O telhado é um material da construção que fica totalmente exposto ao sol, chuva e sujeiras. Tudo isso interfere em um desgaste diário, no qual é preciso encontrar o produto ideal para que não haja problemas futuros.
O processo da procura do telhado é importante até mesmo para manter o teto, assim como a estrutura da sua residência saudável e com uma durabilidade maior.
Estrutura
Antes de iniciar a colocação do material, é preciso pensar na estrutura metálica para telhado, ou seja, é preciso que ele esteja em uma estrutura anti-impacto, normalmente sobre vigas em formato de tesoura.
Essas vigas precisam suportar outra estrutura conhecida de “terças”, que possuem o formato de U. Elas se mantêm distantes e serve para suportar as telhas.
Ter uma estrutura metálica pode trazer algumas vantagens para o seu projeto, como:
-
Possui um custo aceitável;
-
Tem uma montagem fácil e rápida;
-
O material é leve e seguro;
-
Pode ser montado e desmontado;
-
Pode ser mudado esteticamente.
As coberturas com estruturas metálicas geralmente são utilizadas para ambientes grandes como galpões, quadras, garagens e até oficinas.
Mantas para telhado
Durante a projeção de uma construção é possível lembrar de dois itens, conforto térmico e prevenção de infiltrações.
Para garantir que esses itens estejam sobre controle, geralmente é utilizado a manta para telhado. Isso porque ela atende a necessidade do ambiente oferecendo alguns benefícios.
Confira abaixo os tipos de manta e os benefícios de adotá-las para a sua casa:
1. Manta impermeabilizante
Esse material tem como função garantir a segurança contra goteiras e infiltrações. Mesmo sendo exposto ao sol, vento e chuva constantes ele continua contribuindo para a vedação e evitando qualquer tipo de falha ou problema estrutural.
2. Manta asfáltica
Como o nome já diz, esse modelo é feito com uma base de asfalto e possui um material de polímeros elástico e alumínio.
Esse modelo geralmente é usado em ambiente que fica exposto a fortes temperaturas, assim garante uma proteção contra raios solares que ajuda com a normalização da temperatura.
Além desses modelos de isolante térmico para telhado, é possível encontrar outros nove tipos de mantas. Antes de escolher a sua, vale a pena pesquisar e verificar com um especialista.
Telhado branco
As coberturas costumam absorver até 75% do calor externo, já as telhas claras costumam refletir até 90%.
Os mais utilizados são os modelos escuros, porém eles costumam refletir somente 15% da luz solar.
Assim, a telha branca traz um desempenho térmico que ajuda a proporcionar uma temperatura ambiente, visando a claridade do local.
Telha fibrocimento
O fibrocimento é um produto que veio para o mercado para ser substituído pela telha de amianto.
Isso porque foi descoberto que o amianto é um material utilizado para telhas onduladas, mas que possui uma grande quantidade tóxica, fazendo mal para a saúde.
A vantagem que garante a venda desse material é que ele possui fibras que mantém o peso da telha, ajudando a reduzir os ruídos e exige que não seja usado diversos pilares.
Esse material possui alta resistência a temperaturas quentes e frias, é bastante flexível e resiste e bactérias e ácidos.
Para quem não conhece o produto é importante lembrar que ele é incombustível.
Telha transparente
Já a telha transparente ou translúcida é uma opção muito utilizada no mercado. Ela é feita por um material que permite 100% da entrada de luz natural no local em que for aplicada.
Ela é recomendada para ambientes escuros, assim, ajudando na visibilidade do local sem a necessidade de iluminação, fosso ou lajes. Isso faz com que essa opção traga uma ótima relação de custo-benefício, inclusive, por conta da redução na conta elétrica.
Apesar de apresentarem características semelhantes, existem algumas diferenças que valem ser destacadas entre a telha transparente e a translúcida.
O primeiro modelo tem um nível de transparência maior. O segundo também pode ser utilizado para permitir a entrada natural da luz solar no ambiente. Porém, ela possui uma camada fosca, mostrando somente 65% da luz natural, conseguindo deixar o ambiente agradável.
Também é possível encontrar o tipo leitoso, ela é um pouco diferente da translúcida, intercalando entre o fosco e o transparente.
Geralmente, ela é encontrada em cores como verde, azul ou amarelo. Os engenheiros e designers costumam buscar formas de trazer luz natural ao ambiente ajudando a eficiência energética, é necessário procurar entender melhor cada tipo de telha pode te trazer economia e sustentabilidade.