Uma construção e reforma tem diversos pontos e fases, e uma das mais importantes é quando se instala os chamados revestimentos. Os revestimentos são de suma importância para o acabamento da obra, pois estão intrinsecamente relacionados à decoração da casa.
E por ser extremamente importante, existe uma grande gama de opções que varia muito. E por isso, há muitas possibilidades dentro desse mundo, gerando uma dificuldade na escolha dos revestimentos adequados.
Os revestimentos mais comuns são os chamados revestimentos de paredes e revestimentos de chão, em que podemos destacar os chamados pisos de madeira ou assoalho de madeira, o piso laminado e outros. Já, dentre os revestimentos de parede, destacam-se os azulejos e os papéis de parede.
Este artigo abordará alguns tipos de revestimentos de chão e de parede, apontando seus tipos e modelos para que sua obra tenha sucesso.
Revestimentos para parede
Há muitos modelos de revestimento para paredes que vão desde a pintura epóxi, até outros disponíveis no mercado. Falaremos sobre alguns tipos mais comuns presentes no mercado de revestimentos de parede.
Ladrilhos hidráulicos
Esse ladrilho foi resgatado e se tornou uma grande tendência no mundo da decoração, principalmente em banheiros e cozinhas. A principal característica desse ladrilho são os desenhos e os ornamentos que podem ser variados.
São indicados para pessoas que têm um estilo mais retrô e vintage.
Os ladrilhos são usados na cozinha, próximos às bancadas e à pia, porém, podem ser usados nas varandas e banheiros. É muito comum usar esses ladrilhos em combinação com piso madeira laminado.
Porcelanato
O porcelanato é um tipo de revestimento tanto para parede como para chão e se destaca por seu alto nível de resistência e a sua facilidade no assento. Ele tem grande brilho e é um dos mais resistentes a mancha disponíveis no mercado.
Ele possui texturas que imitam a madeira e também a pedra, tornando-se em uma escolha mais barata que a aplicação do assoalho de madeira original que precisa de manutenção como raspagem de tacos periodicamente.
Talvez seja o revestimento que tenha o melhor custo-benefício do mercado atualmente.
Pastilhas
As pastilhas são revestimentos delicados e que possuem uma estética muito agradável. Possuem diversos modelos de matérias-primas disponíveis. São usadas em larga escala em banheiros e cozinhas. As pastilhas são um revestimento que permitem uma boa integração entre decoração e o ambiente.
Revestimentos de chão
Um dos revestimentos mais usados além do porcelanato para o chão é o piso laminado e também o piso vinílico em placa.
O piso laminado é um tipo de piso constituído de lâminas de madeira, que possuem comprimentos diversos. É um tipo de piso flutuante, isto é, ele não é colocado no contrapiso, mas sim, instalado sobre uma manta.
É uma solução mais tecnológica que o piso de madeira de lei, também chamado de assoalho de madeira.
Composição do piso laminado
O piso laminado é composto por quatro diferentes partes e essas partes dão ao piso suas características principais:
- Balanço;
- Substrato;
- Lamina decorativa;
- Overlay.
O balanço é a parte mais inferior do piso e ajuda na estabilização e nivelamento, além de proteger o produto da umidade. É composto quase sempre por material sintético.
O substrato é uma outra lâmina composta por compensado de alta densidade, e ajuda na resistência contra impactos, e também é onde contém os encaixes de uma régua com a outra.
A lamina decorativa é onde vai a lâmina de celulose que contém a estampa do piso, de modo que pode ser impresso e também com filme de madeira, de modo que a linha do piso seja escolhida.
Overlay é a película sobre a lâmina decorativa com altos níveis de resistência, principalmente a abrasão. Por isso que o laminado é um dos pisos mais resistentes. Estando junto com ele podemos citar também a aplicação de epóxi.
Por causa dessa sua característica, os pisos laminados são usados em diversos ambientes e se tornam um dos mais usados ao redor do mundo, principalmente em residências e comércios,. Podemos citar os pisos laminados de madeira e os de alto tráfego.
Dessa forma, entendemos que os revestimentos são importantes. O mundo da construção sempre está lançando novos produtos que atendam novas demandas, principalmente relacionados à sustentabilidade e ao preço. Por causa disso, tendo esses pisos em mente, já é possível fazer um bom projeto.