Assim como o ferro e outros materiais o alumínio é uma matéria-prima muito usada na construção civil. Inclusive, de acordo com especialistas da área esse produto é um dos mais rentáveis no mercado mundial. Mas, quais são as possíveis aplicações do produto?
Acredite, a versatilidade desse elemento é grande e ele pode estar aonde você menos imagina. Desde a construção de estruturas até a Calha de alumínio, o material tem muitas variações.
Além disso, há outras características que tornam esse recurso atrativo para o cenário da construção civil. A resistência e durabilidade do produto são exemplos que tornam essa matéria-prima cada vez mais conhecida entre as preferências dos projetistas. Quer saber o motivo desse produto ser vantajoso para a construção civil? Continue lendo este artigo e descubra em quais locais é possível utilizar o alumínio!
Alumínio x uso na construção civil
Todo projeto residencial ou comercial precisa de elementos para captar as águas da chuva e, assim, evitar problemas de infiltração.
Uma das aplicações deste recurso é justamente para um item que cumpre essa função dentro de um projeto: as calhas. Basicamente, a calha é uma estrutura que se encaixa nos telhados residenciais e tem como função captar a água pluvial e desviar essa água das paredes e da edificação.
Há vários tipos de calha, mas a Calha de alumínio é um material que se destaca. Geralmente, essa estrutura pode ser incorporada a materiais como o aço galvanizado e a ideia é vedar a edificação para evitar problemas como:
- Vazamento de água no telhado;
- Infiltração da chuva na edificação;
- Desgaste da pintura residencial;
- Apodrecimento de materiais de construção.
Mas, quais as vantagens da Calha de alumínio dentro da construção? Além do design sofisticado e da harmonia no acabamento, esse tipo de material é muito resistente e não enferruja.
Ou seja, há um custo-benefício a longo prazo quando esse tipo de calha faz parte da construção. Outra característica interessante é que esse material pode ser encontrado em cores variadas.
Pintura em alumínio
Ao citar a variedade de cores dessa matéria-prima, não tem como esquecer a Pintura em alumínio. Diferente de materiais como a madeira, esse produto não tem poros – o que facilita o acabamento com várias tintas.
Embora não exista nenhuma tinta específica para alumínio, essa técnica ajuda a manter esse material com um acabamento sofisticado. Na prática esse processo ocorre em algumas fases que vão desde a preparação da superfície até a Pintura em alumínio e a retirada de excessos.
Atenção: se o ambiente for aberto, a tinta usada precisa ser a base de látex para o material não dilatar. Em ambientes fechados, o ideal é usar uma tinta esmaltada à base de óleo.
Anodização em alumínio
Assim como a pintura, o processo de anodização é uma forma de melhorar o acabamento deste produto. A ideia da Anodização em alumínio é envolver a matéria com uma camada antioxidante que impede que esse material enferruje ou fique desgastado em suas aplicações.
Esse processo é muito utilizado para aplicar esse material com finalidades decorativas na construção civil ou até mesmo menos processos industriais.
Na prática, esse processo traz muito benefícios para esse material, como:
- Maior durabilidade do material;
- Mais resistência a desgaste;
- Maior qualidade do revestimento.
Alumínio: versatilidade e aplicações
No ramo da construção civil e da indústria, todos esses processos anteriores só aumentam a versatilidade de aplicação desse material. Produtos como portão de aluminio e portas são comuns e muito buscados dentro dos projetos, principalmente pela qualidade da decoração e do revestimento.
Além disto, há outras aplicações que incluem esse material, como:
- Revestimento de fachadas;
- Esquadrias;
- Andaimes de construção civil;
- Sustentação de estruturas para cobertura de telhado.
Isso sem contar em ferramentas de construção civil e utensílios que são essenciais na rotina de uma obra. Um exemplo é a escada de aluminio.
Agora que você conhece um pouco mais dessas aplicações, aderir o uso desse material pode ser algo novo para seu projeto. Além da estética, da resistência e da versatilidade, esse tipo de material de construção é sustentável e pode ser reutilizado. Ou seja, vale a pena investir nesse produto para a construção de estruturas, acabamentos ou outras finalidades dentro de um projeto.
Gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos sobre casa e construção!