-se ao banheiro, pois muitas espécies de plantas não suportam a umidade feita por este ambiente. Lembre-se de priorizar a harmonia do verde com o restante da decoração do ambiente.
A escolha do estilo, seja contemporâneo ou rústico, dependerá do desenho da área verde ou das espécies escolhidas. Para não ter erros, o ideal é contratar um profissional para montar o jardim vertical.
Veja algumas dicas de verde
Ao escolher aderir o estilo o urban jungle pode-se apostar no paisagismo, com várias plantas vivas ou até em uma decoração temática que pode conter poucas ou nenhuma planta. Veja algumas sugestões para deixar sua casa dentro desse estilo.
A primeira delas, e mais óbvia, é investir em muitas plantas em que possa destacar folhagens e não as flores. Claro que pode ter pétalas/ flores, mas elas entram dentro do conceito como um toque de cor, as folhas que são as verdadeiras protagonistas. Para quem não tem uma certa habilidade com as plantas, podem aderir espécies mais resistentes como cactos e suculentas.
Optar por estampas que tenham folhas também é outra sugestão que cabe dentro do estilo. Ou seja, pode-se ter jogos de louças com essa temática, ter peças de bambu ou rattan que dão um toque rústico de floresta.
As folhas podem estar delineadas e espalhadas pelos itens do dia a dia: almofadas, papéis de parede, entre outros e o que a criatividade permitir.
A última dica são as cores e complementos, usar fotos ampliadas como quadro, almofadas com o mesmo estilo de estampa, materiais naturais e mais rústicos lembrando a floresta, tecidos como linho e cores primárias (amarelo e azul), além do verde, compõe perfeitamente o estilo de urban jungle.